.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 2 de julho de 2019

-14º DOMINGO DO TEMPO COMUM-C-José Salviano

14º DOMINGO DO TEMPO COMUM
O7 de Julho de 2019

Evangelho Lc 10,1-12.17-20
 Is 66,10-14c; Sl 66; Gl 6,14-18

A MESSE É GRANDE.

Naquele tempo:
1O Senhor escolheu outros setenta e dois discípulos
e os enviou dois a dois, na sua frente,
a toda cidade e lugar aonde ele próprio devia ir.
2E dizia-lhes: 'A messe é grande,
mas os trabalhadores são poucos.
Por isso, pedi ao dono da messe
que mande trabalhadores para a colheita.
3Eis que vos envio como cordeiros para o meio de lobos.
4Não leveis bolsa, nem sacola, nem sandálias,
e não cumprimenteis ninguém pelo caminho!
5Em qualquer casa em que entrardes, dizei primeiro:
`A paz esteja nesta casa!'
6Se ali morar um amigo da paz,
a vossa paz repousará sobre ele;
se não, ela voltará para vós.
7Permanecei naquela mesma casa,
comei e bebei do que tiverem,
porque o trabalhador merece o seu salário.
Não passeis de casa em casa.
8Quando entrardes numa cidade e fordes bem recebidos,
comei do que vos servirem,
9curai os doentes que nela houver
e dizei ao povo:'O Reino de Deus está próximo de vós.'
10Mas, quando entrardes numa cidade
e não fordes bem recebidos,
saindo pelas ruas, dizei:
11Até a poeira de vossa cidade,
que se apegou aos nossos pés,
sacudimos contra vós.
No entanto, sabei que o Reino de Deus está próximo!
12Eu vos digo que, naquele dia,
Sodoma será tratada com menos rigor do que essa cidade.
17Os setenta e dois voltaram muito contentes, dizendo:
'Senhor, até os demônios nos obedeceram
por causa do teu nome.'
18Jesus respondeu:
'Eu vi Satanás cair do céu, como um relâmpago.
19Eu vos dei o poder
de pisar em cima de cobras e escorpiðes
e sobre toda a força do inimigo.
E nada vos poderá fazer mal.
20Contudo, não vos alegreis
porque os espíritos vos obedecem.
Antes, ficai alegres porque vossos nomes
estão escritos no céu.'
Palavra da Salvação.
       
