.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quarta-feira, 31 de julho de 2019

DEUS LANÇA A SUA REDE NAS PROFUNDEZAS DO MAR HUMANO! - Olívia Coutinho

 Dia 01 de Agosto de 2019

 Evangelho de  Mt 13,47-53
 
        Deus não desiste de sua criação, não coloca ponto final na historia de amor iniciada por Ele na Criação. 
Deus é um Pai amoroso que não quer perder nenhum dos filhos seus, para   Ele não existe caminho sem volta.
É por meio de Jesus que  lança sua rede nas profundezas do mar humano, permitindo que os peixes (pessoas) não bons, entrem também  na sua rede e tenham chance de se tornarem “peixes” bons.
O evangelho que a liturgia de hoje nos convida a refletir, vem nos falar, através de uma parábola, da tolerância de Deus para com o humano. O texto começa nos apresentando  a parábola da rede lançada no mar.
A mensagem principal que Jesus quer nos passar através desta parábola, é semelhante a mensagem da parábola do joio! Tanto na parábola do joio, quanto nesta, Jesus nos fala da incomparável paciência de Deus, para com a fragilidade humana, para com  aqueles que ainda não acordaram para a vida.
Um pescador, ao lançar sua rede no mar, não evita que os peixes não bons, entrem na rede, só depois de retirá-la  para fora, que ele  faz a seleção dos peixes, eliminando  os que não são bons. Assim também acontece na rede de Deus,  lançada  pelos os pescadores de homens.  A palavra de Deus lançada  no “mar humano” alcança  todos, mas nem todos serão escolhidos.   
Ao permitir que bons e maus, permaneçam juntos neste mundo, Deus oferece  a todos a mesma chance, as pessoas não boas, terão oportunidade na convivência com os bons, de se converterem de se tornarem “peixes” bons.
Estamos todos na rede de Deus, somos os peixes atraídos por Jesus, com a responsabilidade de nos tornarmos também, pescadores, ponte para que o outro chegue a Deus. 
Ser os peixes atraídos por Jesus, não nos garante isenção de passarmos pela a seleção do juízo final. Também, não nos compete julgar quais serão os peixes que serão eliminados, e nem acharmos que já estamos salvos, é Jesus quem fará esta seleção. Mt25,32-34.
No final do evangelho, Jesus acrescentou: “Assim, pois, todo mestre da lei que se torna discípulo do reino dos céus, é como um pai de família que tira do seu tesouro coisas novas e velhas”. Com essas palavras, Jesus quer nos dizer, que a construção do Reino dos céus, se faz, através de uma mescla entre o velho e novo. 
Para Jesus, não se deve apregoar a mudança de tudo, o  que  se aprende  no antigo testamento tem um grande valor. 
O conhecimento de um  mestre da lei, acrescentado a uma nova mentalidade fundamentada nas palavras de  Jesus, dá  ao discípulo, um equilíbrio na missão.
Jesus veio nos mostrar a face humana do Pai, apagar da nossa mente, a imagem de um Deus severo, vingativo mostrado no antigo testamento. 
Na pessoa de Jesus conhecemos o nosso Deus de amor, o Deus da vida que se vestiu da fragilidade humana exceto do pecado, para estar conosco.
A porta de entrada para o Reino dos céus é Jesus, Jesus é o caminho que nos conduz ao Pai, portanto,  nossa salvação, perpassa pelo o nosso seguimento a Ele.

FIQUE NA PAZ DE JESUS! – Olívia Coutinho
Venha fazer parte do meu grupo de reflexão no Facebook:

3 comentários:

  1. Eu, Jair Ferreira da Cidade de Cruz das Almas, da Diocese Nossa Senhora do Bom Sucesso, leio e reflito sobre as leituras diária dessa equipe(José Salviano, Helena Serpa, Olívia Coutinho, Dehoniamos, Jorge Lorente, Vera Lúcia, Maria de Lourdes Cury Macedo, Adélio Francisco) colocando em prática no meu dia-dia, obrigado a todos que doaram um pouco do seu tempo para evangelizar, catequizar e edificar o reino de Deus, que o Senhor Jesus Cristo continue iluminando a todos. Abraços fraternos.

    ResponderExcluir
  2. BOM DIA POVO AMADO DE DEUS, COM AS PALAVRAS DO IRMÃO JAIR FERREIRA, FAÇO AS MINHAS, E QUE ESPÍRITO SANTO VOS COBRA SEMPRE COM SABEDORIA E REVITALIZE SEMPRE VOSSAS FORÇAS PARA DAR CONTINUIDADE A ESTE TRABALHO IMPORTANTÍSSIMO E BELO DE EVANGELIZAÇÃO, CATEQUIZAÇÃO E EDIFICAÇÃO DO REINO DE DEUS AQUI NA TERRA, GRANDE E FORTE ABRAÇO PARA TODOS. PAZ E BEM.

    ResponderExcluir
  3. DEUS te abençoe e te ilumine. Obrigado p/ reflexão.
    Santa Maria, Rio Grande do Sul.

    ResponderExcluir