.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 2 de julho de 2019

-Nunca se viu coisa igual em Israel!- Mt 9,32-38-José Salviano


09 de Julho de 2019

Evangelho Mt 9,32-38



Naquele tempo: 
32Apresentaram a Jesus um homem mudo, 
que estava possuído pelo demônio. 
33Quando o demônio foi expulso, o mudo começou a falar. 
As multidões ficaram admiradas e diziam: 
'Nunca se viu coisa igual em Israel.' 
34Os fariseus, porém, diziam: 
'É pelo chefe dos demônios que ele expulsa os demônios.' 
35Jesus percorria todas as cidades e povoados, 
ensinando em suas sinagogas, 
pregando o Evangelho do Reino, 
e curando todo tipo de doença e enfermidade. 
36Vendo Jesus as multidões, compadeceu-se delas, 
porque estavam cansadas e abatidas, 
como ovelhas que nõo têm pastor. 
Então disse a seus discípulos: 
37'A Messe é grande, mas os trabalhadores são poucos. 
38Pedi pois ao dono da messe 
que envie trabalhadores para a sua colheita!' 
Palavra da Salvação. 

Nunca se viu coisa igual em Israel! Foi o que disseram as pessoas que viram Jesus curar o cego, expulsar o demônio, e curar o mudo.
Acontece que os fariseus tinham uma grande inveja de Jesus. E por isso, disseram que Ele expulsava os demônios pelo poder do próprio diabo.
Assim também acontece hoje. Quando alguém, por incompetência,  não consegue fazer o que nós fazemos, e procura se justificar colocando defeitos em nós.  Buscam obscurecer o nosso talento, inventando defeitos que não temos.  Isso é inveja! Isso é pecado!  E o pior, é que isso ocorre não só na sociedade, mais também entre nós, os participantes  da assembleia de Deus!  Muito lamentável. Você não acha?
Naquele tempo, como já sabemos,  toda doença era considerada possessão demoníaca, e as pessoas sofridas eram consideradas pessoas do mal e por isso eram  excluídas do convívio social, em vez de serem acolhidas e tratadas, cuidadas pelos demais de forma fraterna.
Jesus, fazia exatamente o inverso. Ele ía ao encontro dessas pessoas sofridas e excluídas da sociedade, e aliviava o seu sofrimento. Jesus devolvia-lhes a saúde, e a vida em plenitude, e principalmente, devolvia-lhes a INCLUSÃO SOCIAL.

INCLUSÃO SOCIAL  é dar ao excluído o direito de ter uma vida menos indigna,  ou de preferência, uma vida digna.  Dando a ele a oportunidade de ter um emprego, um salário justo, atendimento médico-hospitalar,  educação, seguridade, etc.
E isso se chama inclusão social, pois estamos dando ao miserável, o pobre, o direito e a oportunidade de se sentir dentro, incluído, na sociedade, e não um zé ninguém, que vive a margem da sociedade, um “sem eira e sem beira”.
A inclusão social é muito importante para o desenvolvimento socioeconômico, pois ao fazer isso, a sociedade só tem a ganhar.  E por que? Por que se o povo tem poder de compra, o consumo aumenta, a produção industrial se expande, e a economia se revitaliza, e assim é bom para todos. Não só para os pobres como também para os ricos.

Porém, a classe alta não vê assim. Eles não conseguem enxergar os benefícios desta gestão econômica de incluir o povo na economia. Pois entendem que pobre tem mesmo é que continuar pobre, tem de ser separado dos ricos, têm de sofrer, tem de se conformar com a miséria,  etc.
Isso é uma pena! Pois mesmo que eles não sejam fraternos, a inclusão social lhes fará bem, pois o comércio e a indústria sendo acionados, a economia também se aquecerá. E isso só acontece com a participação da grande massa no consumo, da  macroeconomia.

Jesus faziam os cegos ver, os surdos  ouvir.  Hoje temos muitas e muitos que são cegos e mudos, pois não querem ver, muito menos ouvir a verdade,  não querem ouvir falar de Deus, do Evangelho, e das coisas  corretamente justas.

E assim, o mundo caminha para um rumo desconhecido, para um lugar parecido como um abismo, tudo por causa do egoísmo de muitos filhos de Deus, que se recusam a viver como irmãos!

Precisamos sufocar o nosso egoísmo e buscar auxiliar os muitos necessitados desse mundo de Deus, porém, cheio de pessoas  que insistem  em viver sem Deus. Pessoas que preferem  resolver os seus problemas por meio da violência, do jogo político,  por meio do toma lá, dá cá, por meio de chantagens e ameaças, etc.
   
Jesus afirma que a colheita é grande porém, os trabalhadores são poucos.  Isso por que muitos que são chamados para trabalhar pelo Reino de Deus, fingem não escutar o chamado  do Pai. Fingem não estar ouvindo a voz de Deus lhe chamando para fazer parte do grupo dos escolhidos para contribuir pela salvação do mundo.

Parabéns, pois se você leu esta reflexão até aqui, você, com certeza é uma pessoa pertencente ao grupo dos que se importam com a construção de um mundo melhor, um mundo mais justo.


Fica com Deus, José Salviano.





Um comentário:

  1. Eu, Jair Ferreira da Cidade de Cruz das Almas, da Diocese Nossa Senhora do Bom Sucesso, leio e reflito sobre as leituras diária dessa equipe colocando em prática no meu dia-dia, obrigado a todos que perde um pouco do seu tempo em refletir passando os seus ponto de vista que o Senhor Jesus Cristo continue iluminando a todos nós. Abraço.

    ResponderExcluir