.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 10 de novembro de 2020

-Quem quiser salvar a sua vida irá perdê-la-José Salviano

 

13 de Novembro de 2020

 

Evangelho Lc 17,26-37


 

Evangelho

E, como aconteceu nos dias de Noé, assim será também nos dias do Filho do homem.
Comiam, bebiam, casavam, e davam-se em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca, e veio o dilúvio, e os consumiu a todos.
Como também da mesma maneira aconteceu nos dias de Ló: Comiam, bebiam, compravam, vendiam, plantavam e edificavam;
Mas no dia em que Ló saiu de Sodoma choveu do céu fogo e enxofre, e os consumiu a todos.
Assim será no dia em que o Filho do homem se há de manifestar.
Naquele dia, quem estiver no telhado, tendo as suas alfaias em casa, não desça a tomá-las; e, da mesma sorte, o que estiver no campo não volte para trás.
Lembrai-vos da mulher de Ló.
Qualquer que procurar salvar a sua vida, perdê-la-á, e qualquer que a perder, salvá-la-á.
Digo-vos que naquela noite estarão dois numa cama; um será tomado, e outro será deixado.
Duas estarão juntas, moendo; uma será tomada, e outra será deixada.
Dois estarão no campo; um será tomado, e o outro será deixado.
E, respondendo, disseram-lhe: Onde, Senhor? E ele lhes disse: Onde estiver o corpo, aí se ajuntarão as águias.

Reflexão

Jesus, neste Evangelho descreve a terrível cena do fim dos tempos, e a chegada  do Filho de Deus. É uma cena parecida com um terremoto, com o desabamento do seu prédio ou um incêndio que está destruindo a sua casa. Você sente um impulso para entrar lá e pegar seu dinheiro, suas coisas mais importantes, porém o bombeiro grita para você não entrar,  pois se fizer isso com certeza irá morrer.

Você quis salvar suas coisas mais importantes, quis salvar a sua vida, (seus  pertences)  e se tentasse fazer isso iria perdê-la!

Qualquer que procurar salvar a sua vida, perdê-la-á, e qualquer que a perder, salvá-la-á.

O que  Jesus está nos dizendo é que até podemos aproveitar esta vida com a devida moderação,  sem aqueles excessos que nos fazem mal ao corpo. Porém, o que não  devemos  fazer é nos esquecer de nossa salvação eterna. Não devemos nos esquecer do futuro da nossa alma.

Tem gente por aí que só pensa no dinheiro, no lucro, no poder terreno, e em outras coisas que fazem parte desta vida passageira. Tem gente que não cuida da saúde, não faz exercícios, come errado (comida industrializada, sal refinado em excesso, açúcar, doces, etc.) e depois reclama quando chegam as doenças. 

E aí, o tratamento ainda é o pior.  Pois tem os efeitos colaterais para  a pessoa continuar doente.

Nós precisamos, sim, cuidar da saúde do nosso corpo.  E isso deve vir acompanhado dos devidos cuidados com a saúde da nossa alma, da nossa espiritualidade, tendo em vista  alcançar a vida eterna!

Queridas irmãs, e irmãos. Vamos ser virtuosos.  Vamos desenvolver hábitos bons, treinar a nossa vontade para fazer sempre o bem. Pois o fim de uma vida virtuosa é tornar-se semelhante a Deus. Isso não é maravilhoso?

 

As virtudes humanas são perfeições habituais e estáveis da inteligência e da vontade, que regulam os nossos atos, ordenam as nossas paixões e guiam a nossa conduta segundo a razão e a fé. Adquiridas e reforçadas por atos moralmente bons e repetidos, são purificadas e elevadas pela graça divina.

Viu só? Uma vida virtuosa é como uma bola de neve. Pois quanto mais virtuosos nós somos, mais teremos as graças de Deus, e isso nos deixa mais animados a praticar o bem,   e a viver só para Deus e para o irmão.

Não se trata de vivermos enclausurados .Não é exatamente isso que Deus quer de nós. Devemos viver no mundo e com o mundo, sem fugir  da  realidade,  pelo contrário, enfrentando-a com a força  que nos vem do Pai. Mais é preciso que nós busquemos esta força  as 24 horas do dia.  E se somos virtuosos, teremos esta força a nossa disposição, para o que der e vier. Amém?

 

Tenha um santo dia. José Salviano.

 



Um comentário:

  1. Eu, Jair Ferreira da Cidade de Cruz das Almas, na Bahia da Diocese Nossa Senhora do Bom Sucesso, leio e reflito sobre as leituras diária dessa equipe(José Salviano, Helena Serpa, Olívia Coutinho, Dehoniamos, Jorge Lorente, Vera Lúcia, Maria de Lourdes Cury Macedo, Adélio Francisco) colocando em prática no meu dia-dia, obrigado a todos que doaram um pouco do seu tempo para evangelizar, catequizar e edificar o reino de Deus, que o Senhor Jesus Cristo e Nossa Mãe Maria Santíssima continue iluminando a todos. Abraços fraternos.

    ResponderExcluir