.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 1 de novembro de 2016

-TODOS PODEM SER SANTOS-José Salviano

TODOS OS SANTOS. SOLENIDADE
6 de Novembro de 2016-Ano C

1ª Leitura - Ap 7,2-4.9-14

Salmo - Sl 23(24)

2ª Leitura - 1Jo 3,1-3

Evangelho - Mt 5,1-12ª



PRIMEIRA LEITURA
"Não façais mal à terra, nem ao mar nem às arvores, até que tenhamos marcado na fronte os servos do nosso Deus".
Meus irmãos, e minhas irmãs. Quanto mal já fizemos a Terra! Quanta degradação já processamos na Mãe Natureza deixada por Deus para o nosso sustento e nosso abrigo. Os agrotóxicos, o Dicloro Difenil Tricloroetano, o famoso DDT, já matou muitos, depois de dar muito lucro para indústria farmacêutica. Os agrotóxicos que impedem as pragas de comerem as frutas, verduras e outros produtos plantados pelo homem na terra, eles, além de envenenar os alimentos e nos causar doenças, se infiltram no solo contaminando a água do lençol freático, e causando grandes danos a nossa saúde e dos animais.
A poluição das fábricas, daqueles países que querem ficar ricos a todo custo sem se preocuparem com o destino da humanidade, e causando e EFEITO ESTUFA, que descontrola todo o clima da Terra, a fumaça dos escapamentos, o lixo hospitalar, e tantos outros males que temos causados ao Planeta Terra, nos faz pensar que um dia teremos de responder diante do Juízo Final pelo mau uso que fizemos da nossa liberdade.

SALMO
O salmo 23 nos fala como é a geração dos que buscam o Senhor. O Senhor que é dono da Terra e do que ela produz.
Os que procuram o Senhor nosso Deus, têm as mãos puras, são inocentes, e não dirigem suas mentes para o crime.
E com certeza eles não passarão despercebidos por Deus. Ao contrário, sobre esses, descem as bênçãos do Senhor diariamente, assim como são recompensados pelas suas boas obras.

SEGUNDA LEITURA
Somos filhos da Luz, somos filhos de Deus. Porém, o mundo não nos reconhece como tal, pois este mundo é movido por valores contrários aos valores do Evangelho, ao qual nós seguimos. E o valor principal que seguimos é o amor a Deus e ao próximo. O mundo, ao contrário, segue o amor a si mesmo, ou seja, o egoísmo.
São João inspirado pelo Espírito de Deus, nos garante que somos filhos de Deus e um dia O veremos tal como Ele é. Porém, para que cheguemos a esse grande privilégio, precisamos nos purificar.
Seremos salvos pela graça de Deus. Mas é necessário que nos esforcemos, é preciso dar a nossa contribuição no sentido de buscar a santidade, combatendo os nossos vícios, seguindo o Evangelho e procurando vencer o egoísmo, e acima de tudo praticar a caridade.
Desse modo poderemos admitir que realmente somos considerados filhos de Deus!

EVANGELHO

As bem-aventuranças formam um conjunto de parâmetros para que possamos medir como está indo a nossa vida. Como estamos suportando os fardos que devemos carregar, e se estamos vivendo de acordo com a vontade de Deus.
Viver é resolver problemas, viver é também sofrer. O sofrimento nos fortalece, nos purifica, nos corrige a trajetória da vida, o sofrimento nos dá a oportunidade de testar a nossa fé. Felizes são aqueles e aquelas que mesmo diante do sofrimento continuam firmes na  fé em Deus sem se revoltar contra Ele.  Infelizes são aqueles que diante da desgraça, questionam: onde está Deus, por que Ele permite isso?
Bem-aventurados os pobres em espírito, aqueles que mesmo sendo ricos, ou possuidores de muito estudo, são humildes, educados, modestos, que não agem visando se mostrar, querendo ser melhor que os outros, que são calmos, tolerantes com os defeitos alheios, e acima de tudo, são caridosos.

Bem-aventurados os aflitos, aqueles que neste momento estão passando por algum tipo de desespero. Os desempregados que de uma hora para outra se viram sem dinheiro para pagar as suas contas, para comprar comida, para pagar o aluguel. Eles sofrem agora, mais um dia terão a sua recompensa em dobro.

Bem-aventurados os mansos. Esses não são os fracos, os conformados com a traição da sua esposa. Mas sim, são aqueles que aceitam tudo que vem de Deus com resignação. São aqueles que se conformam com a vontade do Pai, e dizem sempre em suas orações. Seja feita à vossa vontade, ó Pai.  Mansos aqui, são os humildes, abnegados, aqueles que não se revoltam contra Deus, que não levam a vida inteira reclamando.
Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados. Meus irmãos. Quanta injustiça em nossa volta! Os nossos direitos são vilipendiados todos os dias.  A inflação corrói os nossos salários, os assaltantes, aqueles que perderam o direito de ter uma vida digna, nos agridem com muito ódio e levam os nossos pertences, e ainda podem nos machucar, ou mesmo nos matar. Quantos que têm de trabalhar de sol a sol para ganhar uma miséria, enquanto outros não fazem praticamente nada e ganham polpudos salários. Quanta injustiça! Por isso temos muita fome, e muita sede de justiça!
Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia. Misericordioso é aquele ou aquela que se compadece da miséria do irmão, da irmã. Miséria que nem sempre é de ordem econômica, mas de ordem psicológica, ou moral. Um estado de miséria, um estado deplorável, é o que restou daquele casal, depois da separação. É o que restou daquela jovem depois do amor livre, depois da gravidez indesejável, depois da sua doença sexualmente transmitida, é o que restou daquele jovem depois que se entregou ao crime.
Quem der um na terra receberá cem no Céu”. Esta, meus irmãos e minhas irmãs, foi uma das promessas de Cristo, para com os misericordiosos. Você é um deles? Então parabéns!
Bem-aventurados os puros de coração. São aqueles que possuem uma mente pura, um caráter bem formado, e uma fé bem grande ao ponto de realizar coisas que para muitos são impossíveis. Jesus ao falar de disso, deu mais um daqueles exemplos bem exagerados: falando de uma fé que remove até montanhas. 
Os puros são aqueles que, ao contrário de alguns, não vivem vendo maldade em tudo e em todos.  Eles não fazem fofoca, nem vivem falando mal dos outros. São pessoas confiáveis. Honestas, justas e ponderáveis.  Seja você também um desses, e um dia você verá a Deus!
Bem-aventurados os que promovem a paz. São aqueles e aquelas que evitam uma briga, que procuram mostrar ao agressor, os motivos que levaram o outro ou a outra a agir daquele jeito. São aqueles da turma do “deixa disso”.  São os que procuram a negociação, em vez do bofetão.
Na vida temos pessoas que resolvem os problemas com socos, chutes, e até com tiros. Para eles, é assim: bateu, levou. A vingança e a violência cala a boca do outro, ela resolve tudo.
Existem outros que resolvem os seus problemas negociando. Para eles a vida é um comércio. É um toma lá, dá cá, onde tudo se resolve sentando e conversando. Exemplo: você me deixa vender a minha “mercadoria”, e eu deixo seus turistas transitarem livremente pela cidade livres de assaltos e demais agressões.
Já outros, os mais sábios, entre os quais estão os que acreditam em Deus, os devotos, aqueles que em vez de agressões e vinganças, buscam EVITAR PROBLEMAS, alguns deles, fazem isso com base na mensagem do Evangelho.

Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça. Professores, jornalistas, e até padres, já foram perseguidos por causa da justiça. Eles foram perseguidos porque defenderam a justiça, porque denunciaram a injustiça dos poderosos. A injustiça daqueles que se acham no direito de se apoderar de muito, de até comprar pessoas e usá-las como objetos de seu prazer, como cúmplices, e como escravas.
A perseguição por causa da justiça às vezes é muito cruel, e difícil de ser evitada. Quem denuncia corre este risco. Porém, Deus é mais! Deus está do nosso lado, principalmente quando estamos do lado dele.  Ele nos defenderá.
Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem, e mentindo, disserem todo tipo de mal contra vós, por causa de mim.
Aqui estamos diante de uma das promessas de Cristo que foi direcionada especialmente para os seus escolhidos, para os catequistas. Catequistas, são: padres, freiras, catequistas em si, e todos os leigos e leigas que se expõem, se dedicam ao trabalho pela construção do Reino de Deus.  Assim como a dona de casa, o trabalhador que apesar de não evangelizar pela palavra, o faz pelo seu testemunho, pelo seu bom exemplo.
Para os escolhidos, para os discípulos de antes e de agora, a promessa de Cristo foi categórica, foi encorajadora:
Quando forem levados a julgamento, não vos preocupeis com o que devereis dizer. O Pai, O Espírito Santo, falará por vocês.” Isso quer dizer que Deus nunca nos abandona. Que Ele sempre está do nosso lado, nos defendendo das injustiças dos injustos do mundo, daqueles que não aceitam o seu plano de salvação.
Então, se algo parecido a isso está acontecendo com você, em vez de reclamar, de choramingar, de se exaltar, fique alegre!  Sabe por que? Você receberá a recompensa prometida por Jesus Cristo!
“Alegrai-vos e exultai, porque será grande a vossa recompensa nos céus.”

Tenha um bom domingo-José Salviano


Nenhum comentário:

Postar um comentário