32º Domingo do Tempo Comum - Ano A
8 Novembro 2020
Ano A
32º DOMINGO DO TEMPO COMUM
Tema do 32º Domingo do Tempo Comum
A liturgia do 32º Domingo do Tempo Comum
convida-nos à vigilância. Recorda-nos que a segunda vinda do Senhor Jesus está
no horizonte final da história humana; devemos, portanto, caminhar pela vida
sempre atentos ao Senhor que vem e com o coração preparado para o acolher.
Na segunda leitura, Paulo garante aos cristãos de Tessalónica que Cristo virá
de novo para concluir a história humana e para inaugurar a realidade do mundo
definitivo; todo aquele que tiver aderido a Jesus e se tiver identificado com
Ele irá ao encontro do Senhor e permanecerá com Ele para sempre.
O Evangelho lembra-nos que "estar preparado" para acolher o Senhor
que vem significa viver dia a dia na fidelidade aos ensinamentos de Jesus e
comprometidos com os valores do Reino. Com o exemplo das cinco jovens
"insensatas" que não levaram azeite suficiente para manter as suas
lâmpadas acesas enquanto esperavam a chegada do noivo, avisa-nos que só os
valores do Evangelho nos asseguram a participação no banquete do Reino.
A primeira leitura apresenta-nos a "sabedoria", dom gratuito e
incondicional de Deus para o homem. É um caso paradigmático da forma como Deus
se preocupa com a felicidade do homem e põe à disposição dos seus filhos a
fonte de onde jorra a vida definitiva. Ao homem resta estar atento, vigilante e
disponível para acolher, em cada instante, a vida e a salvação que Deus lhe
oferece.
LEITURA I - Sab 6,12-16
Leitura do Livro da Sabedoria
A Sabedoria é luminosa e o seu brilho é
inalterável;
deixa-se ver facilmente àqueles que a amam
e faz-se encontrar aos que a procuram.
Antecipa-se e dá-se a conhecer aos que a desejam.
Quem a busca desde a aurora não se fatigará,
porque há-de encontrá-la já sentada à sua porta.
Meditar sobre ela é prudência consumada,
e quem lhe consagra as vigílias depressa ficará sem cuidados.
Procura por toda a parte os que são dignos dela:
aparece-lhes nos caminhos, cheia de benevolência,
e vem ao seu encontro em todos os seus pensamentos.
AMBIENTE
O "Livro da Sabedoria" é o
mais recente de todos os livros do Antigo Testamento (aparece durante a
primeira metade do séc. I a.C.). O seu autor - um judeu de língua grega,
provavelmente nascido e educado na Diáspora (Alexandria?) - exprimindo-se em
termos e concepções do mundo helénico, faz o elogio da "sabedoria"
israelita, traça o quadro da sorte que espera o justo e o ímpio no mais-além e
descreve (com exemplos tirados da história do Êxodo) as sortes diversas que
tiveram os pagãos (idólatras) e os hebreus (fiéis a Jahwéh). O seu objectivo é
duplo: dirigindo-se aos seus compatriotas judeus (mergulhados no paganismo, na
idolatria, na imoralidade), convida-os a redescobrirem a fé dos pais e os
valores judaicos; dirigindo-se aos pagãos, convida-os a constatar o absurdo da
idolatria e a aderir a Jahwéh, o verdadeiro e único Deus... Para uns e para
outros, só Jahwéh garante a verdadeira "sabedoria" e a verdadeira
felicidade.
O texto que nos é proposto pertence à segunda parte do livro (cf. Sab
6,1-9,18). Aí, o autor do livro coloca na boca do rei Salomão (embora o nome do
rei nunca seja referido explicitamente) o "elogio da sabedoria".
Dirigindo-se aos outros reis, Salomão convida-os a acolher a
"sabedoria" (cf. Sab 6,11), pois ela é bela, inalterável e garante a
imortalidade e o reinado eterno.
O que é esta "sabedoria" de que aqui se fala? A "sabedoria"
é a arte de bem viver, de ser feliz. Consta de um conjunto de princípios
práticos, de normas de comportamento deduzidas da reflexão e da experiência,
destinadas a orientar o homem sobre a forma de conduzir-se na vida do dia a dia.
