.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

domingo, 22 de novembro de 2020

O QUE CHEGA A DEUS É O QUE VEM DO CORAÇÃO-Olivia Coutinho

 

REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA - 23/11/20 - Lc 21,1-4

O QUE CHEGA A DEUS É O QUE VEM DO CORAÇÃO! 

SEGUNDA-FERA DA 34º SEMANA DO TEMPO COMUM

Reflexão de Olivia Coutinho 

Caros irmãos e irmãs em Cristo!
Para Deus, nossas práticas exteriores, só tem sentido, se elas  expressarem a vontade do nosso coração, do contrário, são falsidades... 
No evangelho que a liturgia de hoje nos convida a refletir, o testemunho de uma pobre viúva, vem nos mostrar, que a generosidade de uma pessoa, não está no quanto ela doa, e sim, no seu espírito de partilha!
Uma doação, só tem valor para Deus, se ela for de coração. Foi o que Jesus constatou no templo: enquanto que os ricos depositavam altas quantias no cofre das ofertas do templo, uma viúva, fez uma doação de coração, ou seja, depositou tudo o que ela possuía para a sua sobrevivência, apenas duas moedas. Para Jesus, essa viúva, doou muito mais do que os ricos, estes, doavam o que lhes sobravam e ela, tudo o que tinha! Os ricos faziam questão de se mostrarem generosos, enquanto que ela, fez questão de colocar a sua oferta discretamente, sem que ninguém visse. 
O olhar de Jesus ultrapassa as aparências, vai além do visual humano, Ele vê o interior das pessoas, conhece a sua  intensão. Só Jesus percebe, o gesto abnegado daquela pobre mulher. Com um gesto de amor, concretizado na partilha, ela deixa transparecer a generosidade do seu coração, nos dando um grande exemplo de desapego.  Ao doar tudo o que possuía, ela demonstrou uma total confiança na providência divina.
O exemplo desta viúva, em contraposição com as atitudes dos doutores da lei, caiu como uma luva para que Jesus pudesse alertar os discípulos e hoje a nós, sobre o perigo de vivermos de aparência, de mostrar o que não somos interiormente. 
Estejamos certos: podemos enganar as pessoas falando maravilhosamente de Deus, ajoelhando com os olhos fechados diante a mesa da Eucaristia, mas a Deus ninguém engana Ele nos conhece do avesso.
É importante estarmos atentos quanto ao risco que corremos de nos deixar levar por uma religiosidade externa de aparência, uma religiosidade  que não nos leva ao comprometimento com o projeto de Deus,  por não estar vinculada ao coração que é a fonte de onde brotam as nossas boas ações. 
O que agrada verdadeiramente a Deus é o que vem do coração, o que fazemos só para sermos vistos e elogiado pelas pessoas, não ficam registrados no coração de Deus. 
A narrativa nos sugere um questionamento: Existe coerência entre o que falamos e o que vivemos? Estamos dispostos a partilhar o que somos e o que temos?

 

QUE DEUS ABENÇOE A TODOS!

FIQUEM NA PAZ DE JESUS!

 

Reflexão de Olivia Coutinho

 

 

2 comentários:

  1. DEUS te abençoe e te ilumine. Obrigado pela reflexão.
    Santa Maria, Rio Grande do Sul.

    ResponderExcluir
  2. Eu, Jair Ferreira da Cidade de Cruz das Almas, na Bahia da Diocese Nossa Senhora do Bom Sucesso, leio e reflito sobre as leituras diária dessa equipe(José Salviano, Helena Serpa, Olívia Coutinho, Dehoniamos, Jorge Lorente, Vera Lúcia, Maria de Lourdes Cury Macedo, Adélio Francisco) colocando em prática no meu dia-dia, obrigado a todos que doaram um pouco do seu tempo para evangelizar, catequizar e edificar o reino de Deus, que o Senhor Jesus Cristo e Nossa Mãe Maria Santíssima continue iluminando a todos. Abraços fraternos.

    ResponderExcluir