.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quinta-feira, 25 de julho de 2019

AQUELE QUE QUISER TORNAR-SE ENTRE VÓS O PRIMEIRO, QUE SE FAÇA VOSSO ESCRAVO- Adélio Francisco


REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA 25/07/2019 
 SOLENIDADE DE SÃO TIAGO, APÓSTOLO  
-Mateus 20,20-28
   "AQUELE QUE QUISER TORNAR-SE ENTRE VÓS O PRIMEIRO, QUE SE FAÇA VOSSO ESCRAVO."- Adélio Francisco
  
  Meus irmãos e irmãs: olhado para  Evangelho que a liturgia de hoje nos convida a refletir, vemos  que o texto inicia com  uma mãe que sem dúvida quer o melhor para seus filhos. 
  É a mãe de Tiago e João filhos de Zebedeu. Ela aproximou-se de Jesus, prostrou-se para  lhe fazer uma súplica. Jesus perguntou-lhe : "Que queres?". Ela respondeu : "Ordena que estes meus dois filhos se sentem no teu Reino, um a tua direita e outro a tua esquerda ". A Resposta  de Jesus é dirigida não só para ela, mas sim para os seus seguidores. Jesus disse: "Não sabeis o que pedis. Podies vós beber o cálice que eu devo beber?"...".
    A expressão "beber o cálice" simboliza no Antigo Testamento o sofrimento e o castigo, traz em nossa memória o episódio do Getsêmani, em que Jesus utiliza essa mesma expressão para referir-se à sua paixão. Os discípulos são, pois, convidados a associarem-se à paixão de Jesus, mas não como um requisito para alcançar um lugar de honra no Reino, mas como o único meio para serem fiéis à sua condição de discípulos.
   Vemos que continua o tema de quem é o maior e quem é o menor, dessa vez no plano do poder. O episódio acontece no círculo dos Doze e mostra como os apóstolos entenderam mal o ensinamento do Mestre. Do fato concreto, Jesus passa para o princípio geral, válido para sua comunidade: o importante no reinado de Deus não é ocupar um lugar honroso, e sim segui-lo em seu caminho de entrega e de serviço aos mais necessitados. 
    Como eu disse no início  desta reflexão: "esses ensinamento não são dirigidos somente aos discípulos que seguem o Jesus da História", mas também à comunidade de Mateus e á de nossos dias: opor-se aos esquemas de poder e de domínio que governam, este mundo; tornar possível a globalização da solidariedade. Grande é aquele que serve, e o primeiro é aquele que se torna servidor de todos.
    O pedido dos lugares de honra deve ser lido no marco do último anúncio da paixão. Jesus acaba de anunciar a sua paixão, e seus discípulos só pensam em vantagens e cargos. Ainda não tinham compreendido que o Reino anunciado por Jesus não segue os esquemas humanos. 
   Na linguagem de Jesus, a palavra "poder" significa "serviço". "Todo aquele que quiser tornar-se grande entre vós, se faça vosso servo. E o que quiser tornar-se entre vós o primeiro, se faça vosso escravo". Estas palavras formam as diretrizes de vida de todo cristão, chamado a servir o seu irmão.      
      Meus irmãos e irmãs, precisamos entender esta dinâmica do Reino, onde o grande é servo e o primeiro é escravo. Jesus nos dá o exemplo. Ele veio para servir e não para ser servido. Deu até sua vida na cruz em resgate dos nossos erros. Ninguém pode ficar indiferente diante desse quadro. 

PERMANECEMOS NA SANTA PAZ DE DEUS -Adélio Francisco.

Conheça a minha página de reflexão sobre o Evangelho.  Nela eu publico minhas reflexões sobre o Evangelho do dia.

           BASTA CLICAR NO LINK 


Nenhum comentário:

Postar um comentário