.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 2 de novembro de 2020

O noivo está chegando-Helena Serpa

 

8 DE NOVEMBRO DE 2020

 

DOMINGO DA TRIGÉSIMA SEGUNDA SEMANA

 

DO TEMPO COMUM 

 

 

Cor Verde

1ª Leitura - Sb 6,12-16


Leitura do Livro da Sabedoria 6,12-16

12A Sabedoria é resplandecente e sempre viçosa. Ela é facilmente contemplada por aqueles que a amam, e é encontrada por aqueles que a procuram. 13Ela até se antecipa, dando-se a conhecer aos que a desejam. 14Quem por ela madruga não se cansará, pois a encontrará sentada à sua porta. 15Meditar sobre ela é a perfeição da prudência; e quem ficar acordado por causa dela em breve há de viver despreocupado. 16Pois ela mesma sai à procura dos que a merecem, cheia de bondade, aparece-lhes nas estradas e vai ao seu encontro em todos os seus projetos.

Palavra do Senhor.

Reflexão – “a Sabedoria está à nossa disposição”
A Sabedoria é o próprio Deus pleno de Amor e sempre à disposição de todos aqueles que O procuram. É o Seu olhar pousado sobre nós, é o Seu zelo, a Sua misericórdia e todos os atributos que Ele dispõe a nosso favor para nos dar uma vida plena. Quando refletimos sobre isso, no nosso coração brota um desejo de sempre buscá-Lo para encontrá-lo no passo a passo da nossa vida e não mais perder tempo com todas as coisas que para nós, às vezes, são tão importantes! “Meditar sobre ela é a perfeição da prudência; e quem ficar acordado por causa dela em breve há de viver despreocupado”. Quando nos aprofundamos nos mistérios de Deus, revelados na Sua Palavra, nós aprendemos a confiar e a nos abandonar aos Seus desígnios e, por isso, não nos é mais necessário ter preocupação. O próprio Deus irá à nossa frente na estrada da nossa vida revelando os Seus projetos que são todos para a nossa felicidade! Busquemos, portanto, a Sabedoria! – Você tem buscado a sabedoria? – Onde você a tem procurado? – O seu modo de pensar e agir demonstra que você já a encontrou? – Você é uma pessoa feliz e realizada ou muito preocupada e ansiosa? – Você já descobriu qual o projeto de Deus para a sua vida?

 

Salmo - Sl 62,2.3-4.5-6.7-8 (R. 2b)

 

R. A minh'alma tem sede de vós, e vos deseja, ó Senhor.


2Sois vós, ó Senhor, o meu Deus!*
Desde a aurora ansioso vos busco!
A minh'alma tem sede de vós, 
minha carne também vos deseja,*
como terra sedenta e sem água!R.

3Venho, assim, contemplar-vos no templo,*
para ver vossa glória e poder.
4Vosso amor vale mais do que a vida:*
e por isso meus lábios vos louvam.R.

5Quero, pois vos louvar pela vida,*
e elevar para vós minhas mãos!
6A minh'alma será saciada,
como em grande banquete de festa;*
cantará a alegria em meus lábios.R.

7Penso em vós no meu leito, de noite,*
nas vigílias suspiro por vós!
8Para mim fostes sempre um socorro;*
de vossas asas à sombra eu exulto!R.

Reflexão - Este salmo vem confirmar o que a leitura anterior desperta no nosso coração. Somos essa terra ressequida que busca e deseja consolo, ternura, alegria, paz, felicidade, como água para matar a nossa sede. Somente em Deus a nossa alma será saciada e só Ele possui o alimento e o refrigério para as nossas dores. Pensar em Deus, suspirar por Ele, louvá-Lo de todo o coração, elevar as nossas mãos far-nos-á experimentar a verdadeira alegria.

 

 

 

2ª Leitura - 1Ts 4,13-18

 

Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Tessalonicenses 4,13-18

13Irmãos, não queremos deixar-vos na incerteza a respeito dos mortos, para que não fiqueis tristes como os outros, que não têm esperança. 14Se Jesus morreu e ressuscitou - e esta é nossa fé -
de modo semelhante Deus trará de volta, com Cristo, os que através dele entraram no sono da morte. 15Isto vos declaramos, segundo a palavra do Senhor: nós que formos deixados com vida para a vinda do Senhor não levaremos vantagem em relação aos que morreram. 16Pois o Senhor mesmo, quando for dada a ordem, à voz do arcanjo e ao som da trombeta, descerá do céu e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. 17Em seguida, nós que formos deixados com vida seremos arrebatados com eles nas nuvens, para o encontro com o Senhor, nos ares. E assim estaremos sempre com o Senhor. 18Exortai-vos, pois, uns aos outros, com estas palavras. Palavra do Senhor. 

