.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 22 de julho de 2019

-As Martas e as Marias de hoje- Evangelho - Lc 10,38-42 -José Salviano


29 de Julho de 2019

Evangelho Evangelho - Lc 10,38-42


Mande este Link para seus amigos:

https://liturgiadiariacomentada2.blogspot.com/

Eles também precisam ser salvos.


Naquele tempo:
38Jesus entrou num povoado,
e certa mulher, de nome Marta, recebeu-o em sua casa.
39Sua irmã, chamada Maria, sentou-se aos pés do Senhor,
e escutava a sua palavra.
40Marta, porém, estava ocupada com muitos afazeres.
Ela aproximou-se e disse:
'Senhor, não te importas que minha irmã
me deixe sozinha, com todo o serviço?
Manda que ela me venha ajudar!'
41O Senhor, porém, lhe respondeu:
'Marta, Marta! Tu te preocupas
e andas agitada por muitas coisas.
42Porém, uma só coisa é necessária.
Maria escolheu a melhor parte
e esta não lhe será tirada.'
Palavra da Salvação.

Marta representa  todos aqueles e aquelas que vivem correndo atrás da sobrevivência,  correndo atrás do lucro, das grandes oportunidades de ganhar muito dinheiro, de conseguir o melhor emprego, etc. são pessoas que têm mais compromissos do que tempo.  Correm tanto, que não lhes sobram nenhum tempo para Deus. 
São os que eliminam os compromissos menos importantes como é o caso da oração. E alegam que não rezaram por que não sobrou tempo. Tempo para Deus.
Desse modo, quando alguns desses vão rezar, ou vão à missa, podemos dizer que reservaram para Deus as sobras do seu tempo.
E veja o que Jesus disse: “Busque em primeiro lugar o Reino de Deus, e todo o resto te será dado de acréscimo” .
Mais vai falar uma coisa dessas para um empresário, para um corretor da Bolsa, para um vendedor apressado...
Não podemos dizer que Marta, era uma mulher descrente, que vivia atrás do dinheiro. Marta estava fazendo o que deveria fazer, pois queria preparar um almoço a altura do Mestre que veio lhe visitar. Porém, em relação às escolhas das duas, Maria, apesar de que não estava ajudando sua irmã, havia realmente escolhido a melhor parte. Ouvir Jesus.
Por tanto, Maria representa todos aqueles e aquelas que são tementes a
Deus neste mundo sem Deus.  São os que buscam a Deus em primeiro lugar e o resto lhes serão dado de acréscimo. São os que vêem na oração o sentido para as suas vidas. Pois a oração é o alimento da nossa fé, e nos ajuda a vencer os obstáculos que nos impedem de buscar a Deus em primeiríssimo lugar.
Os que escolhem a melhor parte sabem que  ao contrário  daqueles que buscam ganhar a sua vida material correndo prá lá e prá cá a todo vapor, também trabalham, se esforçam, mais sabem que a salvação nos vem de Deus.
A lição desse fato real revelado para nós hoje neste Evangelho, é que nem tanto a Marta, nem tanto a Maria.  Ou seja, devemos atinar ao meio termo.  Trabalhar, servir, buscar a sobrevivência sem esperar cair do Céu, mais por outro lado, buscar  em primeiro lugar a aproximação constante, diária, com Deus, que é a nossa Força Maior, a nossa Força do Alto que sem ela, não seremos  absolutamente nada.
Maria escutava atentamente a palavra de Jesus, quando foi interrompida por Marta que se sentiu prejudicada por estar trabalhando sem a ajuda de sua irmã. Acontece que Maria preferiu ouvir a palavra de vida eterna que prepara para a missão de conduzir outras pessoas a escutarem, seguir e praticarem os ensinamentos do Mestre. Ensinamentos que nos conduzem à vida eterna.

E foi por isso que Jesus disse que Maria havia escolhido a melhor parte, embora Marta achasse que era a hora errada de escutar o Mestre.
Mais Jesus deixou claro que qualquer hora é hora de escutar a palavra de Deus, que é fundamental para o estímulo ao serviço amoroso à vida, o qual é o caminho para a comunhão com Jesus e com o Pai.

Jesus não estava desvalorizando o serviço doméstico da mulher quando disse à Marta que ela estava muito agitada com os afazeres. Mas, talvez estivesse empenhado em aproveitar o interesse de Maria, e prepará-la para fazer parte do seu grupo de discípulas, o qual iria ampliar o envolvimento das santas mulheres nas novas comunidades. Assim, além dos serviços elementares necessários, as mulheres também foram chamadas a assumir a condição de discípulas. E para tal missão, é coisa indispensável dedicar-se à escuta da Palavra, para poder exercer com eficiência crescente a função catequética, não somente através das palavras, mas também pelo testemunho e pelo exemplo.

Também nós catequistas e líderes comunitários, não podemos sair por aí dizendo qualquer coisa que vier em nossa cabeça. Precisamos ler a palavra de Deus assim como ficar atentos para ouvir a voz de Jesus que nos fala e nos orienta na caminhada. Ele nos ensina, nos ilumina sobre o como devemos proceder, e o que devemos falar quando estamos a evangelizar.
Fiquemos atentos, pois a qualquer momento Jesus poderá falar conosco.



Fica com deus. José Salviano.


Um comentário:

  1. Eu, Jair Ferreira da Cidade de Cruz das Almas, da Diocese Nossa Senhora do Bom Sucesso, leio e reflito sobre as leituras diária dessa equipe(José Salviano, Helena Serpa, Olívia Coutinho, Dehoniamos, Jorge Lorente, Vera Lúcia, Maria de Lourdes Cury Macedo) colocando em prática no meu dia-dia, obrigado a todos que doaram um pouco do seu tempo para evangelizar, catequizar e edificar o reino de Deus, que o Senhor Jesus Cristo continue iluminando a todos. Abraços fraternos.

    ResponderExcluir