.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 8 de julho de 2019

-Como velhas no meio de lobos-Mt 10,16-23-José Salviano


12 de Julho de 2019

Evangelho Mt 10,16-23



Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 
16Eis que eu vos envio como ovelhas no meio de lobos. 
Sede, portanto, prudentes como as serpentes 
e simples como as pombas. 
17Cuidado com os homens, 
porque eles vos entregarão aos tribunais 
e vos açoitarão nas suas sinagogas. 
18Vós sereis levados 
diante de governadores e reis, por minha causa, 
para dar testemunho diante deles e das nações. 
19Quando vos entregarem, 
não fiqueis preocupados como falar ou o que dizer. 
Entóo naquele momento vos será indicado o que deveis dizer. 
20Com efeito, não sereis vós que havereis de falar, 
mas sim o Espírito do vosso Pai 
é que falará através de vós. 
21O irmão entregará à morte o próprio irmóo; 
o pai entregará o filho; 
os filhos se levantarão contra seus pais, e os matarão. 
22Vós sereis odiados por todos, por causa do meu nome. 
Mas quem perseverar até o fim, esse será salvo. 
23Quando vos perseguirem numa cidade, fugi para outra. 
Em verdade vos digo, 
vós não acabareis de percorrer as cidades de Israel, 
antes que venha o Filho do Homem. 
Palavra da Salvação. 

O Evangelho de hoje é mais uma sequência das recomendações de Jesus aos discípulos por Ele enviados.  Jesus avisa que nem todos os acolherão com alegria e bondade, mas sim, eles serão enviados como ovelhas no meio de lobos.  No mundo é grande o número dos lobos vorazes que querem devorar a todos os que denunciam as injustiças e os crimes, principalmente aqueles por eles cometidos.

E isso acontece por que ninguém se julga culpado, ninguém se acha criminoso, pelo contrário, para eles, criminosos são todos aqueles e aquelas que  denunciam os seus crimes.
Para esses, Jesus nos aconselhou a sermos prudentes como a serpente.
Pois eles são capazes de nos entregar nos tribunais, mesmo sem termos cometidos nenhum crime. E o pior, podem até dar um jeito de nos condenar injustamente.

Jesus, não obstante ter nos prometido a sua proteção, Ele não nos enganou com relação ao que poderemos enfrentar, na nossa missão de evangelizar. Ele não nos escondeu que o mundo está cheio de desafios, de injustiças, de pessoas que movidas por satanás, poderão nos prejudicar seriamente, pelo fato de nós os incomodar com o anúncio da verdade.

Porém, Jesus nos garantiu que o Espírito Santo falará por nós, em nossa defesa, colocando em nossos lábios as palavras certas na hora certa. Na hora em que estivermos sendo oprimidos pelos poderosos, os quais querem mesmo é arrumar um jeito de nos prender, de nos amedrontar para que nunca mais apontemos os seus crimes diante da sociedade.

Jesus nos recomenda a dar o nosso testemunho de fé.  E é importante lembrarmos aqui que o nosso testemunho só será eficaz, se estivermos vivendo com Cristo e por Cristo.  Ou seja, se não levamos uma vida de pureza, de espiritualidade a toda prova, o nosso testemunho será furado, falso, e não surtirá os efeitos desejados, ou esperados.

Para que o nosso trabalho seja completo, perfeito, é necessário que estejamos em estado de graça. É indispensável que vivemos em Cristo.
Pois quem come a minha carne viverá em mim e eu nele. Disse Jesus.  Mais para comer o corpo de Cristo, precisamos estar  sem pecados. Não nos esqueçamos deste importante detalhe!
Viver em Cristo e por Cristo é importantíssimo, pois se continuarmos firmes até o fim da nossa vida, seremos salvos. Esta foi uma das promessas de Jesus Cristo.

E apesar de todos  os obstáculos deste mundo, Jesus nos aconselha a não ter medo. Assim, apesar de não nos ter prometido facilidades, Jesus nos prometeu estar sempre do nosso lado, nos protegendo e nos defendendo de toda a perseguição.

Neste mundo encontraremos a indiferença daqueles e daquelas que não acreditam em Deus,  mais sim, no poder e no dinheiro. Encontraremos  ainda, o  comodismo, o conforto, a perseguição, e sofrimentos...
Tudo isso faz parte da nossa missão, de levar Jesus ao mundo, custe o que custar.
Porém é bom lembrar que o mal, não terá a última palavra. Pois o bem vencerá o mal.  Pois Se Deus é por nós, quem poderá contra nós? 
Se alguns desistirão, nós continuamos firmes. Pois a graça da perseverança,  nos conduzirá à vitória definitiva!   Pois quem sabe que está no caminho certo, deve continuar caminhando, seguindo, deve continuar continuando...

Lembremos as palavras de Jesus: Quem quiser me seguir, toma a sua cruz e siga-me.  Não nos esqueçamos que sem cruz, não haverá ressurreição. Sem cruz nunca chegaremos à vitória final, no dia do Juízo.

Fica com Deus. José Salviano.



 





Um comentário:

  1. Eu, Jair Ferreira da Cidade de Cruz das Almas, da Diocese Nossa Senhora do Bom Sucesso, leio e reflito sobre as leituras diária dessa equipe colocando em prática no meu dia-dia, obrigado a todos que perde um pouco do seu tempo em refletir passando os seus ponto de vista que o Senhor Jesus Cristo continue iluminando a todos nós. Abraço.

    ResponderExcluir