REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA 02/11/20 – Lc12,35-40
SEGUNDA FEIRA - DIA DE FINADOS.
“O FILHO DO HOMEM VAI CHEGAR NA HORA EM QUE MENOS O ESPERARDES.”
Reflexão de Olivia Coutinho
Caros irmãos e irmãs em Cristo!
A liturgia destes dois primeiros dias do mês de Novembro, nos convida a uma reflexão mais profunda sobre o verdadeiro sentido da nossa vida, o para quê, viemos ao mundo.
“Viemos do Pai e para o Pai retornarem.” Esta certeza, deve nos alegrar, nos trazer esperança, pois é a certeza de que a nossa vida tem sentido, porque ela é de origem divina, não termina aqui na terra...
Hoje, não é dia de tristeza e sim, de alegria, pois pela fé, acreditamos que nossos entes queridos, vivem uma vida em plenitude junto do Pai...
A palavra de Deus, que chega até a nós, no evangelho de hoje, chama a nossa atenção, quanto à consciência que devemos ter do nosso tempo de vida terrena, esse nosso tempo presente, deve ser um tempo útil à nossa caminhada rumo à eternidade. É importante aproveitarmos bem este tempo, pois ele é o único espaço sagrado que Deus nos concede para construirmos aqui na terra, a nossa morada definitiva no céu.
O texto vem nos acordar para uma realidade que ninguém gosta de lembrar, mas que não podemos fugir: a certeza da transitoriedade da vida terrena, desta vida que passa! Quanto ao dia e hora da nossa passagem, não sabemos, Jesus só nos deixou uma pista: pode acontecer a qualquer momento, de modo inesperado, o que pode nos deixar apreensivos. No entanto, para quem vive dentro do plano de Deus, o dia e a hora da nossa passagem, não importa, o que importa mesmo, é estar o tempo todo em sintonia com Deus, ciente de que há uma vida melhor por vir, uma vida em plenitude que é a vida eterna!
Jesus nos alerta sobre a importância de estarmos atentos o tempo todo, de estarmos vigilantes, o que não significa ficar parado esperando a morte chegar, pelo o contrário, devemos esperar pela segunda vinda de Jesus, no exercício da nossa missão, no lugar onde fomos plantados por Deus para produzir frutos!
“Que vossos rins estejam cingidos e as lâmpadas acesas.” No contexto do tempo de Jesus, estar com os rins cingidos, significava colocar sobre as vestes largas, um cinto ou uma corda na cintura, para facilitar os movimentos do corpo, o que favoreceria a agilidade no trabalho.
Rins cingidos, falam de serviço, foi o que o próprio Jesus fez, Ele cingiu-se para lavar os pés dos apóstolos, numa atitude de humildade e de serviço.
Manter as lâmpadas acesas, fala de vigilância, uma vigilância permanente, dia e noite...
O desafio de quem busca a eternidade, é não desanimar e nem se isolar, é servindo a Deus, na pessoa do irmão, é partilhando a vida, que estaremos nos preparando para o nosso encontro definitivo com o Pai...
QUE DEUS ABENÇOE A TODOS!
FIQUEM NA PAZ DE JESUS!
Reflexão de Olivia Coutinho
Eu, Jair Ferreira da Cidade de Cruz das Almas, na Bahia da Diocese Nossa Senhora do Bom Sucesso, leio e reflito sobre as leituras diária dessa equipe(José Salviano, Helena Serpa, Olívia Coutinho, Dehoniamos, Jorge Lorente, Vera Lúcia, Maria de Lourdes Cury Macedo, Adélio Francisco) colocando em prática no meu dia-dia, obrigado a todos que doaram um pouco do seu tempo para evangelizar, catequizar e edificar o reino de Deus, que o Senhor Jesus Cristo e Nossa Mãe Maria Santíssima continue iluminando a todos. Abraços fraternos.
ResponderExcluirAgradecida pela profunda e linda reflexão!!!
ResponderExcluirQue Deus a cubra de bênçãos!!