.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 2 de julho de 2019

-O jejum- Mt 9,14-17-José Salviano


06 de Julho de 2019

Evangelho Mt 9,14-17

Naquele tempo:
14Os discípulos de João aproximaram-se de Jesus
e perguntaram:
'Por que razão nós e os fariseus praticamos jejuns,
mas os teus discípulos não?'
15Disse-lhes Jesus:
'Por acaso, os amigos do noivo podem estar de luto
enquanto o noivo está com eles?
Dias virão em que o noivo será tirado do meio deles.
Então, sim, eles jejuarão.
16Ninguém coloca remendo de pano novo em roupa velha,
porque o remendo repuxa a roupa
e o rasgão fica maior ainda.
17Também não se coloca vinho novo em odres velhos,
senão os odres se arrebentam, o vinho se derrama
e os odres se perdem.
Mas vinho novo se coloca em odres novos,
e assim os dois se conservam.'
Palavra da Salvação.


Jesus foi questionado por discípulos de João Batista a respeito do cumprimento do jejum: "Por que jejuamos, nós e os fariseus, ao passo que os teus discípulos não jejuam?".  
Isso nos leva a refletir sobre a importância do jejum para a nossa espiritualidade. Principalmente para aqueles que encontram muita dificuldade em se manter puros por causa da idade, e das tentações em sua volta.  
Assim como Isaac, nós também temos todo direito de nos regalar de vez em quando com um bom prato de nossa preferência, porque ninguém é de ferro. Por outro lado, não podemos esquecer a importância do jejum enquanto temos saúde para isso, e estamos nessa caminhada cheia de tropeços e perigos a cada passo.
O jejum  é uma negação de nós mesmos.  É dizer não ao nosso corpo quando ele quer o sim. Fazendo isso, nós teremos mais força para dizer NÃO, quando naquele momento de tentação, o nosso corpo reclama a satisfação do prazer do modo errado, ou com a pessoa errada. Adestrada e treinada, essa fera aparentemente indomável que é a nossa carne, vai obedecer à voz de comando da nossa alma, e com a ajuda de Deus se acalmará, exatamente naquele momento de perigo maior para a manutenção da nossa santidade, e aproximação maior com Deus, para que possamos aproximar as pessoas também de Deus através do nosso sacerdócio, da nossa missão.
Vós sois o sal da terá, e o sal não pode estar estragado senão não vai salgar coisa alguma. Porém, um jejum não terá tanta força para a nossa santificação se ele não for acompanhado de oração, na qual estaremos não só oferecendo aquele sacrifício a Deus Pai, pelo perdão dos nossos pecados, como também pela conquista das graças que almejamos receber.
Caríssimas, e caríssimos. Experimente assim que pudere, fazer um jejum acompanhado de oração. Você não precisa falar para ninguém que está jejuando, nem ficar com cara de moribundo para que todos tenham pena de você, como faziam os líderes judaicos que Jesus criticou. Comece fazendo meio jejum. Uma vez por mês você vai almoçar bem tarde, lá pelas quatro ou cinco horas da tarde. Ou, futuramente, ficar sem almoçar, ou se aguentar, sem almoço e sem janta, só com o café da manhã. 
O jejum é bom para o nosso corpo e para a nossa alma. Porém, os idosos precisam avaliar o seu estado de saúde, pois nessa idade, é comum a ocorrência de anemia, principalmente pelo fato de muitos comerem errado. Preferem alimentos saborosos, como fast-food, que em vez de se alimentarem corretamente, prejudicam  a saúde do seu corpo.  Muitos não suportam comer, por exemplo,  um bom BIFE DE FÍGADO, que é rico em ferro e vitaminas do complexo B, entre outros nutrientes.
E assim, temos muitos idosos anêmicos, que vão ao médico, e recebem medicação para insuficiência cardíaca, e continuam fracos...
O bife de fígado cura a anemia.  Cura a fraqueza, a indisposição, que muitas vezes  pode ser confundida com outra doença.

Fica com  Deus. José Salviano



Nenhum comentário:

Postar um comentário