 

Reflexão – “A fé, a esperança e o amor são o alimento da nossa expectativa”

São Paulo deseja imprimir em nós a esperança na conquista da vida eterna para nos situar na verdadeira dimensão do nosso ser mortal. Enquanto vivemos aqui na terra estaremos sempre à espera de Jesus, que virá para nos levar de volta para a nossa casa. A Palavra de Deus nos garante que todos os que morreram em Cristo ressuscitarão com Ele e isto é o fundamento da nossa fé. Se iremos logo ou se esperaremos pela Sua segunda vinda, não nos compete querer saber. O que importa, é que um dia estaremos juntos de Cristo no lugar que Ele preparou para nós. A fé, a esperança e o amor são o alimento da nossa expectativa e o motivo pelo qual estaremos sempre alegres. Os que foram antes de nós, os que nos antecederam, assim como os que irão depois de nós, terão a Palavra de Deus como garantia. Um dia, não precisaremos perguntar mais nada, tudo nos será esclarecido. – Você tem receio de falar neste assunto? – Você fica triste quando pensa na morte? – O que mantém a sua esperança?

– Você acredita na Palavra de Deus? – Qual é a sua expectativa quanto ao futuro?

 

Evangelho - Mt 25,1-13

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 25,1-13

Naquele tempo, disse Jesus, a seus discípulos, esta parábola:
1'O Reino dos Céus é como a história das dez jovens que pegaram suas lâmpadas de óleo e saíram ao encontro do noivo.
2Cinco delas eram imprevidentes, e as outras cinco eram previdentes. 3As imprevidentes pegaram as suas lâmpadas, mas não levaram óleo consigo. 4As previdentes, porém, levaram vasilhas com óleo junto com as lâmpadas. 5O noivo estava demorando e todas elas acabaram cochilando e dormindo. 6No meio da noite, ouviu-se um grito: `O noivo está chegando. Ide ao seu encontro!' 7Então as dez jovens se levantaram e prepararam as lâmpadas. 8As imprevidentes disseram às previdentes: `Dai-nos um pouco de óleo, porque nossas lâmpadas estão se apagando.' 9As previdentes responderam: `De modo nenhum, porque o óleo pode ser insuficiente para nós e para vós. É melhor irdes comprar aos vendedores'. 10Enquanto elas foram comprar óleo, o noivo chegou, e as que estavam preparadas entraram com ele para a festa de casamento. E a porta se fechou. 11Por fim, chegaram também as outras jovens e disseram: `Senhor! Senhor! Abre-nos a porta!' 12Ele, porém, respondeu: `Em verdade eu vos digo: Não vos conheço!' 13Portanto, ficai vigiando, pois não sabeis qual será o dia, nem a hora. Palavra da Salvação

Reflexão - “o noivo está chegando”

Durante o tempo em que vivemos aqui na terra Deus nos dá a oportunidade de abastecer as nossas lâmpadas, isto é, a nossa vida, com o óleo que nos fará viver em sintonia com Ele para entrar na eternidade. O óleo é o combustível que abastece o nosso ser espiritual produzindo em nós a luz que nos faz viver em harmonia interior com Deus em qualquer situação.  As jovens previdentes levaram vasilhas com óleo junto com as lâmpadas; as jovens imprevidentes pegaram as suas lâmpadas, mas não levaram óleo consigo”.  O óleo de que necessitamos para enfrentar os momentos em que necessitamos de luz, provém da fé, da esperança e do amor, virtudes que recebemos diretamente de Deus e que nos levam à uma conversão e uma mudança radical de vida, quando nos apossamos da ação do Espírito Santo.  As jovens imprudentes da parábola estavam despreparadas, talvez, porque não tivessem muito empenhadas em cultivar uma vida voltada para Deus e atenta à sua realidade espiritual. Muitos de nós vivemos assim, dissociados das coisas de Deus entendendo que temos muito tempo de vida e que o óleo para nossas lâmpadas será providenciado pela misericórdia de Deus.  Outros de nós, talvez nem percebamos que a nossa lâmpada precise do combustível que o Espírito Santo providencia para nós. Quem tem a Luz de Deus cultiva a intimidade com o noivo, que é Jesus e conhece os Seus passos percebendo a Sua presença e o Seu chamado.  Tem o cuidado de permanecer sempre com sua lâmpada acesa e com o óleo à disposição. Não será pegado (a) de surpresa, pois está atento (a).  Precisamos estar alertas: o noivo está chegando. Deus quer desposar a nossa alma e precisamos nos preparar para o grande encontro. Quando nos ocupamos muito com as atividades do mundo esquecemos que temos uma lâmpada para abastecer com o óleo de Deus.  O tempo é breve e o noivo está chegando. – Com que óleo você tem abastecido a sua vida?

– Você se identifica com as jovens previdentes ou imprevidentes? – Você já pensou que pode ser chamado (a) a qualquer hora?  - Em quem você está confiando?

 

2 comentários:

  1. Muito agradecida Helena, seus comentários são muito ricos e nos abastecem com óleo do Espírito Santo de Deus.
    Que Deus te cubra de bênçãos!!

    ResponderExcluir
  2. Eu, Jair Ferreira da Cidade de Cruz das Almas, na Bahia da Diocese Nossa Senhora do Bom Sucesso, leio e reflito sobre as leituras diária dessa equipe(José Salviano, Helena Serpa, Olívia Coutinho, Dehoniamos, Jorge Lorente, Vera Lúcia, Maria de Lourdes Cury Macedo, Adélio Francisco) colocando em prática no meu dia-dia, obrigado a todos que doaram um pouco do seu tempo para evangelizar, catequizar e edificar o reino de Deus, que o Senhor Jesus Cristo e Nossa Mãe Maria Santíssima continue iluminando a todos. Abraços fraternos.

    ResponderExcluir