.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

sexta-feira, 20 de novembro de 2020

Minha casa será casa de oração-Olivia Coutinho

 REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA - 20/11/20 – Lc19,45-48

SEXTA-FERA 33º DO TEMPO COMUM


'Minha casa será casa de oração'.

Reflexão de Olivia Coutinho 

Caros irmãos e irmãs em Cristo!

Nesta cultura em que vivemos , somos induzidos a valorizar o externo, o que os nossos olhos veem, com isso, vamos deixando de cuidar do principal que é o nosso interior, de onde vem o amor que nos une como irmãos!
Numa sociedade indiferente a  Deus, o que  impera é o consumismo, a ganância, grande inimigos que nos distanciam dos verdadeiros valores.

O evangelho que a liturgia de hoje nos convida a refletir, chama a nossa atenção sobre a importância de eliminarmos tudo o que nos impede de fazer do nosso coração, um templo vivo, onde Jesus possa habitar.

O texto começa falando da indignação de Jesus diante a uma tamanha inversão de valores: um lugar onde deveria ser um local de oração, de encontro de irmãos, estava sendo transformado num centro de comercio, de exploração da fé... 
Indignado, Jesus reage com rigor, Ele  espalha as moedas pelo o chão, derruba as mesas, expulsa os vendedores e todos os animais, com exceção das pombas, com as pombas, Jesus foi menos severo, não as expulsou, pediu que as retirassem dali, provavelmente, em respeito aos pobres, pois as pombas, eram as oferendas que os pobres faziam ao templo.
É importante ressaltarmos: a preocupação de Jesus, não era com o templo de pedra em si, e sim, com o templo de “pedra viva" que é a pessoa humana, Jesus sabia da esperteza dos vendilhões do templo, Ele estava ciente de que estes, que se diziam fiéis a Deus, estavam explorando o povo, principalmente os mais pobres.
Sempre que deparamos com este evangelho, é comum, ficarmos centrados na atitude severa de Jesus expulsando os vendilhões do templo e com isso, não meditamos o mais importante, que é a apresentação de Jesus, como o templo vivo de Deus: “Destruí este templo, e em três dias o levantarei.” Aqui, Jesus se revela como o Templo vivo de Deus, fazendo alusão a sua morte e ressurreição, porém, os vendilhões do templo, não entenderam, eles estavam voltados para as coisas materiais e cegos para as coisas de Deus! Enquanto Jesus falava de um templo de carne, que era Ele mesmo, eles acharam que Jesus estava se referindo ao templo de pedra. 
“O zelo pela casa do meu Pai me consumirá.” Jo2,17. Mais tarde, os discípulos recordaram desta frase, citada nas escrituras. Hoje, nós sabemos, que foi o zelo pelo o que é do Pai, (a humanidade) que levou Jesus à morte, sabemos também, que foi o amor do Pai pela a humanidade, que o ressuscitou no terceiro dia. 
Jesus é o templo vivo de Deus, ligados a Ele, somos também, o templo vivo de Deus, seres humanos divinizados carregando dentro de si, a essência de Deus!
Respeitemo-nos uns aos outros, pois o meu e o seu coração, é templo vivo de Deus...

 

QUE DEUS ABENÇOE A TODOS!

FIQUEM NA PAZ DE JESUS!

Reflexão de Olivia Coutinho


Nenhum comentário:

Postar um comentário