O objectivo dessas normas é proporcionar ao homem uma vida harmoniosa,
equilibrada, ordenada, cheia de êxitos.
No entanto, a reflexão israelita acabou por identificar a "sabedoria"
com a Torah (Lei de Deus). Ser "sábio" é - para a reflexão judaica da
época em que o "Livro da Sabedoria" apareceu - cumprir integralmente
os mandamentos da Lei. Na "sabedoria"/Torah, revelada por Jahwéh,
está o caminho para ter êxito, para ultrapassar os obstáculos que a vida traz e
para ser feliz.
É neste contexto que devemos entender este convite à "sabedoria".
MENSAGEM
A "sabedoria" não é, na
perspectiva do autor do texto, algo de misterioso, e de oculto, que o homem tem
dificuldade em encontrar... Ela brilha com brilho inalterável e atraente, que
prende o olhar de quem a procura. Não é preciso correr atrás dela, com cuidado
e fadiga, trilhando caminhos difíceis ou procurando em lugares recônditos e
sombrios... Basta sentir interesse por ela, amá-la, desejá-la, que ela
imediatamente se fará presente, oferecendo a vida e a felicidade a todos os que
anseiam por ela. Quem ama a "sabedoria" facilmente
"tropeça" nela, nas circunstâncias mais comuns da vida do dia a dia:
à porta da casa, nos caminhos e até na intimidade dos próprios pensamentos...
Para que a "sabedoria" ilumine a vida do homem, só é preciso
disponibilidade para a acolher.
ACTUALIZAÇÃO
A reflexão pode partir dos seguintes
dados:
• A "sabedoria" de que o autor
da primeira leitura fala é um dom de Deus para que o homem saiba conduzir a sua
vida ao encontro da verdadeira vida e da verdadeira felicidade. Deus não é um
adversário do homem, com ciúmes do homem, preocupado em impedir a felicidade e
a realização do homem; mas é um Deus cheio de amor, preocupado em proporcionar
ao homem todas as possibilidades de ser feliz e de se realizar plenamente. A
nossa leitura convida-nos a ver em Deus esse Pai cheio de amor, preocupado com
a felicidade dos seus filhos, sempre disposto a oferecer-lhes os seus dons e a
conduzi-los para a vida e para a salvação; e convida-nos a uma atenção
contínua, a fim de detectarmos e acolhermos esses dons que, a cada instante,
Deus nos oferece.
• O que é decisivo para que o homem
tenha acesso pleno aos dons de Deus é a sua disponibilidade para acolher e para
aceitar esses dons... Deus coloca os seus dons à disposição do homem, de forma
gratuita e incondicional; ao homem é pedido apenas que não se feche no seu
egoísmo e na sua auto-suficiência, mas abra o seu coração à graça que Deus lhe
oferece.
SALMO RESPONSORIAL - Salmo 62 (63)
Refrão: A minha alma tem sede de Vós,
meu Deus.
Senhor, sós o meu Deus: desde a aurora
Vos procuro.
A minha alma tem sede de Vós.
Por Vós suspiro,
como terra árida, sequiosa, sem água.
Quero contemplar-Vos no santuário,
para ver o vosso poder e a vossa glória.
A vossa graça vale mais que a vida;
por isso, os meus lábios
hão-de cantar-Vos louvores.
Assim Vos bendirei toda a minha vida
e em vosso louvor levantarei as mãos.
Serei saciado com saborosos manjares
e com vozes de júbilo Vos louvarei.
Quando no leito Vos recordo,
passo a noite a pensar em Vós.
Porque Vos tornastes o meu refúgio,
exulto à sombra das vossas asas.
LEITURA II - 1 Tes 4,13-18
Leitura da Primeira Epístola do apóstolo
São Paulo aos Tessalonicenses
Não queremos, irmãos, deixar-vos na
ignorância
a respeito dos defuntos,
para não vos contristardes como os outros,
que não têm esperança.
Se acreditamos que Jesus morreu e ressuscitou,
do mesmo modo, Deus levará com Jesus
os que em Jesus tiverem morrido.
Eis o que temos para vos dizer,
segundo a palavra do Senhor:
Nós, os vivos, os que ficarmos para a vinda do Senhor,
não precederemos os que tiverem morrido.
Ao sinal dado, à voz do Arcanjo e ao som da trombeta divina,
o próprio Senhor descerá do Céu,
e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro.
Em seguida, nós, os vivos, os que tivermos ficado,
seremos arrebatados juntamente com eles sobre as nuvens,
para irmos ao encontro do Senhor nos ares,
e assim estaremos sempre com o Senhor.
Consolai-vos uns aos outros com estas palavras.
AMBIENTE
De acordo com os "Actos dos
Apóstolos", Paulo não teve muito tempo para evangelizar os
tessalonicenses. Depois de poucas semanas de pregação, um motim habilmente
preparado pelos judeus da cidade obrigou-o a deixar precipitadamente
Tessalónica, deixando atrás de si uma comunidade cristã fervorosa e entusiasta,
mas insuficientemente preparada do ponto de vista catequético (cf. Act
17,1-10). Paulo foi para Bereia, depois para Atenas e Corinto. De Corinto,
Paulo enviou Timóteo ao encontro dos tessalonicenses, para verificar como é que
a comunidade se estava a aguentar face à hostilidade dos judeus. No regresso a
Corinto, Timóteo deu conta a Paulo da situação da comunidade: os
tessalonicenses continuavam a viver com entusiasmo a sua fé, embora sentissem
algumas dúvidas em questões de fé e de doutrina.
Um dos problemas teológicos que mais preocupava os tessalonicenses era a
questão da parusia (regresso de Jesus, no final dos tempos)... Paulo e as
primeiras gerações cristãs acreditavam que esse dia surgiria num espaço de
tempo muito curto e que assistiriam ao triunfo final de Jesus. A este propósito
os tessalonicenses punham, no entanto, um problema muito prático: qual será a
sorte dos cristãos que morrerem antes da segunda vinda de Cristo? Como poderão
sair ao encontro de Cristo vitorioso e entrar com ele no Reino de Deus se já
estão mortos?
É então que Paulo escreve aos tessalonicenses, encorajando-os na fé e
respondendo às suas dúvidas. Estamos no ano 50 ou 51. O texto que nos é
proposto é parte desse esclarecimento sobre a parusia que Paulo incluiu na
carta.
MENSAGEM
Antes de mais, Paulo confirma aquilo
que, provavelmente, já antes havia ensinado aos tessalonicenses: que Cristo
virá para concluir a história humana; e que todo aquele que tiver aderido a
Cristo e se tiver identificado com Ele, esteja morto ou esteja vivo, encontrará
a salvação (vers. 14). Se Cristo recebeu do Pai a vida que não acaba, quem se
identifica com Cristo está destinado a uma vida semelhante; a morte não tem
poder sobre Ele... Isto deve encher de esperança o cristão, mantendo-o alegre,
sereno e cheio de ânimo.
Como é que se concretizará isso? Como é que aqueles que já morreram assistirão
ao triunfo final de Cristo?
Paulo não é demasiado explícito, pois está consciente que se trata de uma
realidade misteriosa, que foge à lógica e à linguagem humanas. De qualquer
forma, para descrever a passagem do homem velho para a realidade do homem novo
que vive para sempre junto de Deus, Paulo vai recorrer ao género literário
"apocalipse", um género literário que utiliza preferentemente a
imagem e o símbolo (afinal, a linguagem mais adaptada para expressar uma
realidade que nos ultrapassa e que não conseguimos definir e explicar nos seus
detalhes). O quadro que Paulo traça é o seguinte: aqueles crentes que
entretanto morreram ressuscitarão primeiro ("à voz do arcanjo",
"ao som da trombeta de Deus" - elementos típicos da escatologia
judaica); depois, em companhia de "nós, os vivos", irão ao encontro
do Senhor que vem na sua glória e permanecerão com Ele para sempre.
Em qualquer caso, o que está aqui em causa não é a definição do quadro
fotográfico da última vinda do Senhor... O que Paulo aqui pretende é
tranquilizar os tessalonicenses, assegurando-lhes que não haverá qualquer
diferença ou discriminação entre os que morreram antes da segunda vinda de
Jesus e aqueles que permanecerem vivos até esse instante: uns e outros
encontrar-se-ão com o Senhor Jesus, partilharão o seu triunfo e entrarão com
ele na glória.
