.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 22 de julho de 2019

-Que tipo de solo eu sou?- Mt 13,1-9 -José Salviano


24 de Julho de 2019
Evangelho Mt 13,1-9


Mande este Link para seus amigos:

https://liturgiadiariacomentada2.blogspot.com/

Eles também precisam ser salvos.


1Naquele dia, Jesus saiu de casa
e fo
i sentar-se às margens do mar da Galiléia.
2Uma grande multidão reuniu-se em volta dele.
Por isso Jesus entrou numa barca e sentou-se,
enquanto a multidão ficava de pé, na praia.
3E disse-lhes muitas coisas em parábolas:
'O semeador saiu para semear.
4Enquanto semeava,
algumas sementes caíram à beira do caminho,
e os pássaros vieram e as comeram.
5Outras sementes caíram em terreno pedregoso,
onde não havia muita terra.
As sementes logo brotaram,
porque a terra não era profunda.
6Mas, quando o sol apareceu,
as plantas ficaram queimadas e secaram,
porque não tinham raiz.
7Outras sementes caíram no meio dos espinhos.
Os espinhos cresceram e sufocaram as plantas.
8Outras sementes, porém, caíram em terra boa,
e produziram à base de cem,
de sessenta e de trinta frutos por semente.
9Quem tem ouvidos, ouça!'
Palavra da Salvação.

Um pergunta que não quer calar,  está ressoando dentro de nós hoje, depois de ouvir ou de ler o Evangelho de Mateus: Que tipo de solo em sou?
Jesus em mais uma de suas parábolas, nos explica que a sua palavra é semeada, ou simplesmente é jogada (como era feita a semeadura naqueles tempos)  nas mais diversas cabeças ou mentes,  de diversos tipos de pessoas, e os resultados não são iguais.

Os que têm pouca fé, logo se esquecem do que foi dito, ou que ele mesmo leu, por causa dos sofrimentos dessa via, ou mesmo por causa das  alegrias, e das ilusões dessa vida passageira.

Ou, por outro lado,  eu até posso  ser um semeador da palavra... e assim, poderei  também perguntar a mim  mesmo. Que tipo de solo estou sendo? Será que eu primeiro absorvo a palavra de Deus para depois semeá-la ao mundo? Será que eu creio no que eu ensino? Será que estou vivendo realmente o que eu prego?

Nesta parábola Jesus nos mostrou que a semente cai em vários tipos de solo,  onde na maioria deles, a palavra não germina ou não cresce.  Porém, felizmente, há um tipo de solo no qual a palavra germina, cresce e dá bons frutos.
Parece que neste tipo de solo  estamos incluídos  eu e você. Ou pelo menos,  deveríamos. Já que estamos  no mesmo caminho.  De cá, eu estou semeando a palavra  e de lá, você está ouvindo (lendo).

Assim, nós estamos no mesmo barco de Jesus, e por tanto, não tememos nenhuma tempestade, pois o Mestre apenas finge que dorme, só para ver a nossa reação, como aconteceu no dia em que Ele acalmou aquela tempestade.

Caríssimas e caríssimos. Apesar de que todos têm sede de Deus, todos necessitam de algo confortante, de uma segurança, de uma força que nos sustente, que nos protege, que nos oriente, que nos conforte nos momentos difíceis, apesar de tudo isso, nem todos são terrenos propícios para receber a palavra de Deus.
Assim como existem vários tipos de solos,  nós também somos diferentes uns dos outros. No mundo não existe ninguém igualzinho a você. Sim, somos humanos, somos filhos de um só Pai, porém existem as diferenças individuais que nos diferem. Dois filhos gêmeos. São iguaizinhos... Não! A mãe sabe que é um e quem o outro.
Jesus usando o seu famoso método de ensinar por parábolas, nos comparou a vários tipos de solos. O semeador naquele tempo jogava a semente aleatoriamente por todo o campo. A semente caía em solos diferentes, os quais reagiriam de acordo com suas características.
Do mesmo modo, nós, que somos seres iguais porém diferentes, reagiremos de forma pessoal ao ouvir o sermão do padre.
O triste disso tudo é que infelizmente só uma minoria é que pode ser comparada com a terra boa, com o solo fecundo que absorve a semente e a germina  com sucesso!
Seremos nós esse tipo de solo? Serei eu? Será você?
Será que somos mesmo o tipo de solo bom e fecundo?
Bem. Se você se propôs a ler ou escutar estas palavras, isso já é um bom sinal. Já podemos afirmar que você não é um daqueles indiferentes. Esperamos que você seja realmente o tipo de solo ideal para fecundar, germinar a palavra de Deus, e produzir muitos frutos.
Muitos são chamados e pousos serão escolhidos. A semente foi lançada em muitos lugares. Porém, somente em uma parte ela germinou corretamente.
Felizes seremos nós se pertencermos ao tipo adequado de solo a que Jesus se referiu no Evangelho de hoje.
Porém, não fiquemos somente na expectativa de receber a semente, de ouvir a palavra de Deus e acreditar.
É indispensável que nos tornemos pescadores de almas. É necessário que façamos a nossa parte. Precisamos semear a semente da palavra de Deus por todos os cantos. Não nos preocupemos se estamos jogando a semente em solos não muito bons.  A nossa missão é semear, semear, e semear.
Deixemos que Deus faça a sua parte. Ele é que cuida da germinação da semente. Ele é que vai cuidar da conversão daqueles que ouviram o nosso discurso. É ele que vai cuidar da conversão deles.
Precisamos semear a palavra de Deus. Pois ai de nós se não evangelizarmos!

  
Fica com Deus. José Salviano.





Um comentário:

  1. Eu, Jair Ferreira da Cidade de Cruz das Almas, da Diocese Nossa Senhora do Bom Sucesso, leio e reflito sobre as leituras diária dessa equipe colocando em prática no meu dia-dia, obrigado a todos que doaram um pouco do seu tempo para evangelizar, catequizar e edificar o reino de Deus, que o Senhor Jesus Cristo continue iluminando a todos nós. Abraços fraternos.

    ResponderExcluir