.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 16 de novembro de 2020

O termômetro de Deus é o amor-Helena Serpa

 

22 DE NOVEMBRO DE 2020

 

DOMINGO – SOLENIDADE DE NOSSO

 

SENHOR JESUS CRISTO REI DO UNIVERSO

 

Cor Branco

 

 

1ª Leitura - Ez 34,11-12.15-17

 

Leitura da Profecia de Ezequiel 34,11-12.15-17

11Assim diz o Senhor Deus: Vede! Eu mesmo vou procurar minhas ovelhas e tomar conta deles. 12Como o pastor toma conta do rebanho, de dia, quando se encontra no meio das ovelhas dispersas, assim vou cuidar de minhas ovelhas e vou resgatá-las de todos os lugares em que foram dispersadas num dia de nuvens e escuridão.15Eu mesmo vou apascentar as minhas ovelhas e fazê-las repousar - oráculo do Senhor Deus - . 16Vou procurar a ovelha perdida, reconduzir a extraviada, enfaixar a da perna quebrada, fortalecer a doente, e vigiar a ovelha gorda e forte. Vou apascentá-las conforme o direito. 17Quanto a vós, minhas ovelhas - assim diz o Senhor Deus - eu farei justiça entre uma ovelha e outra, entre carneiros e bodes.
Palavra do Senhor.

 

Reflexão - “o Senhor está sempre nos buscando ”

O profeta toma como símbolo a ovelha para mostrar a necessidade que o homem tem de um pastor que o conduza, que o atraia e que cuide de si. Todos nós somos ovelhas do rebanho de Jesus, que nos adquiriu com o preço do Seu sangue e, por isso, somos incessantemente procuradas pelo nosso Pastor. Jesus é o nosso Pastor, e nós também, assim como as ovelhas estamos sempre nos dispersando a cada momento, quando pecamos e nos distanciando de Deus. Em qualquer circunstância, doentes, perdidas ou ovelhas gordas e fortes o Senhor está nos buscando. Para todos nós o pastor tem um tratamento diferenciado e adequado segundo as diversas situações em que nos encontramos. Jesus Cristo é o pastor e quer nos apascentar e nos dar repouso conforme o direito, isto é, de acordo com o que é justo para nós. Só Ele sabe fazer distinção entre as ovelhas, os carneiros e bodes. Ele conhece a nossa realidade, as nossas razões e os nossos anseios. Porém, nós precisamos nos sentir como ovelhas necessitadas e dependentes do Seu pastoreio. Se formos ovelhas gordas e fortes nós devemos permanecer fiéis perto do Pastor e nos deixarmos vigiar por Ele para que não nos enfraqueçamos. Deus cuida de nós com amor e, se nos deixarmos contagiar com este amor, nós teremos alimento com fartura e jamais precisaremos sair do Seu redil.  - E você como se sente? Ovelha perdida, doente, dispersa, ou forte e gorda? -Você tem sentido a ação do pastor que cuida de você?    – Você precisa ser pastoreada?

 

Salmo - Sl 22,1-2a.2b-3.5-6 (R.1)

 

R. O Senhor é o pastor que me conduz;
não me falta coisa alguma.

2Pelos prados e campinas verdejantes *
ele me leva a descansar.
Para as águas repousantes me encaminha, *
3e restaura as minhas forças.R.

5Preparais à minha frente uma mesa, *
bem à vista do inimigo,
e com óleo vós ungis minha cabeça; *
o meu cálice transborda.R.

6Felicidade e todo bem hão de seguir-me *
por toda a minha vida;
e, na casa do Senhor, habitarei *
pelos tempos infinitos.R.

 

Reflexão - Quando fazemos a experiência de nos colocar sob a guarda do pastor nós também provamos de tudo quanto o salmista descreve. Experimentamos o descanso, o refrigério, temos as nossas forças restauradas e somos fortalecidos para enfrentar as tribulações da nossa vida. Assim sendo, podemos garantir e proclamar que a felicidade e o bem hão de nos seguir por toda vida e que, um dia, nós também habitaremos na casa do Senhor, para sempre.

 

2ª Leitura - 1Cor 15,20-26.28

 

Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios 15,20-26.28

Irmãos: 20Na realidade, Cristo ressuscitou dos mortos
como primícias dos que morreram. 21Com efeito, por um homem veio a morte e é também por um homem que vem a ressurreição dos mortos. 22Como em Adão todos morrem, assim também em Cristo todos reviverão. 23Porém, cada qual segundo uma ordem determinada: Em primeiro lugar, Cristo, como primícias; depois, os que pertencem a Cristo, por ocasião da sua vinda. 24A seguir, será o fim, quando ele entregar a realeza a Deus-Pai, depois de destruir todo principado e todo poder e força. 25Pois é preciso que ele reine até que todos os seus inimigos estejam debaixo de seus pés. 26O último inimigo a ser destruído é a morte. 28E, quando todas as coisas estiverem submetidas a ele, então o próprio Filho se submeterá àquele que lhe submeteu todas as coisas, para que Deus seja tudo em todos.
Palavra do Senhor.

 

Reflexão – “Cristo ressuscitou dos mortos”.