ACTUALIZAÇÃO
Na reflexão e partilha, considerar as
seguintes questões:
• A certeza da ressurreição garante-nos
que Deus tem um projecto de salvação e de vida para cada homem; e que esse
projecto está a realizar-se continuamente em nós, até à sua concretização
plena, quando nos encontrarmos definitivamente com Deus.
• A nossa vida presente não é, pois, um
drama absurdo, sem sentido e sem finalidade; é uma caminhada tranquila,
confiante - ainda quando feita no sofrimento e na dor - em direcção a esse
desabrochar pleno, a essa vida total em que se revelará o Homem Novo.
• Isso não quer dizer que devamos
ignorar as coisas boas deste mundo, vivendo apenas à espera da recompensa
futura, no céu; quer dizer que a nossa existência deve ser - já neste mundo -
uma busca da vida e da felicidade; isso implicará uma não conformação com tudo
aquilo que nos rouba a vida e que nos impede de alcançar a felicidade plena, a
perfeição última (a nós e a todos os homens nossos irmãos).
• Não é possível viver com medo, depois
desta descoberta: podemos comprometer-nos na luta pela justiça e pela paz, com
a certeza de que a injustiça e a opressão não podem pôr fim à vida que nos
anima; e é na medida em que nos comprometemos com esse mundo novo e o
construímos com gestos concretos, que estamos a anunciar a ressurreição plena
do mundo, dos homens e das coisas.
ALELUIA - Mt 24,42a.44
Aleluia. Aleluia.
Vigiai e estai preparados,
porque, na hora em que não pensais,
virá o Filho do homem.
EVANGELHO - Mt 25,1-13
Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo
segundo São Mateus
Naquele tempo,
Disse Jesus aos seus discípulos a seguinte parábola:
«O reino dos Céus pode comparar-se a dez virgens,
que, tomando as suas lâmpadas, foram a
o encontro do esposo.
Cinco eram insensatas e cinco eram prudentes.
As insensatas, ao tomarem as suas lâmpadas,
não levaram azeite consigo,
enquanto as prudentes,
com as lâmpadas, levaram azeite nas almotolias.
Como o esposo se demorava,
começaram todas a dormitar e adormeceram.
No meio da noite ouviu-se um brado:
'Aí vem o esposo; ide ao seu encontro'.
Então, as virgens levantaram-se todas
e começaram a preparar as lâmpadas.
As insensatas disseram às prudentes:
'Dai-nos do vosso azeite,
que as nossas lâmpadas estão a apagar-se'.
Mas as prudentes responderam:
'Talvez não chegue para nós e para vós.
Ide antes comprá-lo aos vendedores'.
Mas, enquanto foram comprá-lo, chegou o esposo.
As que estavam preparadas
entraram com ele para o banquete nupcial;
e a porta fechou-se.
Mais tarde, chegaram também as outras virgens e disseram:
'Senhor, senhor, abre-nos a porta'.
Mas ele respondeu:
'Em verdade vos digo: Não vos conheço'.
Portanto, vigiai, porque não sabeis o dia nem a hora.
AMBIENTE
Nos capítulos 24 e 25 do seu Evangelho,
Mateus apresenta um quinto e último discurso de Jesus. Para compô-lo, Mateus
reelaborou o chamado "discurso escatológico" de Marcos (cf. Mc 13) e
ampliou-o com três parábolas e uma impressionante descrição do juízo final.
Enquanto em Marcos, o "discurso escatológico" se refere,
especialmente, aos sinais que precederão a destruição do Templo de Jerusalém,
em Mateus o mesmo discurso aborda, sobretudo, o tema da segunda vinda de Jesus
e a atitude com que os discípulos devem preparar essa vinda. Esta mudança de
perspectiva tem a ver com as necessidades da comunidade de Mateus...
Estamos nos finais do séc. I (década de 80)... Já tinha passado a "febre
escatológica" e os cristãos já não esperavam a vinda iminente de Jesus.
Passado o entusiasmo inicial, a vida de fé dos crentes tinha arrefecido e a
comunidade tinha-se instalado na rotina, no comodismo, na facilidade... Era
preciso algo que abanasse os discípulos e os despertasse de novo para o
compromisso com o Evangelho.
Neste contexto, Mateus descobre que as palavras do "discurso
escatológico" de Jesus encerram uma poderosa interpelação; então compõe,
com elas, uma exortação dirigida aos cristãos. Fundamentalmente, lembra-lhes
que a segunda vinda do Senhor está no horizonte final da história humana; mas
enquanto esse acontecimento não se realiza, os crentes são chamados a viver com
coerência e entusiasmo a sua fé, fiéis aos ensinamentos de Jesus e comprometidos
com a construção do Reino. A isto, a catequese primitiva chama "estar
vigilantes, à espera do Senhor que vem".
A parábola que hoje nos é proposta alude aos rituais típicos dos casamentos
judaicos. De acordo com os costumes, a cerimónia do casamento começava com a
ida do noivo a casa da noiva, para levá-la para a sua nova casa. Normalmente, o
noivo chegava atrasado, pois devia, antes, discutir com os familiares da noiva
os presentes que ofereceria à família da sua amada. As negociações entre as duas
partes eram demoradas e tinham uma importante função social... Os parentes da
noiva deviam mostrar-se exigentes, sugerindo dessa forma que a família perdia
algo de muito precioso ao entregar a menina a outra família; por outro lado, o
noivo e os seus familiares ficavam contentes com as exigências, pois dessa
forma mostravam aos vizinhos e conhecidos o valor e a importância dessa mulher
que entrava na sua família. Os que testemunhavam o acordo, estavam prontos para
ir avisar a noiva de que as negociações estavam concluídas e o noivo ia
chegar... Enquanto isso, a noiva, vestida a preceito, esperava em casa do seu
pai que o noivo viesse ao seu encontro. As amigas da noiva esperavam também,
com as lâmpadas acesas, para acompanhar a noiva, entre danças e cânticos, à sua
nova casa. Era aí que tinha lugar a festa do casamento.
É este pano de fundo que a nossa parábola supõe.
MENSAGEM
A "parábola das dez virgens",
tal como saiu da boca de Jesus, era uma "parábola do Reino" (vers. 1:
"o Reino dos céus pode comparar-se..."). O Reino de Deus é, aqui,
comparado com uma das celebrações mais alegres e mais festivas que os
israelitas conheciam: o banquete de casamento. As dez jovens, representam a
totalidade do Povo de Deus, que espera ansiosamente a chegada do messias (o noivo)...
Uma parte desse Povo (as jovens previdentes) está preparada e, quando o messias
finalmente aparece, pode entrar a fazer parte da comunidade do Reino; outra
parte (as jovens descuidadas) não está preparada e não pode entrar na
comunidade do Reino.
A parábola original constituía, pois, um apelo aos israelitas no sentido de não
perderem a oportunidade de participar na grande festa do Reino.
Algumas dezenas de anos depois, Mateus retomou a mesma parábola, adaptando-a às
necessidades da comunidade. A parábola foi, então, convertida numa exortação a
estar preparado para a vinda do Senhor, a qual pode acontecer no momento menos
esperado. A festa é, neste novo contexto, a segunda vinda de Jesus. O noivo que
está para chegar é Jesus. As dez jovens representam a Igreja que,
experimentando na história as dificuldades e as perseguições, anseia pela
chegada da libertação definitiva. Uma parte da Igreja (as jovens previdentes)
está preparada, vigilante, atenta e, quando o "noivo" chega, pode
entrar no banquete da vida eterna; a outra parte (as jovens descuidadas) não
está preparada, porque apostou nos valores do mundo, guiou a sua vida por eles
e esqueceu os valores do Reino.
O que é que significa, na perspectiva de Mateus, "estar preparado para
acolher a vinda do Senhor"? Significa, escutar as palavras de Jesus,
acolhê-las no coração e viver de forma coerente com os valores do Evangelho...
"Estar preparado" significa, fundamentalmente, viver na fidelidade
aos projectos do Pai e amar os irmãos até ao dom da vida, em todos os instantes
da nossa existência.