Jesus escolheu outros setenta e dois discípulos e os enviou dois a dois para anunciar a Boa Nova.
Caríssimos. Nesta experiência primeira de missão apostólica, parece  que Jesus está fazendo um teste, uma preparação dos discípulos escolhidos, para depois em seguida colher os frutos da experiência e poder corrigir os erros e comemorar os acertos. E foi exatamente o que aconteceu. Aqueles primeiros catequistas, primeiros missionários voltaram cheios de ânimos, muito entusiasmados, dizendo: Senhor. Até os demônios nos obedeceram por causa do teu nome.  Jesus confirma o poder dado a eles para enfrentar os perigos e o poder diante do demônio. E Jesus termina dizendo para eles se alegrarem porque os nomes deles estavam escritos no Céu.
Os nomes dos sacerdotes, e de muitos catequistas também já estão escritos no Céu. Será que o meu nome e o seu estão escritos no Céu também? Seria maravilhoso, não é mesmo?  Porém, não vamos trabalhar para o Reino de Deus visando apenas a colheita das promessas de Cristo. Façamos a nossa parte por amor a Deus e ao próximo. Façamos os nosso trabalho missionário por que temos de fazê-lo. Por que assim fomos chamados, e respondemos SIM a Jesus.  Busquemos o Reino de Deus em primeiríssimo lugar e todo o resto nos será dado de acréscimo.  Ser cristão não é fácil. As renúncias não são brincadeiras. Como é difícil principalmente nos dias de hoje, levar uma vida regrada, praticando o bem e evitando a tudo que nos arrasta para o mal!  Porém, o cristão atuante, o cristão discípulo enviado por Cristo para anunciar a sua mensagem salvífica ao mudo, pode contar com o poder de Deus, que foi prometido por Nosso Senhor Jesus Cristo.
Então, minha irmã, meu irmão. Você vai continuar aí parado, parada, sem nenhuma coragem de se alistar  na linha de frente da Igreja para combater a indiferença, a falta de fé, as forças contrárias ao Plano de Deus? A salvação desse mundo que está correndo desgovernado ladeira abaixo rumo ao abismo escuro, depende de nós. Deus não pára de nos atrair feito um poderosíssimo ímã, para trabalhar na messe que é muito grande, porém os operários são muito poucos.  Se cada cristão consciente se perguntar: O QUE EU POSSO FAZER PARA AUMENTAR OS OPERÁRIOS DA MESSE?  Certamente muitos  vão encontrar uma resposta, uma solução.  E sabe porque? Porque o Espírito de Deus está nos acompanhando todos os dias, e a primeira coisa que todos nós podemos fazer é  pedir ao dono da messe que nos mande trabalhadores para a colheita.
Agora, fala sério! Você tem pedido a Deus pelas vocações sacerdotais?  Confesso que eu também tenho me esquecido de pedir. 
Meu irmão, minha irmã. Você percebeu a gravidade da coisa? Estamos acomodados na nossa vidinha de irmos à missa aos domingos, muitas vezes por obrigação, e voltamos para casa satisfeitos achando que fizemos uma grande coisa, e durante a semana toda nem sequer pensamos no que nós poderíamos fazer para mudar, para melhorar este mundo descrente, com tão poucos operários, com tão poucos padres para nos salvar por meio dos sacramentos da Igreja!  Veja que  a recomendação primeira de Jesus, que é rezar ao Pai pelas vocações, nós nos esquecemos de fazer, como é que podemos esperar que as coisas se mudem para melhor?
E assim vemos e sofremos o avanço do mal que invade a todos os setores da sociedade de forma organizada, tendo como causa maior a nossa fraca catequese.
Prezados irmãos. A nossa catequese tem de ser mais eficiente, atuante, consistente e convincente.  Chega de sermões água com açúcar, a nossa homilia precisa ser preparada durante a semana toda, porque ela é, depois da Eucaristia, a parte mais importante da Santa Missa. Pois se a catequese dominical não convence, ela não converte, e o cristão esmorece em seu fervor, e não mais comparece à missa. Vamos pesquisar, vamos arrumar um tempo para ler, para preparar a homilia dominical  com um pouco mais de atenção e dedicação. Nada de pensar: Eu tenho muita experiência e na hora eu improviso. Você vai é se repetir. Ideias e palavras já ditas anteriormente!  O cristão ao entrar na Igreja para participar da missa, ele ou ela, espera ouvir a mensagem de Cristo explicada, espera ouvir palavras que tocam o seu interior, e que o faça sair dali melhor do que entrou. Não quer ouvir somente palavras suaves, mas sim, palavras  que botam o dedo na ferida, palavras que brotam do amor de Deus, e palavras que denunciam as injustiças dos homens!  Faça uma pauta da sequência das idéias de sua fala. Anote os ítens principais da sua homilia em uma folha de papel, e não tenha vergonha nem medo de consultá-la enquanto fala. As melhores palestras, aulas, e homilias, são aquelas em que o orador acompanha algumas anotações. Isso o faz  evitar repetições de coisas que já disse outras vezes, e  proferir um discurso conciso, preciso e de muito impacto. Experimente.       
A  fé é um dom de Deus, que já vem instalada em nossa mente ao nascer. Enquanto somos pequenos, cabe aos nossos pais regar, alimentar e orientar esta semente, esta plantinha, para que ela cresça junto conosco. Não devemos perder tempo, pois é na infância que devemos fazer isso. Se deixarmos para a adolescência, será tarde demais, pois os amigos, os colegas, a televisão, o videogame, a internet chegarão primeiro que nós, fazendo uma varredura, uma verdadeira lavagem cerebral tirado da mente dos jovens os valores morais, os valores cristãos, e instalando em seu lugar tudo o que os afastam de Deus: Sexo livre, pornografia, sentimentos de inveja, ódio, vingança, embriaguês, e reações de violência. Tudo isso no lugar que deveria ser de Deus

