.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 17 de novembro de 2020

-Os dons que Deus me deu-José Salviano

 

18 de novembro de 2020

 

Evangelho Lc 19,11-28



 

Evangelho

E, ouvindo eles estas coisas, ele prosseguiu, e contou uma parábola; porquanto estava perto de Jerusalém, e cuidavam que logo se havia de manifestar o reino de Deus.
Disse pois: Certo homem nobre partiu para uma terra remota, a fim de tomar para si um reino e voltar depois.
E, chamando dez servos seus, deu-lhes dez minas, e disse-lhes: Negociai até que eu venha.
Mas os seus concidadãos odiavam-no, e mandaram após ele embaixadores, dizendo: Não queremos que este reine sobre nós.
E aconteceu que, voltando ele, depois de ter tomado o reino, disse que lhe chamassem aqueles servos, a quem tinha dado o dinheiro, para saber o que cada um tinha ganhado, negociando.
E veio o primeiro, dizendo: Senhor, a tua mina rendeu dez minas.
E ele lhe disse: Bem está, servo bom, porque no mínimo foste fiel, sobre dez cidades terás autoridade.
E veio o segundo, dizendo: Senhor, a tua mina rendeu cinco minas.
E a este disse também: Sê tu também sobre cinco cidades.
E veio outro, dizendo: Senhor, aqui está a tua mina, que guardei num lenço;
Porque tive medo de ti, que és homem rigoroso, que tomas o que não puseste, e segas o que não semeaste.
Porém, ele lhe disse: Mau servo, pela tua boca te julgarei. Sabias que eu sou homem rigoroso, que tomo o que não pus, e sego o que não semeei;
Por que não puseste, pois, o meu dinheiro no banco, para que eu, vindo, o exigisse com os juros?
E disse aos que estavam com ele: Tirai-lhe a mina, e dai-a ao que tem dez minas.
(E disseram-lhe eles: Senhor, ele tem dez minas. )
Pois eu vos digo que a qualquer que tiver ser-lhe-á dado, mas ao que não tiver, até o que tem lhe será tirado.
E quanto àqueles meus inimigos que não quiseram que eu reinasse sobre eles, trazei-os aqui, e matai-os diante de mim.
E, dito isto, ia caminhando adiante, subindo para Jerusalém.


 

Jesus  neste Evangelho nos convida hoje a refletir sobre os dons que Ele nos deu.  O que estamos fazendo com estes dons? Será que estamos aplicando-os para promover o bem comum? Para a construção do Reino de Deus? Para colaborar com a salvação dos nossos irmãos? E também da nossa salvação?

São vários os dons que Deus nos deu. Cada um de nós tem a capacidade de fazer bem muitas coisas. Dirigir, cozinhar, cuidar da saúde, da casa, até de fazer alguns reparos nas paredes da nossa casa. Porém alguns de nós, tem um  talento especial de fazer muito bem algumas coisas, como: Cantar, interpretar, pilotar um Boeing, etc. em suma, nós fazemos muitas coisas, porém somente uma delas nós a fazemos de forma especial, nós a fazemos muito bem e com muita facilidade. É este talento que nós devemos desenvolver,  e aplicá-lo  não somente para o nosso proveito, mas também para ajudar aos que precisam.

 

Não se esqueça que o talento não é seu, mais sim de Deus. Foi Ele quem lhe deu essa sua voz bonita, que é para você alegrar os demais,  cantando belas canções que promovem a paz, que valorizam o amor e a família, que estimulam a prática do bem através do amor fraterno...   e não apenas para se enriquecer, para  promover a libertinagem, o uso de entorpecentes, para acionar a violência.

Pelo contrário, os seus dons devem ser usados de preferência pela causa do Reino de Deus. Isso pode ser: Diretamente, cantar no coro da igreja por exemplo, ou indiretamente, quando você procura fazer com que o seu talento seja direcionado para o bem, para promover a paz, para a construção de um mundo melhor.   Nossos dons devem ser colocados a serviço de Deus e da sociedade, porque somente desse jeito é que os nossos dons se multiplicam. E isso acontece, porque aqueles que os recebem, também vão copiá-los e  retransmiti-los a outros irmãos, produzindo dessa forma, frutos em abundância, contribuindo, assim, para que o Reino de Deus cresça cada vez mais no meio dos homens.

A força dos nossos talentos são de tão grande influência, que podemos observar ao longo da História, as mudanças de comportamentos social, especialmente da juventude, diante da influência dos ídolos de suas épocas.  São artistas que mudam o comportamento de uma geração. No modo de vestir, de cortar o cabelo, de se comportar, etc.

É uma pena que tais ídolos não tenham usado os seus talentos para incentivar o bem, mas sim o mal em si: Rebeldia exacerbada, uso de droga, sexo livre, entre outras coisas daninhas que podemos observar desde os anos 60 par cá. 

Então. Você tem um talento? Não o enterre!  Pelo contrário, faça dele o seu maior investimento,  e se não quiser usá-lo diretamente pela causa do Reino de Deus, faça dele um instrumento de mudança, de transformação social para melhor.  Vai lá! Com certeza, você é uma pessoa privilegiada, uma pessoa escolhida para uma missão no mundo. Não seja egoísta no uso do seu talento. Use-o não só em benefícios próprios, mais sim para a construção de um mundo novo. Você pode! Experimente. Deus vai lhe ajudar a atingir essa grande meta.

 

José Salviano

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Um comentário:

  1. Hoje participarei de uma adoração e essa palavra veio como uma lança no meu coração ! amem

    ResponderExcluir