.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 8 de julho de 2019

-Jesus não veio trazer a paz- Mt 10,34-11,1-José Salviano


15 de Julho de 2019

Evangelho Mt 10,34-11,1


Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 
34Não penseis que vim trazer paz à terra; 
não vim trazer a paz, mas sim a espada. 
35De fato, vim separar o filho de seu pai, 
a filha de sua mãe, a nora de sua sogra. 
36E os inimigos do homem 
serão os seus próprios familiares. 
37Quem ama seu pai ou sua mãe mais do que a mim, 
não é digno de mim. 
Quem ama seu filho ou sua filha mais do que a mim, 
não é digno de mim. 
38Quem não toma a sua cruz e não me segue, 
não é digno de mim. 
39Quem procura conservar a sua vida vai perdê-la. 
E quem perde a sua vida por causa de mim, vai encontrá-la. 
40Quem vos recebe, a mim recebe; 
e quem me recebe, recebe aquele que me enviou. 
41Quem recebe um profeta, por ser profeta, 
receberá a recompensa de profeta. 
E quem recebe um justo, por ser justo, 
receberá a recompensa de justo. 
42Quem der, ainda que seja apenas um copo de água fresca, 
a um desses pequeninos, por ser meu discípulo, 
em verdade vos digo: não perderá a sua recompensa.' 
11,1Quando Jesus acabou de dar essas instruções 
aos doze discípulos, 
partiu daí, a fim de ensinar e pregar nas cidades deles. 
Palavra da Salvação.
Jesus explicou que Ele não veio trazer a paz. Isto porque por causa do seu nome, as opiniões das pessoas podem se dividir, e até podem ocorrer conflitos, mesmo dentro da própria família.  Na sociedade então nem se fala! Muitos são aqueles e aquelas que nos podem nos repudiarem  por causa do Evangelho.  Quando buscamos seguir  e anunciar a palavra de Deus ensinada por Jesus, alguns incrédulos não nos valorizam, e até nos desprezam por isso.
Jesus afirmou que quem for apegado demais à sua família, pais, filhos, e não se dedica ao serviço do Reino de Deus, não é digno dele.  É o caso de muitos pais, que dedicam uma mor excessivo aos filhos, ao ponto de  praticamente os obrigar a serem dependentes, e carinhosos com eles, e ainda por isso não encontram tempo para ajudar na paróquia, ou na evangelização. Amar os filhos, sim. Porém, amor doentio, amor excessivo, prejudica o desenvolvimento desses.  Podemos citar os pais (marido e esposa) que  dificultam a entrada do seu filho no seminário,  que se intromete na sua vida depois de casado. Isso não é bom para o crescimento, ou desenvolvimento dos filhos, assim como não é bom  aos olhos de Deus, é claro!
O mesmo acontece com aqueles q aquelas que se desculpam dizendo que têm de trabalhar, tem de lutar pela sobrevivência e por isso não têm tempo para Deus, tempo para se dedicar  aos serviços da paróquia. Notamos aí uma luta insana pela sobrevivência,  em vez de confiar em Deus, e em Jesus que nos disse: “Busque primeiro o Reino de Deus, e toso o resto te será dado de acréscimo”.  Jesus nos garantiu isso e nos avisou que quem viver somente para si, quem pensar somente em salvar a sua vida, vai perdê-la.
Ao contrário, quem se desprender de si mesmo,  e se doar ao serviço do Reino, quem se importar com o sofrimento do irmão e for caridoso, não ficará sem a recompensa do Pai.
Como vemos, Jesus hoje nos apresenta mais uma palavra dura, uma verdade, que até pode levar a alguns a desanimar.
Porém, é exatamente isso que acontece. Pois se seguirmos de verdade a palavra de Deus que nos foi dita por seu Filho, não seremos rodeados de amigos, mas sim, teremos com certeza, alguns inimigos. São aqueles que não gostam da verdade, e que escolheram caminhos contrários  a justiça.
Para alguns fica às vezes difícil entender os ensinamentos de Cristo. Pois o mesmo que disse: ...eu vos dou a minha paz, eu vos deixo a minha paz...  ... a paz esteja convosco, é o mesmo que nos diz hoje. Não vim trazer a paz...
Caríssimas e caríssimos. Não podemos negar, não podemos tampar o sol com uma peneira, dizendo que somos todos completamente iguais. Pois a verdade, é esta: as pessoas se dividem em boas e más. Infelizmente, existem pessoas que são realmente injustas, descrentes, e que não medem esforço para prejudicar os demais, etc.
Felizmente, esse grupo é minoria. Pois, graças a Deus, a maioria é formada de pessoas mais ou menos, e de pessoas boas, fraternas, devotas, ou seja, pessoas que acreditam em Deus e em seus mistérios.
E foi exatamente por isso que Jesus fez essa afirmação à primeira vista, muito chocante.
Alguém poderia dizer: Como pode o Filho de Deus ter vindo ao mundo para arrumar confusão entre nós? Ele que disse eu vos dou a minha paz, eu vos deixo a minha paz...  como poderia ter dito uma coisa dessa?
Porém, pensando bem, Ele falou o certo. Pois a sua verdade, nos coloca em choque uns com os outros. A justiça que saiu da boca do Filho de Deus, coloca em confronto os justos contra os injustos. A própria fé, nos divide. Na nossa família há pessoas que acreditam e pessoas que não acreditam.
Então, falar de Deus, de Jesus, explicar o Evangelho, viver segundo o Evangelho, pode causar desentendimentos graves entres os membros de uma mesma família.
O que não dizer lá na empresa? Na academia, na sociedade?
Se algum governante defender os direitos dos pobres, dos trabalhadores, como o fez Jesus, terá de enfrentar o ódio e as pressões dos ricos, e são eles que pagam mais impostos. Por isso, esse governo “populista”, como são ironicamente chamados, com certeza será deposto pelos poderosos, descrentes, e portanto, injustos.
A pessoa de Jesus dividiu os homens segundo suas escalas de valores. De um lado encontramos os que são dele e, de outro, os que são do mundo. E esta divisão é causadora de conflitos, muitos deles foram conflitos sangrentos, conflitos armados, como por exemplo, podemos citar as cruzadas, os conflitos na própria Palestina, e por outros cantos do mundo.
São conflitos gerados pela diferença de valores, pelos que têm fé e pelos que não têm.
Aqueles como nós que abraçamos a fé em Deus, temos a consciência de que nunca vamos agradar a todos. De que nunca seremos aplaudidos por todos, mais sim, que poderemos até ser odiados por muitos, apedrejados, ou coisa desse tipo.


Tenha um bom dia. José Salviano.
     


2 comentários:

  1. o próprio jesus nos diz eu vos deixo a paz e vos dou a minha paz. hoje ouvimos no inicio do evangelho palavras fortes quando diz que não veio trazer a paz, mais como ele mesmo disse eu deixo a paz a paz esta para aquele que tomar a espada e vai a uma luta constante contra os que acreditam e os que não acreditam gerando assim conflitos muitos deles dentro de nossas próprias casas.se isso acontece com os que temos intimidades imagina com os membros de uma sociedade individualista como a nossa.

    ResponderExcluir
  2. Pois é. Esta é a realidade que temos de enfrentar.

    ResponderExcluir