A mensagem que Mateus pretende transmitir com esta parábola aos cristãos da sua
comunidade (e, no fundo, aos cristãos de todas as comunidades cristãs de todos
os tempos e lugares) é esta: nós os crentes, não podemos afrouxar a vigilância
e enfraquecer o nosso compromisso com os valores do Reino. Com o passar do
tempo, as nossas comunidades têm tendência para se instalar no comodismo, no
adormecimento, no descuido, numa vida de fé que não compromete, numa religião de
"meias tintas" e de facilidade, num testemunho pouco empenhado e
pouco coerente... É preciso, no entanto, que o nosso compromisso com Jesus se
renove cada dia. A certeza de que Ele vem outra vez, deve impulsionar-nos a um
compromisso activo com os valores do Evangelho, na fidelidade aos ensinamentos
de Jesus e ao compromisso com o Reino.
ACTUALIZAÇÃO
Considerar as seguintes questões:
• Nós, os cristãos do séc. XXI, não
somos significativamente diferentes dos cristãos que integravam a comunidade de
Mateus... Também percorremos um caminho de altos e baixos, em que os momentos
de entusiasmo e de compromisso alternam com os momentos de instalação, de
comodismo, de adormecimento, de pouco empenho. As dificuldades da caminhada, os
apelos do mundo, a monotonia, a nossa fragilidade levam-nos, frequentemente, a
esquecer os valores do Reino e a correr atrás de valores efémeros, que parecem
garantir-nos a felicidade e só nos arrastam para caminhos de escravidão e de
frustração. O Evangelho deste domingo lembra-nos que a segunda vinda do Senhor
deve estar sempre no horizonte final da nossa existência e que não podemos
alienar os valores do Evangelho, pois só eles nos mantêm identificados com esse
Senhor Jesus que há-de voltar para nos oferecer a vida plena e definitiva. Enquanto
caminhamos nesta terra devemos, pois, manter-nos atentos e vigilantes, fiéis
aos ensinamentos de Jesus e comprometidos com esse Reino que Ele nos mandou
construir.
• "Estar preparado" não
significa, contudo, ter a "alminha" limpa e sem mancha, para que,
quando nos encontrarmos com o Senhor, Ele não tenha nenhuma falta não
confessada a apontar-nos e nos leve para o céu... Mas significa, sobretudo,
vivermos dia a dia, de forma comprometida e entusiasta, o nosso compromisso
baptismal. "Estar preparado" passa por descobrirmos dia a dia os
projectos de Deus para nós e para o mundo e procurar concretizá-los, com
alegria e entusiasmo; "estar preparado" passa por fazermos da nossa
vida, em cada instante, um dom aos irmãos, no serviço, na partilha, no amor, ao
jeito de Jesus.
• Embora o nosso texto se refira,
primordialmente, ao nosso encontro final com Jesus, todos nós temos consciência
de que esse momento não será o nosso único encontro com o Senhor... Jesus vem
ao nosso encontro todos os dias e reclama o nosso empenho e o nosso compromisso
na construção de um mundo novo - o mundo do Reino. Ele faz ecoar o seu apelo na
Palavra de Deus que nos questiona, na miséria de um pobre que nos interpela, no
pedido de socorro de um homem escravizado, na solidão de um velho carente de amor
e de afecto, no sofrimento de um doente terminal abandonado por todos, no grito
aflito de quem sofre a injustiça e a violência, no olhar dolorido de um
imigrante, no corpo esquelético de uma criança com fome, nas lágrimas do
oprimido... O Evangelho deste domingo avisa-nos que não podemos instalar-nos no
nosso egoísmo e na nossa auto-suficiência e recusar-nos a escutar os apelos do
Senhor.
• A história das jovens
"insensatas" que se esqueceram do essencial faz-nos pensar na questão
das prioridades... É fácil irmos "na onda", preocuparmo-nos com o
imediato, o visível, o efémero (o dinheiro, o poder, a influência, a imagem, o
êxito, a beleza, os triunfos humanos...) e negligenciarmos os valores
autênticos. Mateus, com algum dramatismo, avisa-nos que só os valores do
Evangelho nos asseguram a participação no banquete do Reino. O objectivo da
catequese de Mateus não é dizer-nos que, se não nos portarmos bem, Deus nos
castiga com o inferno; mas é alertar-nos para a seriedade com que devemos
avaliar as nossas opções, de forma a não perdermos oportunidades para nos
realizarmos e para chegarmos à felicidade plena e definitiva.
