.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

domingo, 22 de novembro de 2020

CUIDADO PARA NÃO SEREM ENGANADOS-Olivia Coutinho

 REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA - 24/11/20 - Lc 21,5-11

TERÇA -FERA DA 34º SEMANA DO TEMPO COMUM



"CUIDADO PARA NÃO SEREM ENGANADOS..."

 

Reflexão de Olivia Coutinho 

Caros irmãos e irmãs em Cristo!
Ao longo de sua trajetória terrena, Jesus ia aproveitando todas as oportunidades para nos passar importantes ensinamentos, tomando por base, tudo o que Ele via e ouvia por onde passava. É o que podemos constatar no evangelho que a liturgia de hoje coloca diante de nós. Ao ver e ouvir, algumas pessoas manifestando o encantamento pelas as pedras que enfeitavam o templo, Jesus aproveita a oportunidade, para alertá-las quanto ao perigo delas ficarem somente no visual, na beleza externa. Jesus não entra na conversa daquelas, pessoas com a intensão de desmanchar prazer, afinal, Ele não condena ninguém por admirar o que é belo, até porque, em toda arte humana, no caso, a construção do templo, tem sempre o dedo de Deus, pois é Deus quem dá inteligência ao homem. 
A intensão de Jesus, ao interpelar aquelas pessoas, era no sentido de conscientizá-las de que nenhuma estrutura é mais sólida do que aquela que é construída sobre os valores irrenunciáveis do evangelho. As estruturas terrenas são facilmente destruídas, como aquele templo de pedra, que seria destruído, enquanto que o templo vivo de Deus, que é o coração humano, esse, jamais será destruído, se preenchido de Deus. Este templo, aparentemente frágil, sobreviverá a todos os terremotos, a todas as guerras...
“Não ficará pedra sobre pedra.” Ao ouvir esta afirmação de Jesus, as pessoas pensaram que Jesus estava se referindo ao fim do mundo, o que não era verdade, Jesus estava falando da destruição de Jerusalém, inclusive daquele templo que eles tanto admiravam, o que aconteceu nos anos 70dC
“Mestre quando acontecerá isto? E qual vai ser o sinal de que estas coisas estão para acontecer?” Jesus, sabendo que o povo estava dando ouvido às muitas previsões a respeito do fim do mundo, muda  seu discurso, passa a tranquilizar as pessoas e ao mesmo tempo alerta-las quanto ao perigo delas se deixarem enganar pelos os falsos profetas.
Todas as descrições presentes no texto, podem parecer negativas, mas a sua finalidade é nos tranquilizar, nos mostrar que Deus é maior que tudo e que o mundo velho, que às vezes insistimos em alimentar dentro de nós, vai desaparecer dando lugar a um mundo novo alicerçado nos valores do Reino!
Ao falar de guerras, de revoluções, não é intenção de Jesus nos amedrontar e sim, nos deixar uma mensagem de esperança, assegurando-nos, de que nada de mal nos acontecerá, se nos mantivermos perseverantes na fé.
Não fiquemos somente no encantamento do que é externo, cuidemos do nosso interior, que é o nosso coração, o templo vivo onde Jesus quer fazer sua morada! O templos de pedras serão facilmente destruídos, já, este templo sagrado, que é o nosso coração quando habitado por Deus, jamais será destruído.
Quem confia verdadeiramente em Jesus, não fica dando ouvido às previsões infundadas do fim do mundo, e nem preanunciando algo de ruim, pelo o contrário, quem deposita a sua confiança em Deus, se faz agente de vida, portador e anunciador de uma Boa notícia!
Que a nossa preocupação, não seja com o fim do mundo, e sim, com o fim de uma vida em pecado.
É importante conscientizarmos: o nosso fim, não é o final da nossa passagem terrena, e sim, as consequências do nosso afastamento de Deus, isso sim, será a nossa ruína.
Tudo o que é da terra, tem começo e fim, tudo que é do céu, tem começo, mas não tem fim, como o amor de Deus! 
Um seguidor de Jesus, não deve apegar-se às coisas do mundo, dando valor absoluto ao que é relativo ou considerando definitivo o que é provisório. Não podemos Esquecer: nesta vida, tudo é passageiro, nada fica, nada vai conosco, a não ser o bem que fazemos. 


QUE DEUS ABENÇOE A TODOS!

FIQUEM NA PAZ DE JESUS!

Reflexão de Olivia Coutinho



2 comentários:

  1. DEUS te abençoe e te ilumine. Obrigado pela reflexão.
    Santa Maria, Rio Grande do Sul.

    ResponderExcluir
  2. Eu, Jair Ferreira da Cidade de Cruz das Almas, na Bahia da Diocese Nossa Senhora do Bom Sucesso, leio e reflito sobre as leituras diária dessa equipe(José Salviano, Helena Serpa, Olívia Coutinho, Dehoniamos, Jorge Lorente, Vera Lúcia, Maria de Lourdes Cury Macedo, Adélio Francisco) colocando em prática no meu dia-dia, obrigado a todos que doaram um pouco do seu tempo para evangelizar, catequizar e edificar o reino de Deus, que o Senhor Jesus Cristo e Nossa Mãe Maria Santíssima continue iluminando a todos. Abraços fraternos.

    ResponderExcluir