.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

sexta-feira, 5 de julho de 2019

“EIS QUE VOS ENVIO COMO CORDEIROS PARA O MEIO DE LOBOS”. Olivia Coutinho


14º DOMINGO DO TEMPO COMUM

Dia 07 de Julho de 2019

Evangelho de Lc10,1-12.17-20

Deus quer salvar o humano contando com o próprio humano, Ele quer contar com a nossa disposição, com o nosso serviço na construção de um mundo mais justo e mais fraterno. 
Quando nos colocamos à  disposição de Deus como servos, Ele vai nos moldando de acordo  com as nossas aptidões  e quando nos damos conta, já estamos inseridos no meio do mundo, realizando algo que jamais imaginávamos sermos  capazes de realizar. 
Ser um enviado do Senhor, não significa ser o melhor, aquele que sabe mais, não é nada disso, um enviado do Senhor, é apenas um servo obediente, ele tem consciência de que a obra que ele realiza, não é dele, é de Deus, é Deus quem o capacita.
O evangelho que a liturgia deste Domingo, nos convida a refletir, começa dizendo que Jesus enviou mais setenta e dois discípulos para irem à sua frente, à  toda cidade e lugar onde Ele deveria ir.
Em momento algum, Jesus iludiu os seus enviados, prometendo-lhe facilidades na missão, pelo o contrário, Jesus  compara o desafio da missão, com a metáfora: “ser cordeiro no meio dos lobos”! Nós também, que somos os enviados  de hoje, precisamos nos conscientizar de que a nossa missão será árdua, mas compensadora,  já que  os frutos, serão abundantes,  muitos, através do anuncio e do nosso testemunho, poderão  reencontrar o caminho da vida!
Antes do envio, Jesus passa para os discípulos instruções fundamentais  para o êxito da missão. Quando Ele  recomenda-os, para irem de dois a dois, Jesus  quer dizer que a missão, deveria ser realizada no espírito comunitário, dois a dois, representa uma comunidade, além de aumentar a credibilidade do testemunho, contribui para o encorajamento, um, estará sempre animando o outro.
Ao recomendar, para que eles não levassem bolsa, nem sacola, nem sandálias, Jesus lembra-os da importância do despojamento, o discípulo, deve estar desapegado de tudo, só assim, ele estará  livre para o serviço.
“Não cumprimenteis ninguém pelo caminho.” Essa recomendação de Jesus, alerta o discípulo sobre o perigo dele  sair do foco, parar com alguém, poderia desviar sua  atenção e até desviá-lo do caminho
“Não passeis de casa em casa...” Com essas palavras, Jesus ressalta a não, necessidade de evangelizar em todas as casas, o importante, seria evangelizar bem uma família, pois uma família bem evangelizada, com certeza  evangelizará outras famílias com o seu testemunho de vida, aumentando assim, os trabalhadores da messe!
Todas as orientações de Jesus deixa o discípulo numa situação de total dependência de Deus!  Para levar em frente a sua missão, ele precisa experimentar a pobreza material, um esvaziamento de si mesmo.
É na dependência de Deus, que o discípulo  torna forte, afinal, é Deus quem age Nele.
A parte final do evangelho vv17-21 fala do retorno dos discípulos. Contentes, eles descrevem a missão, realizada com sucesso.
Através destes discípulos, fortalecidos em Jesus, a história de dominação começa a  se transformar em história de libertação: o  poder do mal sendo  aniquilado pela  a força do bem. Mas Jesus,  contém a euforia de seus primeiros colaboradores, evitando assim,  que a vaidade entrasse   neles: “Contudo, não vos alegreis porque os espíritos vos obedecem. Antes, ficai alegres porque vossos nomes estão escritos no céu.”
Tudo o que realizamos em favor do Reino, não realizamos por nós mesmos, e sim, pela graça de Deus.  Essa conscientização,  nos ajuda a  não atribuir para  nós mesmos, o sucesso da missão que realizamos.  
A alegria maior de quem realiza uma  missão, deve ser pelo o reconhecimento da ação de Deus nele.
A todo instante, Jesus nos envia em missão, as mesmas instruções que Ele passou para os seus primeiros enviados, valem também para nós! Todos nós, sem distinção, somos chamados a construir um mundo melhor, a obra do Senhor é gigantesca, o campo de trabalho é vasto, há função para todos.
Sejamos, pois, mais um trabalhador na messe do Senhor, a se ajuntar a tantos outros.

FIQUE NA PAZ DE JESUS! – Olivia Coutinho
Venha fazer parte do meu grupo de reflexão no Facebook:

2 comentários:

  1. Amém, anjo nosso! Grata pela partilha Iluminada! Paz e Bem.

    ResponderExcluir
  2. Eu, Jair Ferreira da Cidade de Cruz das Almas, da Diocese Nossa Senhora do Bom Sucesso, leio e reflito sobre as leituras diária dessa equipe colocando em prática no meu dia-dia, obrigado a todos que perde um pouco do seu tempo em refletir passando os seus ponto de vista que o Senhor Jesus Cristo continue iluminando a todos nós. Abraço.

    ResponderExcluir