.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 29 de julho de 2019

A intimidade com o Pai muda a nossa aparência-Helena Serpa


6 DE AGOSTO DE 2019

3ª. FEIRA TRANSFIGURAÇÃO DO SENHOR

Cor branco

 

1ª. Leitura – Dn 7, 9-10.13-14

 

Leitura da Profecia de Daniel 7,9-10.13-14
9Eu continuava olhando até que foram colocados uns tronos,
e um Ancião de muitos dias aí tomou lugar. Sua veste era branca como neve e os cabelos da cabeça, como ló pura; seu trono eram chamas de fogo, e as rodas do trono, como fogo em brasa.
10Derramava-se aí um rio de fogo que nascia diante dele;
serviam-no milhares de milhares, e milhões de milhões assistiam-no ao trono; foi instalado o tribunal e os livros foram abertos.
13Continuei insistindo na visão noturna, e eis que, entre as nuvens do céu, vinha um como filho de homem, aproximando-se do Ancião de muitos dias, e foi conduzido à sua presença. 14Foram-lhe dados poder, glória e realeza, e todos os povos, nações e línguas o serviam: seu poder é um poder eterno que não lhe será tirado,
e seu reino, um reino que não se dissolverá. Palavra do Senhor.

Reflexão - O Espírito Santo é quem nos dá a percepção das coisas espirituais”.
Na visão de Daniel nós podemos perceber a glória e a majestade de Deus diante das nações, quando nos fala de veste branca, de lã pura, de fogo em brasa, de rio de fogo. Jesus Cristo, o Filho de homem, surge aqui como a figura central da visualização que define para nós a realeza e a força de Cristo, Salvador e Senhor de todas as nações, o qual está glorificado nos céus ao lado de Deus Pai. Essa visão é interior e, pelo poder do Espírito Santo, nós também poderemos vivenciá-la. Só conseguiremos nos apossar desse clima, todo diferente e espiritual, se nos abandonarmos completamente às sugestões do Espírito Santo de Deus, nos desprendendo de todo raciocínio lógico. O Espírito Santo é quem nos dá a percepção das coisas espirituais. Refletir sobre este cenário é de alguma forma trazer o céu para a terra e já alegrar-se com a perspectiva feliz da eternidade. O reino dos céus se manifesta dentro do nosso coração e pensar nas coisas de Deus nos leva a enxergar a grandeza, a realeza e o Amor, sentimento que “desce do céu” para nos contagiar e nos fazer também experimentar, desde já, a realidade celeste. Assim sendo, pela fé, nós nos apossamos das promessas do Pai de que um dia também estaremos com Ele no reino que nunca se dissolverá. Nos nossos momentos de oração é que o Senhor nos revela os Seus mistérios, portanto, não percamos a preciosa chance de parar para contemplar a Face de Deus no nosso coração. - No que você tem pensado, ultimamente? - Você tem parado para entrar em sintonia com Deus e contemplar a Sua Face? – Você tem feito a sua oração pessoal?

Salmo 96(97),1-2.5-6.9 (R. 1a.9a)

R. Deus é Rei, é o Altíssimo, muito acima do universo.

1Deus é Rei! Exulte a terra de alegria, *
e as ilhas numerosas rejubilem!
2Treva e nuvem o rodeiam no seu trono, *
que se apóia na justiça e no direito.R.

5As montanhas se derretem como cera *
ante a face do Senhor de toda a terra;
6e assim proclama o céu sua justiça, *
todos os povos podem ver a sua glória.R.

9Porque vós sois o Altíssimo, Senhor,
muito acima do universo que criastes, *
e de muito superais todos os deuses.R.

Reflexão - O salmista nos convida a exultar de alegria pela realeza do nosso Deus que tem poder sobre toda a terra. Ante a face do Senhor todos os povos se curvam e até as montanhas se derretem numa comprovação de que o Senhor, nosso Criador é o Rei Altíssimo. Ele se apoia na justiça e no direito, por isso todos os povos podem ver a sua glória. Deus não discrimina ninguém e todos nós somos capazes de, desde já, experimentar Sua Majestade e a Sua glória, manifestadas dentro do nosso coração.

