.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 17 de novembro de 2020

-A minha casa é casa de oração-José Salviano

 

20 de novembro de 2020

 

Evangelho Lc 19,45-48



 

Evangelho

E, entrando no templo, começou a expulsar todos os que nele vendiam e compravam,
Dizendo-lhes: Está escrito:
A minha casa é casa de oração; mas vós fizestes dela covil de salteadores.
E todos os dias ensinava no templo; mas os principais dos sacerdotes, e os escribas, e os principais do povo procuravam matá-lo.
E não achavam meio de o fazer, porque todo o povo pendia para ele, escutando-o.


 

Durante muito tempo, o Templo de Jerusalém foi um lugar sagrado, respeitado, e visitado por peregrinos de nações vizinhas.  Era a  morada de Deus, a casa do Pai.  Com o passar dos tempos, aquele lugar sagrado passou a ser profanado, explorado com o objetivo de ganhar muito dinheiro. Por isso ele se tornou um grande centro comercial,  com os lucros carreados para a elite religiosa.

Então  ao se aproximar daquele Templo, Jesus viu que na sua entrada estavam os vendilhões que haviam transformado aquele espaço em um verdadeiro covil de ladrões! E por isso Jesus gritou: Minha casa será casa de oração!...

Não só de oração, mas também de missão. Assim como a nossa paróquia deve ser um centro de missão, um CENTRO MISSIONÁRIO. Um lugar onde se pratica a devoção, a fé, com muita oração, e preparo dos missionários que não só devem permanecer nos perímetros paroquiais, mas sim, também devem ir levar a palavra às ovelhas perdidas da periferia.

Sabemos  hoje, que a periferia está dominada pelo crime organizado. Mas também sabemos que Jesus não nos deixa na mão, e que Ele estará conosco até o fim dos tempos.  É só não cutucar os leões (os chefes) com vara curta, que eles não nos farão nenhum mal.  Pois Deus cuida deles, em relação a nós. “E se forem picados por serpentes, isso não os fará mal...”

A comunidade que não é missionária deixa de ser comunidade cristã.  Não se admite uma comunidade que fica esperando as ovelhas, os cristãos chegarem para a missa, uma comunidade que reza, porém pouco pratica a fé,  no sentido missionário da palavra, é uma comunidade morna.


A catequese das crianças só não basta. É necessário incomodar os acomodados que não abrem mão do seu conforto para frequentar a igreja local.
Jesus, assim como a  Igreja primitiva dos apóstolos, começou assim, de forma itinerante, buscando os desinteressados, os indiferentes, os que não sabiam do Plano de Deus, os que não conhecendo Jesus e o Evangelho, e que por isso faziam coisas diferentes, erradas, que poderiam e podem levá-los a condenação.

Deste modo, nós, que sabemos do nosso papel no Plano de Deus, precisamos nos conscientizar da necessidade  de  sermos missionários de verdade.
Ser missionários paroquiais, missionários na família, missionários no emprego, na escola, no ônibus, e em todos os lugares nos quais atuamos como pessoas. Devemos ser cristãos em todos esses lugares, dando o nosso bom exemplo de cristãos atuantes, e não somente durante a missa.

Minha casa é casa de oração. É o lugar onde rezamos juntos, unidos, e por isso invocamos a presença de Jesus. “No lugar onde mais de um de vós estiverem reunidos em meu nome, eu estarei no meio deles”.
Aí está a justificativa para aqueles e aquelas que dizem: Quando quero rezar, eu rezo em casa.  Sim, rezar em casa também é indispensável. O próprio Jesus recomendou, dizendo mais ou menos assim: “quando quiserem rezar entra no teu quarto, feche a porta, apaga a luz e reza ao Pai”. Jesus nos ensinou que a oração tanto deve ser coletiva como individual. Jesus disse isso também e principalmente para contradizer os fariseus que rezavam gritando em lugares públicos, só para se mostrarem aos demais, se fazendo de santos. Desse modo, tanto necessitamos rezar na igreja junto com a comunidade, como em casa no silêncio da solidão. Pois Deus que vê tudo, acolherá os nossos pedidos e clamores. E você? Já rezou hoje? Beleza! Tenha um bom dia.

 

José Salviano.

 

 

2 comentários: