.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 15 de julho de 2019

-Vinde a mim- Mt 11,28-30-José Salviano


18 de Julho de 2019

Evangelho Mt 11,28-30



Naquele tempo, tomou Jesus a palavra e disse:
28Vinde a mim todos vós que estais cansados
e fatigados sob o peso dos vossos fardos,
e eu vos darei descanso.
29Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim,
porque sou manso e humilde de coração,
e vós encontrareis descanso.
30Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.
Palavra da Salvação.

A vida toda de ponta a ponta é repleta de problemas. É um atrás do outro. Problemas no emprego,  na condução,  na educação dos filhos,  são as más companhias dos filhos, ou os amigos do filho adolescente, e por aí se vai.

Desde que nascemos até o último instante da nossa vida, temos problemas para resolver. E nunca acabam!
Por vezes nos sentimos desanimados, cansados, pois  muitos dos fardos que temos de carregar, parecem mais pesados do que as nossas forças podem suportar.
E foi por isso que Jesus nos alegrou, nos aliviou, dizendo que Ele é o alívio para os pesos que temos de carregar no nosso dia a dia.
Com Jesus ao nosso lado, tudo fica muito mais fácil.  Se tentarmos resolver tudo sozinhos, se dispensarmos  o auxílio do Alto, a nossa vida fica a cada dia mais difícil.

Viver significa resolver problemas.  Assim, os menos inteligentes, têm grande dificuldades  de sobreviver, por causa da dificuldade de encontrar solução imediata e pronta para cada problema que se apresenta  a sua frente. 
Outros, os mais inteligentes,  resolvem tudo, e a sua sobrevivência torna-se muito mais fácil.
Porém, isso não quer dizer que os mais inteligentes são os preferidos do Pai, mas sim, os que fazem a sua vontade. Os menos inteligentes,  recorrem  a ajuda de  Deus em suas dificuldades. Já os inteligentes, esses, se acham como quase uns deuses, e dispensam a oração, dispensam  a ajuda de Deus,  para resolver os seus problemas.  Porém,  esses não desfrutam  da  amizade e da companhia de Deus.
Sendo assim, a pobreza,  a inteligência pequena, e todas as demais dificuldades da nossa existência, nos aproximam mais de Deus.  E é bom lembrarmos de que esta vida é passageira, e que estamos aqui nos preparando para um dia alcançar a segunda fase da nossa existência, que é a vida eterna.

Alguns que são mais inteligentes, usam  as suas capacidades mentais para o mal. Usam o seu cérebro superdotado para prejudicar o irmão, para enriquecer, para subir na vida, e alcançar  os melhores lugares na escala social, se esquecendo dos que sofrem, dos que representam o rosto de Jesus, aqueles que são o próprio Jesus presente nos vários lugares do mundo.

Costumamos chamar esta vida de “Vale de lágrimas”. Isto porque, na realidade, temos muito mais com que  chorar, nos preocupar, do que nos alegrar, nos regalar.  Esta é a grande verdade desta vida passageira. Mesmo os poderosos,  não estão imunes de pesadelos. Eles podem muitas coisas, porém, não são donos das suas vidas. Eles compram quase tudo, mas não podem comprar a paz verdadeira.

Para todo vivente mortal é impossível passar um só dia sem ter de resolver problemas, sem ter de enfrentar dificuldade: Para os ricos, é a queda da Bolsa de Valores, é a passeata dos oprimidos revoltados com as injustiças, é aquela grande venda que não foi realizada, são os rumores de guerra, é o sequestro da filha ou do filho...
Para os pobres, é o medo do desemprego, é a doença,  é a falta de dinheiro,  é a prisão do filho envolvido com o poder do crime, e muito mais.
Por tanto, a vida é uma escola de dor. Pois quanto mais sofremos, mais aprendemos a sofrer, mais aprendemos a viver. O sofrimento nos engrandece, pois ele nos fortalece, e nos purifica dos nossos pecados, desde  que não nos revoltemos contra o Criador, mas sim, oferecemos tudo pelo perdão dos nossos pecados.
Vier é também carregar a cruz. E ela se torna mais pesada quando nos revoltamos contra Deus, pelos fardos que temos de carregar.
Ao contrário, quando aceitamos a nossa cruz, e pedimos ao Pai o alívio dos nossos sofrimentos, quando ouvimos Jesus dizendo: Vinde a mim vós todos que estão cansados, e eu os aliviarei...,  os nosso fardos tornam-se bem mais leves. Experimente fazer isso e você sentirá a diferença!

Aprender a conviver com os nossos problemas é muito bom. Pois eles nos aproximam de Deus.  Ao contrário, Aqueles que vivem sorrindo, se afastam de Deus. Quando tudo nos vai muito bem, nós nos esquecemos de Deus. E depois sofremos as consequências desse afastamento. É, ou não é assim que acontece?



Fica com Deus. José Salviano.







Um comentário:

  1. Eu, Jair Ferreira da Cidade de Cruz das Almas, da Diocese Nossa Senhora do Bom Sucesso, leio e reflito sobre as leituras diária dessa equipe colocando em prática no meu dia-dia, obrigado a todos que doaram um pouco do seu tempo para evangelizar, catequizar e edificar o reino de Deus, que o Senhor Jesus Cristo continue iluminando a todos nós. Abraços fraternos.

    ResponderExcluir