.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quarta-feira, 17 de julho de 2019

"POIS O MEU JUGO É SUAVE E O MEU FARDO É LEVE.” Olivia Coutinho


Dia 18 de Julho de 2019

Evangelho de Mt11,28-30

Nesta cultura do aceleramento em que vivemos, muitos vão ficando  para trás, largados às margens do caminho, por não darem  conta de carregar fardos tão pesados  que a sociedade lhes impõe.  E assim, muitos irmãos, vão amargando o dissabor de ver seus sonhos sendo diluídos pelas as consequências de tantas  injustiças.
Nos dias de hoje, quem de nós, não sente cansado de ser vítima, ou de presenciar tantas injustiças? Como é cansativo, ver todos os dias, as mesmas notícias: o aumento da violência, da corrupção, ver pessoas privadas do seu direito a uma vida digna.
O povo de Deus, na sua grande maioria, é um povo cansado, cansado de ver tantas injustiças sociais.
Somos acometidos constantemente por dois tipos de cansaço: o cansaço físico e o mental. O cansaço físico, resolvemos facilmente, basta uma boa noite de sono para repor as nossas energias, já o cansaço mental, nos consome este cansaço, é fatigante, rouba o nosso sono, tira-nos o ânimo... 
Para os que estão sendo massacrado pelas as injustiças sociais, como os desempregados, os que dependem da saúde pública, o cansaço mental virou um mal crônico. 
No evangelho que a liturgia de hoje nos convida a refletir, Jesus se mostra sensível perante todos os que sofrem deste cansaço mental, aqueles que já não estão dando conta de carregar fardos tão pesados! Jesus tem o olhar voltado para estes, que são os que mais sofrem as consequências das injustiças. Ele vem trazer a estes, uma grande consolação convidando-os a um descanso Nele! “Vinde a mim todos vós que estais cansados e fatigados sob o peso dos vossos fardos, e vos darei descanso.”
Descansar em Jesus, é sentir-se num oásis em pleno deserto, o que não significa comodidade, isenção de responsabilidade, aceitação das injustiças, pelo o contrário, é no descanso em Jesus, que repomos as nossas energias para continuar a caminhada no deserto. 
Com Jesus, o nosso fardo torna leve, Nele, adquirimos fortaleza dentro de um espírito de mansidão e de humildade. A mansidão, nos torna pessoas pacíficas, compreensivas, o que não significa conformidade com as injustiças.
Ter um espírito de mansidão nos faz sentir a vida mais leve, pois a mansidão nos leva a raciocinar, a enxergar possibilidades pela frente. 
Tomar o jugo de Jesus é aderir a sua proposta de vida nova, inserindo num reino alicerçado na Justiça. Onde há justiça, há leveza, ninguém é subjugado, há vida digna para todos.
Jesus não tira a nossa cruz, Ele nos ajuda a carregá-la. Descansemos em Jesus...
FIQUE NA PAZ DE JESUS! – Olivia Coutinho
Venha fazer parte do meu grupo de reflexão no Facebook:https://www.facebook.com/groups/552336931551388/

2 comentários:

  1. Eu, Jair Ferreira da Cidade de Cruz das Almas, da Diocese Nossa Senhora do Bom Sucesso, leio e reflito sobre as leituras diária dessa equipe colocando em prática no meu dia-dia, obrigado a todos que doaram um pouco do seu tempo para evangelizar, catequizar e edificar o reino de Deus, que o Senhor Jesus Cristo continue iluminando a todos nós. Abraços fraternos.

    ResponderExcluir
  2. DEUS te abençoe e te ilumine. Obrigado p/ reflexão.
    Santa Maria, Rio Grande do Sul.

    ResponderExcluir