.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 3 de novembro de 2020

-32º DOMINGO DO T. C.Ano A-ESTAR PREPARADO-José Salviano

 

 

32 DOMINGO DO TEMPO COMUM-Ano A

08 de Novembro de 2020

 

Evangelho Mt 25,1-13

-SER PRUDENTE E ESTAR PREPARADO-José Salviano

 

Evangelho

Então o reino dos céus será semelhante a dez virgens que, tomando as suas lâmpadas, saíram ao encontro do esposo.
E cinco delas eram prudentes, e cinco loucas.
As loucas, tomando as suas lâmpadas, não levaram azeite consigo.
Mas as prudentes levaram azeite em suas vasilhas, com as suas lâmpadas.
E, tardando o esposo, tosquenejaram todas, e adormeceram.
Mas à meia-noite ouviu-se um clamor: Aí vem o esposo, saí-lhe ao encontro.
Então todas aquelas virgens se levantaram, e prepararam as suas lâmpadas.
E as loucas disseram às prudentes: Dai-nos do vosso azeite, porque as nossas lâmpadas se apagam.
Mas as prudentes responderam, dizendo: Não seja caso que nos falte a nós e a vós, ide antes aos que o vendem, e comprai-o para vós.
E, tendo elas ido comprá-lo, chegou o esposo, e as que estavam preparadas entraram com ele para as bodas, e fechou-se a porta.
E depois chegaram também as outras virgens, dizendo: Senhor, Senhor, abre-nos.
E ele, respondendo, disse: Em verdade vos digo que vos não conheço.
Vigiai, pois, porque não sabeis o dia nem a hora em que o Filho do homem há de vir.

Nesta parábola Jesus nos conta uma estória  de dez virgens, das quais 5 eram prudentes e 5 eram loucas.  Isto, por que, a imprudência  pode ser comparada com uma grande loucura!  Pois  só mesmo um louco não se preocupa com a sua segurança, com a sua salvação. Aquelas 5 jovens imprudentes, nem se preocuparam com o que lhes poderia acontecer, se não levassem óleo extra.

Caríssimos. Um dia as nossas lâmpadas vão se apagar, e seria bom que estivéssemos preparados para merecer entrar para a Glória eterna! Imprudentes somos todos nós que deixamos para depois, o preparo da nossa alma para que um dia  alcancemos a salvação. Isto por que, o noivo, que é Jesus, poderá vir nos buscar na hora em que menos esperamos.

Realmente é uma grande loucura o que vivem fazendo muitos por aí. Aproveitando a vida custe o que custar. E para muitos, esta curtição lhe custam a própria vida!  Ninguém aqui é contra se divertir.    que para o bem da nossa alma, devemos fazer tudo levando em conta, a nossa salvação.  Divertir é bom. E para se ter uma idéia, muitos dos deprimidos, estão assim por falta de diversão. A diversão é  uma fuga dos nossos problemas diários. É preciso tirar pelo menos um dia por semana para o descanso e para  nos distrair. Porém, esta distração deve estar de acordo com a vontade do Pai. Ao menos que não o aceitemos em nossas vidas loucas!

Então, aquelas 5 jovens imprudentes ou loucas, foram tentar comprar o azeite para suas lamparinas, e quando voltaram, a porta da festa já estava fechada.  E elas gritaram de fora pedindo para que se abrissem a porta, quando o noivo gritou lá de dentro: Em verdade vos digo que vos não conheço.

Segundo Jesus, esta mesma  cena irá acontecer no dia do juízo final, quando muitos daqueles e daquelas que hoje vivem no serviço do Reino de Deus, no serviço da paróquia,  pedirão para se abrir as portas do Céu e poderão ouvir de Jesus estas mesmas palavras. Idem embora pois não vos conheço.  Pois (apesar de vocês serem catequistas), eu tive fome e não me destes de comer, tive sede e não me destes de beber...

Prezadas irmãs e irmãos. Sejamos como aquelas 5  jovens prudentes, e o nosso fim será apenas uma passagem para uma outra fase existencial, de forma suave e seremos felizes para sempre!


O óleo representa as nossas boas obras. As quais, devem estar acompanhadas da observância dos mandamentos. Pois de nada adianta praticar boas obras, se não participamos da Eucaristia de preferência diariamente. Praticar boas obras, principalmente a caridade,  é indispensável para entrarmos na festa do Reino, porém, é indispensável que estejamos puros no momento exato da nossa morte.

E esta hora, nós não saberemos quando será. Deus nos proporciona todos os recursos para a nossa salvação, como o perdão, ( por meio da confissão), a participação do banquete eucarístico, a convivência fraterna, etc. Porém, Deus não nos assegura, não nos garante o dia de amanhã. Pois o tempo de Deus é hoje, o seu tempo é agora.  Por  isso, a nossa salvação está sendo preparada agora! Neste exato momento. Não a deixemos para amanhã, pois poderá ser muito tarde!

O que estamos exatamente fazendo neste momento? Estamos nos preparando para  a partida? E se ela for hoje? E se ela for agora? Para onde será que nós iremos? Para o Céu, ou para o fogo eterno?

 

O importante é que façamos de tudo para que naquele momento estejamos preparados. E esta preparação depende do nosso relacionamento com Deus e com o irmão. Foi assim que Jesus resumiu todos os mandamentos.

Nesta vida temos de renunciar a muitas coisas, para que possamos um dia alcançar o prêmio eterno. Se optarmos por uma vida de total curtição, uma vida de desfruto de tudo sem restrição, o resultado poderá ser catastrófico para a nossa alma!

Para conseguir passar no vestibular, o jovem estudante tem de renunciar a muitas coisas: Diversão, amigos, descanso, etc. Para se dedicar exclusivamente aos estudos de forma bem concentrada. Do mesmo modo, nós temos de nos preparar para o grande vestibular no último dia da nossa vida corporal e terrena. 

 

Neste Evangelho Jesus nos avisa que temos de estar preparados pois não sabemos o dia nem a hora da nossa partida desta vida terrena e passageira, para a segunda fase da nossa existência, que poderá ser: No inferno ou no Céu. Isso dependerá de nós. Dependerá do que fizermos com a nossa liberdade que nos foi dada por Deus.

 

Que Jesus nos ajude a sermos cada  dia mais fiéis aos seus ensinamentos, para o nosso próprio bem, para que naquele dia não sejamos pegos de surpresa pela recusa de Jesus em nos abrir a porta para que entremos e participamos da eterna festa celestial.

 

Fica ligado, pois é melhor ficar com Deus. José  Salviano

 

 

(Vídeo)32º DOMINGO T.C.SER PRUDENTE E ESTAR PREPARADO-Ano A-Vera Lúcia

 

Um comentário:

  1. Eu, Jair Ferreira da Cidade de Cruz das Almas, na Bahia da Diocese Nossa Senhora do Bom Sucesso, leio e reflito sobre as leituras diária dessa equipe(José Salviano, Helena Serpa, Olívia Coutinho, Dehoniamos, Jorge Lorente, Vera Lúcia, Maria de Lourdes Cury Macedo, Adélio Francisco) colocando em prática no meu dia-dia, obrigado a todos que doaram um pouco do seu tempo para evangelizar, catequizar e edificar o reino de Deus, que o Senhor Jesus Cristo e Nossa Mãe Maria Santíssima continue iluminando a todos. Abraços fraternos.

    ResponderExcluir