.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 9 de novembro de 2020

Ganhar ou perder a vida-Helena Serpa

 

13 DE NOVEMBRO DE 2020

 

SEXTA- FEIRA DA TRIGÉSIMA SEGUNDA SEMANA

 

DO TEMPO COMUM 

Cor Verde

 

1ª. Leitura – II Jo 4-9

 

Leitura da Segunda Carta de São João 4-9

4Muito me alegrei, Senhora, por ter encontrado alguns dos teus filhos que caminham conforme a verdade, segundo o mandamento que recebemos do Pai. 5E agora, Senhora, eu te peço - não que te esteja escrevendo a respeito de um novo mandamento, pois trata-se daquele que temos desde o princípio: amemo-nos uns aos outros. 6E amar consiste no seguinte: em viver conforme os seus mandamentos. Este é o mandamento que ouvistes desde o início
para guiar o vosso proceder. 7Acontece que se espalharam pelo mundo muitos sedutores, que não confessam a Jesus Cristo encarnado. Está aí o Sedutor, o Anticristo. 8Tomai cuidado,
se não quereis perder o fruto do vosso trabalho, mas sim, receber a plena recompensa. 9Todo o que não permanece na doutrina de Cristo, mas passa além, não possui a Deus. Aquele que permanece na doutrina é o que possui o Pai e o Filho. Palavra do Senhor.

 

Reflexão - “a doutrina de Cristo é o amor”

Há muita gente que confunde o verdadeiro amor e por isso vemos até hoje o amor ser banalizado. Prega-se um amor egoísta, que tenta satisfazer apenas materialmente a vida do próximo e não se baseia nos conceitos que Jesus veio ensinar. São João nos exorta a nunca esquecer que o amor consiste em se viver conforme o mandamento de Deus e o mandamento de Deus é o amor. “Amemo-nos uns aos outros”, foi este o mandamento que Jesus veio nos trazer e esta foi a ordem que Ele nos deixou. No entanto, para que sejamos fiéis a esse mandato de Jesus, nós precisamos permanecer firmes na Sua doutrina   e não ir além disso, seguindo a outras religiões e seitas que não O têm como fundamento.  Quando não colocamos Jesus Cristo como centro das nossas ações e motivações, o nosso trabalho poderá tornar-se improdutivo. De outra forma, todo aquele (a) que vive no amor, permanece na doutrina de Cristo, e todo aquele (a) que permanece na doutrina de Cristo, permanece no amor, consequentemente, possui o Pai e o Filho e há de ter uma vida útil. O  Espírito Santo é o Amor e quem vive nas asas do Espírito consegue desfrutar a Sua manifestação e recebe a recompensa da vida em Cristo. A vida cristã só tem sentido se for vivida na prática do amor. – O que você entende por vivenciar o amor? – Você tem vivido na doutrina de Cristo? – Você sente o amor e a presença de Deus? – Você vive nas asas do Espírito Santo?

 

Salmo 118 (119),1. 2. 10. 11. 17. 18 (R. 1b)

 

R. Feliz é quem na lei do Senhor Deus vai progredindo!

1Feliz o homem sem pecado em seu caminho, *
que na lei do Senhor Deus vai progredindo!R.

2Feliz o homem que observa seus preceitos, *
e de todo o coração procura a Deus!R.

10De todo o coração eu vos procuro, *
não deixeis que eu abandone a vossa lei!R.

11Conservei no coração vossas palavras, *
a fim de eu não peque contra vós.R.

17Sede bom com vosso servo, e viverei, *
e guardarei vossa palavra, ó Senhor.R.

18Abri meus olhos, e então contemplarei *
as maravilhas que encerra a vossa lei!R.

 

Reflexão - A lei do Senhor é a receita da nossa felicidade. Quem ama não peca! Quem procura viver na lei de Deus procura o próprio Deus e conserva no seu coração as palavras que livram do pecado. Que o Senhor abra os nossos olhos para que contemplemos as maravilhas da Sua Lei e a possamos vivê-la a cada dia da nossa vida.

 

Evangelho – Lc 17, 26-37

 

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 17,26-37

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 26Como aconteceu nos dias de Noé, assim também acontecerá nos dias do Filho do Homem. 27Eles comiam, bebiam, casavam-se e se davam em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca. Então chegou o dilúvio e fez morrer todos eles. 28Acontecerá como nos dias de Ló: comiam e bebiam, compravam e vendiam, plantavam e construíam. 29Mas no dia em que Ló saiu de Sodoma, Deus fez chover fogo e enxofre do céu e fez morrer todos. 30O mesmo acontecerá no dia em que o Filho do Homem for revelado.
31Nesse dia, quem estiver no terraço, não desça para apanhar os bens que estão em sua casa. E quem estiver nos campos não volte para trás. 32Lembrai-vos da mulher de Ló. 33Quem procura ganhar a sua vida, vai perdê-la; e quem a perde, vai conservá-la.
34Eu vos digo: nessa noite, dois estarão numa cama; um será tomado e o outro será deixado. 35Duas mulheres estarão moendo juntas; uma será tomada e a outra será deixada. 36Dois homens estarão no campo; um será levado e o outro será deixado.' 37Os discípulos perguntaram: 'Senhor, onde acontecerá isso?' Jesus respondeu: 'Onde estiver o cadáver, aí se reunirão os abutres.'
Palavra da Salvação.

 

Reflexão - ‘ganhar ou perder a vida
Precisamos estar atentos aos sinais e às manifestações de Deus por meio dos fatos e acontecimentos do nosso dia a dia, aos quais, muitas vezes, nós relevamos e os deixamos passar. Somos chamados (as) para participar do reino dos céus a todo instante, mas vivemos absortos (as) nos nossos projetos e   realizações e nos esquecemos de que a figura desse mundo irá passar e que a qualquer momento nós poderemos ser intimados por Deus a repensar a nossa vida. Erroneamente nós imaginamos que podemos dar um jeito na nossa vida e que na hora H nós poderemos fugir de Deus. Queremos ser independentes e fazer da nossa existência o que a nossa vontade nos apontar. Entretanto, Jesus vem nos ensinar a estar  vigilantes porque o reino de Deus acontece em nós a qualquer momento e quem estiver de prontidão, de coração aberto, conseguirá alcançá-lo. Cada um de nós tem o seu dia e sua hora e as coisas não acontecem em série, nem igualmente para todos, como se fôssemos marcados para o mesmo momento. As nossas ações, o nosso objetivo, o nosso ideal, nortearão o nosso futuro. “Quem procura ganhar a sua vida vai perdê-la; e quem a perde, vai conservá-la”. Não podemos fazer justiça com as nossas próprias mãos, nem tampouco são os nossos méritos que nos salvarão. Quanto mais as nossas atitudes forem atos de amor, de confiança e de entrega, mais estaremos perto de alcançar o nosso sonho, que é a vida nova que Jesus veio nos presentear. O Senhor pode chegar a qualquer momento, e, vivos ou mortos, a Ele pertencemos, portanto, estejamos atentos (as) aos Seus sinais. - Você tem o coração vigilante para que aconteça em si o que Deus quiser? – Você se acha uma pessoa boa, merecedora de um bom lugar nesta vida e também na outra? -  Você percebe os sinais de Deus nos acontecimentos do dia a dia? 

 

Um comentário: