.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 22 de julho de 2019

-Você é Joio ou você é trigo?- Evangelho - Mt 13,36-43-José Salviano


30 de Julho de 2019
Evangelho Evangelho - Mt 13,36-43
Mande este Link para seus amigos:

https://liturgiadiariacomentada2.blogspot.com/

Eles também precisam ser salvos.


Como o joio é recolhido e queimado ao fogo,

Naquele tempo:
36Jesus deixou as multidões e foi para casa.
Seus discípulos aproximaram-se dele e disseram:
'Explica-nos a parábola do joio!'
37Jesus respondeu:
Aquele que semeia a boa semente é o Filho do Homem.
38O campo é o mundo.
A boa semente são os que pertencem ao Reino.
O joio são os que pertencem ao Maligno.
39O inimigo que semeou o joio é o diabo.
A colheita é o fim dos tempos.
Os ceifadores são os anjos.
40Como o joio é recolhido e queimado ao fogo,
assim também acontecerá no fim dos tempos:
41o Filho do Homem enviará os seus anjos
e eles retirarão do seu Reino
todos os que fazem outros pecar
e os que praticam o mal;
42e depois os lançarão na fornalha de fogo.
Ali haverá choro e ranger de dentes.
43Então os justos brilharão como o sol no Reino de seu Pai.
Quem tem ouvidos, ouça.'
Palavra da Salvação.

O Evangelho de hoje nos conduz a pensar: Eu sou joio ou eu sou trigo?
O joio e o trigo são bem parecidos enquanto são novos.  O mesmo acontece conosco. Até o início da vida adulta, é difícil de se perceber  quem é joio, pessoas do mal, e quem é trigo, pessoas do bem.
Pois os disfarces, as dissimulações, são tão naturais no mundo de hoje, que não distinguimos ao certo com quem estamos falando, com quem estamos lidando.  E por isso, muitos são enganados, levados ao mau caminho, ao prejuízo, ao engano, lesados em seus bens, e assim por diante.
Pois por incrível que nos possa parecer, muitas vezes, pessoas para com as quais botamos a mão no fogo, podem estar nos enganando e nos levando para o buraco, ou para um beco sem saída.
E isso acontece muito com os jovens. Esses são presas  fáceis dos joios do mundo de hoje.
Hoje a parábola do Joio e do Trigo nos preocupa assim como preocupou os amigos de Jesus. Por isso eles, os discípulos pediram a Jesus: Explica-nos a parábola do Joio.  Traduzindo as palavras de Jesus, podemos afirmar que: Aquele que semeia é o Filho de Deus, ou qualquer um de nós, desde que tenhamos fé, e estejamos preparados para anunciar a palavra de Deus.
O campo é o mundo com todo tipo de gente, pessoas do bem e pessoas do mal. Jesus as classificou, dizendo que a boa semente são os que pertencem ao Reino, e o joio são os que pertencem ao maligno.
E o inimigo que semeou o joio, os pensamentos e valores invertidos, na nossa mente,  é o diabo que nos envenena com conselhos e idéias contrárias ao Evangelho, contrárias aos caminhos que nos levam a casa do Pai.
A colheita Jesus disse que é o fim dos tempos, ou seja, é o Juízo Final. Naquele dia seremos separados uns para a direita e outros para a esquerda.  Os da direita irão para o Céus e os da esquerda  irão para o inferno.
Nos tempos atuais, no mundo inteiro, a direita nem sempre é certa, nem sempre é justa, por vezes podemos denominá-la de torta. E a esquerda, nem sempre é a parte errada, mais sim, aquela que atrapalha, incomoda, por tanto, pode ser chamada de: A parte certa, que é escrita com letras tortas.  Enquanto que a direita é a parte injusta, a parte torta, escrita com letras certas, e dita com palavras bonitas, como dizem muitas pessoas por aí.
Porém, é Jesus quem vai nos julgar. Pois o fato de ser da direita ou da esquerda, muitas vezes não quer dizer nada. O que nos condenará é o uso que fazemos da nossa liberdade, é o tamanho da nossa caridade para com os  nossos irmãos e irmãs, principalmente os fracos.
Continuando, Jesus disse que os que cortam o trigo serão os anjos,  e que o joio será separado e jogado ao forno ardente onde haverá choro e ranger de dentes.  O joio representa  todos aqueles e aquelas que praticam o mal.
E agora está na hora de nos perguntarmos: Somos do bem ou somos do mal de forma disfarçada?  Praticamos os mal disfarçadamente sem que as pessoas não o percebam, parecidos com o joio que se confundia com o trigo? Ou somos do bem, justos e praticantes da verdade? 
Acontece que dentro de cada um de nós pode estar presentes o joio e o trigo. Assim, as nossas escolhas nem sempre são totalmente justas, ou corretas. Elas podem estar mescladas de um pouco de joio e um pouco de trigo. Um pouco de maldade em nosso sorriso, um pouco de falsidade em nossos gestos e atitudes.
Por mais santos que possamos ser, precisamos nos verificar se estamos agindo como joio ou como trigo.  Precisamos avaliar o que é trigo e o que é joio não só nas atitudes e atos dos outros, como somos especialistas em fazer, mas sim, avaliar em nós. O que estamos fazendo de certo e de errado, hoje, e o que fizemos ontem.
Caríssimas, e caríssimos. O tempo de Deus é agora. Vamos mudar o que joio em trigo, começando por nossa pessoa.

Fica com Deus. José Salviano.










Um comentário:

  1. Eu, Jair Ferreira da Cidade de Cruz das Almas, da Diocese Nossa Senhora do Bom Sucesso, leio e reflito sobre as leituras diária dessa equipe(José Salviano, Helena Serpa, Olívia Coutinho, Dehoniamos, Jorge Lorente, Vera Lúcia, Maria de Lourdes Cury Macedo, Adélio Francisco) colocando em prática no meu dia-dia, obrigado a todos que doaram um pouco do seu tempo para evangelizar, catequizar e edificar o reino de Deus, que o Senhor Jesus Cristo continue iluminando a todos. Abraços fraternos.

    ResponderExcluir