.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 15 de julho de 2019

“QUEM É MINHA MÃE E QUEM SÃO MEUS IRMÃOS?” – Olivia Coutinho


Dia 16 de Julho de 2019

Evangelho de Mt12, 46-50

Com o seu testemunho, Maria nos ensina a sermos inteiros no amor, a  colocarmos o projeto de Deus como prioridade em nossa vida!
Mesmo sendo a escolhida para gerar o Filho de Deus, Maria sempre se postou humilde diante de Jesus, nunca reivindicou privilégio por ser sua mãe, pelo o contrário, ela se colocava  diante Dele como uma discípula, sua aprendiz,  postura esta, que fez dela uma grande colaboradora na história da salvação!
Maria, nunca quis reter Jesus para si, ela sempre compreendeu, que mesmo tendo nascido de suas entranhas, Jesus não lhe pertencia, ela sabia que Ele pertencia a todos os que o Pai lhe confiara!  
Se pautarmos a nossa vida no exemplo desta grande mulher, que abriu mão de todos os seus projetos pessoais para viver o projeto de Deus, não teremos dificuldades em fazer da nossa vida uma oferta de amor!
A nossa procura por Jesus, deve ser sempre na condição de discípulo, daquele que quer aprender com o Mestre, como fazia Maria!
O evangelho que a liturgia de hoje nos convida a refletir, começa dizendo, que a mãe de Jesus e os seus irmãos, ficaram do lado de fora e mandaram chamar Jesus: “Tua mãe e teus irmãos estão lá fora a tua procura.” Jesus não afasta da multidão para atendê-los, não interrompe sua missão junto aqueles que o Pai lhe confiara para atender a sua família de sangue,  demonstrando assim, uma atenção igualitária para com todos: família de sangue e a família de Deus.
É compreensível, que os familiares de Jesus tenham se  assustado, ao vê-lo  cercado pela a multidão se misturando com prostitutas, cobradores de impostos etc. Essa postura de Jesus, os deixava confusos, afinal, eles eram acostumados com um Jesus mais pacato no seu ambiente familiar. 
Nas primeiras vezes que seus parentes depararam com Jesus, cercado pela a multidão, eles chegaram a pensar, que Jesus estava fora de si. Mc3.21.
Jesus era verdadeiramente humano, e verdadeiramente Divino, mas a partir do momento em que Ele assume o seu ministério, ele colocou  seu compromisso com o Pai, acima dos laços sanguíneos. “Pois todo aquele que faz a vontade do meu pai que está nos céus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe.”  Com essas palavras, Jesus sinalizou um desligamento presencial com  sua família de sangue para abraçar a missão que o Pai lhe confiara. Um procedimento semelhante ao de um jovem que sai de casa, ou para abraçar o matrimonio, ou o sacerdócio. E sua mãe, no seu silencio, compreendia tudo isso, ela sabia, que mais cedo ou mais tarde, Jesus sairia de casa para se entregar à missão, além do Anjo, na anunciação, como também o profeta Simeão, já haviam lhe revelado o futuro de Jesus.
Para muitos, a atitude de Jesus, descrita neste evangelho, soa como  desprezo Dele  para com a sua mãe, o que não é verdade, pois ao acolher o povo como membros de sua família, Jesus demonstrou um amor grandioso pelo o Pai! Gesto, que certamente alegrou Maria, pois assim como Jesus, ela só queria agradar a Deus, fazer  sua vontade! Em momento  algum, Jesus  desconsiderou sua Mãe, pelo o contrário, Ele a elevou, pois ninguém mais do que ela  fazia a vontade de Deus! Maria  se colocou como serva de Deus, desde o anuncio de que ela seria a mãe de Jesus! "Eis aqui a serva do Senhor, faça em mim, segundo a Sua vontade"!
Sempre que deparamos com este evangelho, ficamos centrados na referencia que Jesus faz de quem é a sua família ou questionando se Maria teve ou não, outros filhos, com isso, deixamos de meditar a mensagem principal do evangelho, que é um convite a fazermos à vontade do Pai!
Fazer a vontade do Pai é o único requisito que Jesus nos apresenta para fazermos parte da Sua família.
Para não termos nenhuma dúvida sobre a atenção e o carinho que Jesus tinha para com sua Mãe, basta lembrarmos, da sua preocupação para com Ela, no momento derradeiro à sua morte, quando na cruz, Ele a entrega aos cuidados do apóstolo João. Jo 19,26-27

FIQUE NA PAZ DE JESUS! – Olivia Coutinho
Venha fazer parte do meu grupo de reflexão no Facebook:

2 comentários:

  1. Eu, Jair Ferreira da Cidade de Cruz das Almas, da Diocese Nossa Senhora do Bom Sucesso, leio e reflito sobre as leituras diária dessa equipe colocando em prática no meu dia-dia, obrigado a todos que perde um pouco do seu tempo em refletir passando os seus ponto de vista que o Senhor Jesus Cristo continue iluminando a todos nós. Abraço.

    ResponderExcluir
  2. DEUS te abençoe e te ilumine. Obrigado p/ reflexão.
    Santa Maria, Rio Grande do Sul.

    ResponderExcluir