.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 22 de julho de 2019

“QUEM É MINHA MÃE E QUEM SÃO MEUS IRMÃOS?”-Olivia Coutinho

 

Dia 23 de Julho de 2019

Evangelho de Mt12,46-50 

Para que tenhamos um entendimento melhor do evangelho que a liturgia de hoje nos apresenta, é importante conhecermos  bem  a trajetória de Maria, nos inteirarmos da sua postura diante o projeto de Deus, um  projeto que ela abraçou por inteiro, colocando-o como prioridade na sua vida!
Maria esteve sempre do lado Jesus, fazendo-se sua  discípula, uma grande colaboradora na história da salvação.
O evangelho começa dizendo  que a mãe de Jesus e os seus irmãos, ficaram do lado de fora e mandaram chamar Jesus.  Os familiares de Jesus, certamente,  haviam ido atrás Dele, na intenção  de protege-lo, pois eles achavam que Jesus estava louco, o que podemos conferir em: Mc3.21
 É compreensível, que os familiares de Jesus, tenham se assustado, ao vê-lo  cercado pelas as multidões se misturando com prostitutas, cobradores de impostos. Essa postura de Jesus os deixava  confusos, preocupados, afinal, eles ainda não tinham uma clareza sobre a missão de Jesus, sobre o caminho que Ele  haveria de percorrer em obediência ao Pai. Até mesmo sua mãe, não tinha essa clareza, ela  ia compreendendo, à medida  em que os fatos iam acontecendo e ela   associando esses  acontecimentos com as revelações do anjo na anunciação,  e do profeta Simeão,  por ocasião da  apresentação de Jesus ao templo.
Alguém disse a Jesus: “Olha! Tua mãe e teus irmãos estão aí fora, e querem falar com você.” Jesus não se afasta da multidão para atendê-los, não interrompe  sua missão  junto aqueles que o Pai lhe confiara, para atender a sua família de sangue, demonstrando assim, uma atenção igualitária para com todos.
A  partir do momento em que Jesus assume o seu ministério, Ele se entrega por inteiro na obediência ao Pai, sinalizando aí,  um desligamento presencial, com a  sua família de sangue, para abraçar a missão que a Ele fora  confiada. Posição  semelhante a de um jovem que sai de casa para  abraçar o matrimonio, ou o sacerdócio. E  Maria no seu silencio, ia compreendendo  tudo isso...
Para muitos, a atitude de Jesus, descrita neste evangelho, soa como  um desprezo  Dele para com  sua mãe, o que é um equívoco, pois ao acolher o povo como membros de sua família, Jesus demonstrou um amor grandioso pelo o Pai! Gesto, que certamente alegrou Maria, pois assim como Jesus, ela só queria agradar a Deus, fazer a sua vontade! 
"Todo aquele que faz a vontade do meu Pai que está nos céus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe!" Com estas palavras, Jesus não desconsiderou sua Mãe, pelo o contrário, a elevou, pois ninguém mais do que Maria, fazia a vontade de Deus! Ela se colocou como sua serva  desde o anuncio de que ela seria a mãe de Jesus! "Eis aqui a serva do Senhor, faça em mim, segundo a Sua vontade"!
Sempre que refletimos este evangelho, ficamos centrados na referencia que Jesus faz de quem é a sua família, ou questionando se Maria teve ou não outros filhos, com isso, deixamos de meditar a mensagem principal do evangelho, que é um convite a fazermos à vontade do Pai! 
Fazer a vontade do Pai é a única condição  que Jesus nos apresenta para fazermos parte da sua família.

FIQUE NA PAZ DE JESUS  - Olivia Coutinho
Venha fazer parte do meu grupo de reflexão no Facebook:

2 comentários:

  1. DEUS te abençoe e te ilumine. Obrigado p/ reflexão.
    Santa Maria, Rio Grande do Sul.

    ResponderExcluir
  2. Eu, Jair Ferreira da Cidade de Cruz das Almas, da Diocese Nossa Senhora do Bom Sucesso, leio e reflito sobre as leituras diária dessa equipe colocando em prática no meu dia-dia, obrigado a todos que doaram um pouco do seu tempo para evangelizar, catequizar e edificar o reino de Deus, que o Senhor Jesus Cristo continue iluminando a todos nós. Abraços fraternos.

    ResponderExcluir