 

Evangelho – Mt  17, 1-9

 

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 17,1-9
Naquele tempo: 1Jesus tomou consigo Pedro, Tiago e João, seu irmão, e os levou a um lugar à parte, sobre uma alta montanha.
2E foi transfigurado diante deles; o seu rosto brilhou como o sol
e as suas roupas ficaram brancas como a luz. 3Nisto apareceram-lhes Moisés e Elias, conversando com Jesus. 4Então Pedro tomou a palavra e disse: 'Senhor, é bom ficarmos aqui. Se queres, vou fazer aqui três tendas: uma para ti, outra para Moisés, e outra para Elias.' 5Pedro ainda estava falando, quando uma nuvem luminosa os cobriu com sua sombra. E da nuvem uma voz dizia: 'Este é o meu Filho amado, no qual eu pus todo meu agrado. Escutai-o!'
6Quando ouviram isto, os discípulos ficaram muito assustados e caíram com o rosto em terra. 7Jesus se aproximou, tocou neles e disse: 'Levantai-vos, e não tenhais medo.' 8Os discípulos ergueram os olhos e não viram mais ninguém, a não ser somente Jesus.
9Quando desciam da montanha, Jesus ordenou-lhes: 'Não conteis a ninguém esta visão até que o Filho do Homem tenha ressuscitado dos mortos.' Palavra da Salvação.

Reflexão – “A intimidade com o Pai muda a nossa aparência.”
A figura de Jesus transfigurado, ao lado de Moisés e de Elias, representa para nós uma realidade espiritual que nos faz, desde já, participantes da glória futura, juntamente com os santos e os profetas que vivenciam o amor infinito do Pai. Assim como fez com Pedro, Tiago e João, Jesus também quer fazer conosco, a cada dia. Ele nos leva para a montanha, a fim de que possamos elevar o coração a Deus e ter com Ele uma experiência de Amor, pelo poder do Espírito Santo. Deus não discrimina ninguém e todos nós somos capazes, desde já, de experimentar Sua Majestade e a Sua glória, manifestadas dentro do nosso coração. As roupas brilhantes e brancas de Jesus representam a veste e a glória que Deus Pai quer destinar a todos nós os Seus filhos muito amados. Todos nós, como homens, podemos também ser transformados e ter a nossa alma e o nosso corpo, purificados, pelo poder do Espírito Santo. A intimidade com o Pai muda a nossa aparência. E é pela oração que podemos ter um conhecimento real de Deus e manter com Ele um diálogo como fez Jesus com Moisés e Elias. Quando nós nos retiramos para um momento de oração o Pai também nos fala e revela algo sobre Jesus: “Esse é o meu filho amado,....Escutai-o!” O cenário da transfiguração de Jesus nos dá também o entendimento de que Deus nos prepara no Tabor, isto é, no monte, na oração, no recolhimento para que possamos depois descer e enfrentar a luta da nossa vida de uma maneira toda nova. Na oração, nós obedecemos ao Pai e escutamos a Jesus. – Você já subiu com Jesus ao Monte Tabor? – A sua oração pessoal tem lhe ajudado a se transfigurar diante de Jesus, ou ver Jesus transfigurado diante de você? – Qual será a diferença entre as duas situações? -  Você tem medo de dar passos concretos na sua vida? - O que o (a) tem assustado (a)?

2 comentários:

  1. DEUS te abençoe e te ilumine. Obrigado p/ reflexão.
    Santa Maria, Rio Grande do Sul.

    ResponderExcluir
  2. Eu, Jair Ferreira da Cidade de Cruz das Almas, da Diocese Nossa Senhora do Bom Sucesso, leio e reflito sobre as leituras diária dessa equipe(José Salviano, Helena Serpa, Olívia Coutinho, Dehoniamos, Jorge Lorente, Vera Lúcia, Maria de Lourdes Cury Macedo, Adélio Francisco) colocando em prática no meu dia-dia, obrigado a todos que doaram um pouco do seu tempo para evangelizar, catequizar e edificar o reino de Deus, que o Senhor Jesus Cristo continue iluminando a todos. Abraços fraternos.

    ResponderExcluir