.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

sexta-feira, 6 de novembro de 2020

FICAI VIGIANDO, POIS NÃO SABEIS QUAL SERÁ O DIA, NEM A HORA-Olivia Coutinho

 REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA - 08/11/20 - Mt 25,1-13


32º DOMINGO DO TEMPO COMUM

 “FICAI VIGIANDO, POIS NÃO SABEIS QUAL SERÁ O DIA, NEM A HORA.”

Reflexão de Olivia Coutinho

 Caros irmãos e irmãs em Cristo!

A palavra de Deus, que chega até a nós, no evangelho de hoje, lembra-nos, através de uma parábola, que a sua segunda vinda, pode acontecer a qualquer momento, daí, a importância de estarmos sempre atentos, vigilantes...
A parábola começa dizendo,  que dez jovens foram com suas lamparinas, esperar o noivo para a festa nupcial. Cinco delas, eram imprevidentes, isto é, não levaram óleo de reserva, já, as outras cinco, eram previdentes, essas, se precaveram, levaram óleo de reserva. Como aconteceu um atraso muito grande do noivo, que só chegou no meio da noite, as lamparinas das cinco jovens imprevidentes apagaram e elas tiveram que sair às pressas para comprar óleo. Aconteceu que, enquanto elas foram comprar o óleo, o noivo chegou e elas não puderam entrar para a festa, pois ao chegarem, a porta de entrada já estava fechada. Esta parábola, rica em detalhes, vem nos alertar sobre a importância de estarmos numa constante vigilância, pois não sabemos a que hora e dia, o Senhor virá nos buscar. Devemos estar sempre atentos, preparados, pois a qualquer momento, podemos ser surpreendidos com o chamado do Senhor, um chamado a participarmos da festa de núpcias, uma festa preparada pelo o Pai! Estar preparado, não significa estar parado, preocupado e sim, estar ocupado, fazendo o bem, dando a Deus, a nossa resposta de amor...
Para entendermos melhor o sentido desta parábola, é bom tomarmos conhecimento  de como era o  rito das festas de casamentos na cultura dos judeus. As festas de núpcias, eram muito bem preparadas e de longa duração. As cerimonias aconteciam no mesmo local da festa. Ao contrário da nossa cultura, era a noiva que ficava esperando pelo o noivo que chegava de forma festiva, sendo recebido por um grupo de jovens, que muito bem vestidas, aguardavam-no, do lado de fora com suas lamparinas acesas. Elas tinham que esperar pelo o noivo com suas lamparinas acesas, pois não dava tempo de acendê-las no momento da sua chegada, tudo era muito rápido na portaria, a festa mesmo, acontecia dentro do recinto. Certamente, era um acontecimento muito bonito, o noivo, indo ao encontro da noiva ladeado de belas jovens com suas lamparinas acesas.
As jovens imprevidentes, ou seja, as que não levaram óleo de reserva, que não se precaveram quanto a um possível atraso do noivo, ficaram de fora da grande festa, simbolizando os desatentos, os que só querem curtir o momento presente sem se preparar para a vida futura, os que não se abastecem do óleo da fé!

O sentido desta parábola, é reforçar o convite à prontidão. As jovens, somos nós, o povo, uns previdentes outros imprevidentes, o noivo é Jesus, o casamento, ou seja, o evento, simboliza a sua segunda vinda que pode demorar para uns e ser rápida para outros.
No Batismo, recebemos o Espírito Santo, Luz, que é mantida acesa em nós, pelo o óleo da fé. Este óleo, não se empresta, ele é individual, processado no coração de cada um, só saindo de nós, através de nossas ações. Se nos faltar este óleo, nossas “lamparinas” se apagarão, e ficaremos de fora da grande festa, o encontro definitivo com o Pai...
No finalzinho do evangelho, Jesus reforça o alerta: “Portanto, ficai vigiando, pois não sabeis qual será o dia, nem a hora...”

O céu, é todo em luz, nele, não há “lamparinas’ apagadas...

QUE DEUS ABENÇOE A TODOS!

FIQUEM NA PAZ DE JESUS!
Reflexão de Olivia Coutinho 

10 comentários:

  1. Olivia, você é um pedacinho do Céu, sempre trazendo Luz por meio de suas reflexões. Assim como todos deste Abençoado Blog. Obrigada querida! Sinta-se abraçada por minha oração e agradecimento. Você Ilumina.

    ResponderExcluir
  2. Belíssima reflexão...Deus abencoe!

    ResponderExcluir
  3. Também gosto muito das suas reflexões, sobre a liturgia dominical. Sou mensageira numa pequena comunidade eclesial de base, e busco inspiração para as minhas homilias. Deus te
    abençoe!

    ResponderExcluir
  4. Eu, Jair Ferreira da Cidade de Cruz das Almas, na Bahia da Diocese Nossa Senhora do Bom Sucesso, leio e reflito sobre as leituras diária dessa equipe(José Salviano, Helena Serpa, Olívia Coutinho, Dehoniamos, Jorge Lorente, Vera Lúcia, Maria de Lourdes Cury Macedo, Adélio Francisco) colocando em prática no meu dia-dia, obrigado a todos que doaram um pouco do seu tempo para evangelizar, catequizar e edificar o reino de Deus, que o Senhor Jesus Cristo e Nossa Mãe Maria Santíssima continue iluminando a todos. Abraços fraternos.

    ResponderExcluir
  5. Gosto muito das suas reflexões, busco sempre inspiração para dividir com os membros da minha comunidade

    ResponderExcluir