ALGUMAS SUGESTÕES PRÁTICAS PARA O 32º
DOMINGO DO TEMPO COMUM
(adaptadas de "Signes d'aujourd'hui")
1. A LITURGIA MEDITADA AO LONGO DA
SEMANA.
Ao longo dos dias da semana anterior ao 32º Domingo do Tempo Comum, procurar
meditar a Palavra de Deus deste domingo. Meditá-la pessoalmente, uma leitura em
cada dia, por exemplo... Escolher um dia da semana para a meditação comunitária
da Palavra: num grupo da paróquia, num grupo de padres, num grupo de movimentos
eclesiais, numa comunidade religiosa...
2. DURANTE A CELEBRAÇÃO.
É através do canto da anamnese, em particular, que a nossa espera do Senhor é
cantada e proclamada. Hoje, este cântico deveria ser particularmente cuidado.
Além disso, podemos realçar a dimensão da espera preparando uma faixa com as
palavras: "Esperamos a vossa vinda na glória".
3. PALAVRA DE VIDA.
Acontece-nos sermos apanhados pelo sono, quando a noite se prolonga ou quando a
fadiga se faz sentir. Quem pode recriminar-nos por isso? Assim, ninguém critica
as jovens convidadas para o banquete por terem adormecido: o esposo tardava em
chegar. Ao contrário, o que distingue estas jovens é que algumas eram
insensatas, descuidadas, imprevidentes, e as outras, sensatas, previdentes,
prudentes. Com efeito, é antes de adormecer que é preciso vigiar, prever, de
maneira a estarmos prontos para o encontro, e não sermos apanhados
desprevenidos, sem nada preparado, e sobretudo sem o essencial. Arriscamos
faltar ao encontro...
4. UM PONTO DE ATENÇÃO.
Celebrar à volta do mesmo cântico... De vez em quando, é conveniente unificar a
celebração à volta de um mesmo cântico. Os textos de hoje sublinham uma atitude
de disponibilidade para com Deus, o desejo de encontrar Deus, a espera da sua
vinda. Na primeira leitura, a Sabedoria é o próprio Deus que é preciso procurar
desde a aurora, e quem vem à nossa frente. O salmo exprime o mesmo desejo em
forma de oração. O Evangelho convida a guardar a lâmpada sempre acesa, etc.
Podemos escolher um cântico relacionado com este tema, mesmo se não segue à
letra a expressão do tema. Pode-se começar o cântico antes da primeira leitura,
retomar outras estrofes depois do Evangelho, e outras ainda no momento de acção
de graças.
5. PARA A SEMANA QUE SE SEGUE...
Visitar alguém, encontrar-se... Comprometer-se a visitar uma pessoa que tenha
necessidade de "reconforto" (chegada de novo, doente, só)... Aqueles
que quiserem poderão encontrar-se para uma simples partilha sobre as suas dificuldades
actuais...
UNIDOS PELA PALAVRA DE DEUS
PROPOSTA PARA
ESCUTAR, PARTILHAR, VIVER E ANUNCIAR A PALAVRA NAS COMUNIDADES DEHONIANAS
Grupo Dinamizador:
P. Joaquim Garrido, P. Manuel Barbosa, P. José Ornelas Carvalho
Província Portuguesa dos Sacerdotes do Coração de Jesus (Dehonianos)
Rua Cidade de Tete, 10 - 1800-129 LISBOA - Portugal
Tel. 218540900 - Fax: 218540909
portugal@dehonianos.org - www.dehonianos.org
Eu, Jair Ferreira da Cidade de Cruz das Almas, na Bahia da Diocese Nossa Senhora do Bom Sucesso, leio e reflito sobre as leituras diária dessa equipe(José Salviano, Helena Serpa, Olívia Coutinho, Dehoniamos, Jorge Lorente, Vera Lúcia, Maria de Lourdes Cury Macedo, Adélio Francisco) colocando em prática no meu dia-dia, obrigado a todos que doaram um pouco do seu tempo para evangelizar, catequizar e edificar o reino de Deus, que o Senhor Jesus Cristo e Nossa Mãe Maria Santíssima continue iluminando a todos. Abraços fraternos.
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