Esta é a realidade que fundamenta a nossa Fé e nos dá suporte para poder atravessar o vale da sombra da morte com esperança. Jesus veio nos salvar da morte a que o pecado nos havia acorrentado. Ele veio com a missão específica de nos fazer retomar a amizade com Deus Pai. Não somos mais devedores de nada, Cristo já nos libertou porque deu a Sua vida por nós.  Jesus é o Rei do Universo e todos nós somos convidados a participar do Seu reinado. Ele veio nos dá condições para aspirar o céu e procurar aqui e agora nos preparar para alcançar esta realidade futura. Todos nós seremos admitidos no Reino dos céus, porque somos co-herdeiros com Cristo, e, tendo os mesmos sentimentos dele contamos com a graça de Deus. Por um homem, Adão, a morte entrou no mundo e, por um homem, Jesus Cristo, entrou para nós a ressurreição dos mortos. Em Cristo, todos nós reviveremos e por Ele nós seremos apresentados a Deus Pai. O nosso destino é a vida eterna junto do Pai quando Cristo entregar a Ele a sua realeza. “É preciso que ele reine até que todos os seus inimigos estejam debaixo dos seus pés”, por isso, deixemo-nos governar por Cristo Rei para que um dia Deus seja tudo em todos nós. – Você vive sob o senhorio de Jesus? – Quem é que governa a sua vida? – Você já se sente participante do reino dos céus? – O que identifica este reino?

 

Evangelho - Mt 25,31-46

 

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 25,31-46

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 31Quando o Filho do Homem vier em sua glória, acompanhado de todos os anjos,
então se assentará em seu trono glorioso. 32Todos os povos da terra serão reunidos diante dele, e ele separará uns dos outros, assim como o pastor separa as ovelhas dos cabritos. 33E colocará as ovelhas à sua direita e os cabritos à sua esquerda. 34Então o Rei dirá aos que estiverem à sua direita: `Vinde benditos de meu Pai! Recebei como herança o Reino que meu Pai vos preparou
desde a criação do mundo! 35Pois eu estava com fome e me destes de comer; eu estava com sede e me destes de beber; eu era estrangeiro e me recebestes em casa;  36eu estava nu e me vestistes; eu estava doente e cuidastes de mim; eu estava na prisão e fostes me visitar'. 37Então os justos lhe perguntarão: `Senhor, quando foi que te vimos com fome e te demos de comer? com sede e te demos de beber? 38Quando foi que te vimos como estrangeiro e te recebemos em casa, e sem roupa e te vestimos? 39Quando foi que te vimos doente ou preso, e fomos te visitar?' 40Então o Rei lhes responderá: `Em verdade eu vos digo, que todas as vezes que fizestes isso a um dos menores de meus irmãos, foi a mim que o fizestes!' 41Depois o Rei dirá aos que estiverem à sua esquerda: `Afastai-vos de mim, malditos! Ide para o fogo eterno, preparado para o diabo e para os seus anjos. 42Pois eu estava com fome e não me destes de comer; eu estava com sede e não me destes de beber; 43eu era estrangeiro e não me recebestes em casa; eu estava nu e não me vestistes; eu estava doente e na prisão e não fostes me visitar'. 44E responderão também eles: `Senhor, quando foi que te vimos com fome, ou com sede, como estrangeiro, ou nu, doente ou preso, e não te servimos?' 45Então o Rei lhes responderá: `Em verdade eu vos digo, todas as vezes que não fizestes isso a um desses pequeninos, foi a mim que não o fizestes!' 46Portanto, estes irão para o castigo eterno, enquanto os justos irão para a vida eterna'.
Palavra da Salvação.

 

Reflexão – “O termômetro de Deus é o amor

Jesus promete voltar e reunir os povos da terra diante dele. E aí então fará distinção entre os benditos do Pai e os malditos, os felizes e os infelizes. Entre aqueles (as) que viverem segundo o Evangelho, cumprindo o mandamento do amor e aqueles (as) que não seguiram os seus ensinamentos e desprezaram os pobres, doentes, nus, necessitados. O termômetro de Deus é o amor concretizado em ações.  O Senhor nos promete a vida eterna e para obter a vida eterna é preciso que vivamos a santidade, desde já. Neste Evangelho Jesus nos dá o roteiro para que possamos perseguir a perfeição enquanto aqui vivemos. Cada orientação que Jesus nos dá é um ensinamento para que nós possamos caminhar passo a passo rumo ao céu. Não podemos dizer que não conhecemos a receita nem o caminho porque o próprio Jesus nos dá todas as dicas, antecipadamente. Perseguir a santidade é perseguir a vivência do amor com os nossos irmãos e irmãs, mesmo que sejam eles os piores e os mais marginalizados do mundo. Não nos adiantará praticar o amor somente com aqueles que nós “gostamos e admiramos”, porque Deus é Pai de todos e, por isso, somos todos, irmãos e irmãs. – Pergunte a si mesmo (a) qual o lugar em que você se posicionaria se Jesus viesse hoje: à esquerda ou à direita Dele? - De que lado você acha que está? À direita ou à esquerda? - O que Jesus diria para você se Ele voltasse hoje?

 

4 comentários:

  1. Boa tarde, boa reflexão, nos esclare bastante. Entendemos melhor as leituras diárias. Parabéns, Deus lhe abençoe

    ResponderExcluir
  2. Se vocês não falarem as pedras falarão.precisamos, muito de pessoas de espírito,de sabedoria como você, para devulgar a palavra de Deus,e com sabedoria de interpretação.sinceramente, amei.

    ResponderExcluir
  3. Ótima catequese precisamos muito da palavra de Deus!

    ResponderExcluir