.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 22 de julho de 2019

-Um lugar de destaque-Mt 20,20-8 -José Salviano


25 de Julho de 2019

Evangelho Mt  20,20-8



Mande este Link para seus amigos:

https://liturgiadiariacomentada2.blogspot.com/

Eles também precisam ser salvos.


O que o Evangelho nos apresenta hoje não é uma parábola, mas sim, uma fato  real. Aquela mãe veio até Jesus e lhe pediu para que os seus filhos um dia ficassem sentados um a direita e outro a esquerda do Mestre, em sua glória.
Aquela mulher deveria ter uma personalidade bem forte, do tipo líder, ativa e social, bem autoritária, e por tanto bem decidida naquilo que queria.
Os amigos de Jesus imediatamente demonstraram  a sua indignação, sua irritação e revolta, pois acharam aquele pedido um verdadeiro absurdo.  Eles que haviam deixado tudo, mulheres e filhos e  estavam ali do lado de Jesus fazendo a vontade do Pai, não fizeram um pedido daquele tipo!...

Naqueles tempos a realidade política era marcada pela figura do rei. E o fato de se sentar a sua direita ou a sua esquerda, não era para qualquer um. Somente os mais importantes segundo o rei, eram quem desfrutavam desse tipo de privilégio.
E aquela mulher não deixou por menos. Embora seus filhos não estivessem seguindo Jesus, ela se achou no direito de fazer tamanho pedido.
Em sua resposta, Jesus nos mostra hoje que um lugar de importância é algo bem relativo. Pois quem quiser ser o mais importante, deve ser o menos importante de todos. Em outras palavras, quem quiser ser o primeiro, deve se comportar como se fosse o último dos homens.
Pois o Filho de Deus não veio a este mundo para ser servido, mas sim, para servir.  E foi o que Ele nos demonstrou no seu gesto de lavar os pés dos discípulos.
A vida toda se resume em prestar  serviço. E aquele que serve com amor fraterno, faz a vontade do Pai.  Não é só o garçom que nos serve. O médico, profissão considerada ouro na sociedade, também nos serve. Daí, o nome serviço.

No mundo todo,  muitos querem sentar nos primeiros lugares, nos lugares de destaque. E infelizmente, isso também acontece dentro da própria Igreja.  Pode ser que alguém que se prontifica a subir ao altar com o objetivo de servir ao Reino de Deus, esteja  também desejando um lugar de destaque. Será que isso acontece conosco? É sempre bom nos interrogar de vez em quando, dizendo a nós mesmos:  Será que eu estou fazendo isso por amor, ou por ânsia de poder?

Jesus disse que entre nós não deve ser assim. Pois o servir, é dignificante.  E assim, não é o tipo de serviço que nos eleva, mais sim, o nosso tipo de intenção.  A nossa predisposição de fazer aquilo para o bem de todos, fazer o serviço por amor a Deus e ao irmão.  É o servir, que dá dignidade a todas as profissões. Ou seja, atender ao cliente, aos alunos com fraternidade, e não apenas pelo dinheiro que vai receber.

Uma consulta média não deve ser apenas uma rotina de medir a pressão, medir a arritmia, fazer algumas perguntas e prescrever medicamentos que nem sempre são os melhores para o tipo de doença  ali “detectado”, tendo em vista os seus efeitos colaterais.  Ela, a consulta, deveria ser algo mais do que um simples atendimento, preocupado com a fila de espera de outros doentes.  O médico deveria ter melhores condições de trabalho, para que ele tivesse  mais condições de  diagnosticar com mais atenção, mais dedicação, e menos arrogância, aquele paciente  desvalido, sem ter para quem recorrer naquele momento da sua miserável vida.
Pois quem está doente, chegou ao fundo do poço, principalmente em se tratando de carência afetiva.  E um pouco de amor ao próximo lhe faria “mais bem” do que um monte de remédios cheios de efeitos colaterais.
Vivamos não para ser servidos, mas sim, para servir pelo menos com fraternidade.  Foi o que disse Jesus.


Fica com Deus, José Salviano.



 



Um comentário:

  1. Eu, Jair Ferreira da Cidade de Cruz das Almas, da Diocese Nossa Senhora do Bom Sucesso, leio e reflito sobre as leituras diária dessa equipe colocando em prática no meu dia-dia, obrigado a todos que doaram um pouco do seu tempo para evangelizar, catequizar e edificar o reino de Deus, que o Senhor Jesus Cristo continue iluminando a todos nós. Abraços fraternos.

    ResponderExcluir