O mundo está um caos, o mundo está se perdendo, onde é  que vamos parar? São frases que dizemos todos os dias, principalmente quando acabamos de ver os noticiários, os quais mostram quase que somente as barbaridades causadas pela falta de fraternidade e pela falta  da prática da fé em Deus. Pois aquela fé que muitos nasceram com ela, em vez de ser incentivada pelos pais e familiares, foi sufocada pelas redes sociais, e pelo exemplo da juventude a qual apoiada pela impunidade, e impulsionada pelo desemprego ou pelo subemprego, com salários vergonhosos, ensinam aos demais jovens a viverem sem nenhum limite!
Caríssimos. Jesus hoje nos chama para irmos  à luta, contra a incredulidade do mundo, que não cultivou a fé, que é um presente de Deus, na mente dos pequeninos. Vamos que ainda dá tempo de se fazer alguma coisa! Vamos que nem tudo está perdido! Vamos com muita fé e coragem, nós que ainda continuamos firmes na fé. Não deixemos para depois, pois poderá não haverá mais nenhum catequista disponível para pelo menos tentar salvar o mundo.  Veja a realidade lamentável  que está acontecendo com esta geração de jovens! Você vai ficar omisso, omissa, esperando que eles façam alguma coisa pelo Reino de Deus? 
É claro que não são todos os jovens do mundo! Ainda temos bons jovens  e podemos constatar isso em algumas paróquias.  Vamos incentivá-los, vamos convidá-los para formar um grupo de coroinhas, que os coroinhas maiores e mais conhecedores da liturgia ensine os novatos, que desse grupo se forme um grupo ou pastoral das vocações, e que, finalmente  desse grupo saiam alguns que entrem para o seminário e sigam carreira para um dia serem ordenados padres. AMÉM, QUE ASSIM SEJA!
   

José Salviano.

ORAÇÃO PELAS VOCAÇÕES
Senhor da Messe e Pastor do rebanho, faz ressoar em nossos ouvidos o teu forte e suave convite: -"Vem e  segue-me"! Derrama, sobre nós o teu Espírito.
Que Ele nos dê sabedoria para ver o caminho e generosidade para seguir a tua voz.
Senhor. Que a Messe não se perca por falta de operários!
Desperta nossas comunidades para a Missão.
Ensina nossa vida a ser serviço.
Fortalece os que querem dedicar-se ao Reino, na vida consagrada e religiosa.
Senhor, que o rebanho não pereça por falta de
Pastores.
Sustenta a fidelidade de nossos bispos, padres e ministros.
Dá perseverança aos nossos seminaristas.
Desperta em nossos jovens a vocação para o ministério pastoral em tua Igreja.
Senhor da Messe e pastor do rebanho. Chama-nos para o serviço de teu Reino e de teu povo.
Maria, Mãe da Igreja, modelo dos servidores do Evangelho.Ajuda-nos a responder SIM. Amém.


Um comentário:

  1. Eu, Jair Ferreira da Cidade de Cruz das Almas, da Diocese Nossa Senhora do Bom Sucesso, leio e reflito sobre as leituras diária dessa equipe colocando em prática no meu dia-dia, obrigado a todos que perde um pouco do seu tempo em refletir passando os seus ponto de vista que o Senhor Jesus Cristo continue iluminando a todos nós. Abraço.

    ResponderExcluir