.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quarta-feira, 2 de novembro de 2016

O Doente que não tinha acompanhante-Diac. José Da Cruz


                   TERÇA FEIRA DA IV SEMANA  DA QUARESMA 8/03/2016
PRIMEIRA LEITURA (Ezequiel 47, 1-9.12)
SALMO RESPONSORIAL (Sl 45 (46)8  “Está convosco o Senhor dos Exércitos, nosso protetor é o Deus de Jacó”
EVANGELHO (João 5, 1-6)
                                       O Doente que não tinha acompanhante...
Em Hospitais públicos, a pessoa do acompanhante é muito importante, ele ajuda a olhar o soro, atende as necessidades do doente, ajuda-o a mudar de posição, a tomar um banho, mesmo porque, os hospitais, não dispõe de um enfermeiro para cada doente. É um belo trabalho de caridade, que em nossa Igreja é desenvolvido pela Pastoral da Saúde que faz isso em hospitais e casas.
O enfermo do evangelho de hoje era um desses doentes pobre, que não tinha um acompanhante e foi essa a sua queixa a Jesus “Senhor, não tenho ninguém que me ponha no tanque, quando a água é agitada, enquanto vou lá, outro já desceu antes de mim”, pelo que se entende, era uma espécie de Olimpíada de Paraplégicos, ou Paraolimpíada como se denomina essa competição, entre Cadeirantes e outros deficientes, as águas agitadas curavam apenas um por vez.
A pergunta inicial de Jesus, que obteve essa resposta, parece até “tirada” de humor “Queres ficar curado”. Claro que o enfermo queria, parece uma pergunta bastante óbvia. Mas ele dependia das pessoas. Estava ali porque queria a cura, evidentemente. Todo homem quer também a Salvação, mas esta não depende de nós. O homem da pós-modernidade não pensa dessa forma. Ele acha que os recursos da ciência em todos os campos, e o avanço da tecnologia, são suficientes para salvar o homem. A Salvação, nesse caso, é um bem de consumo, assim como o próprio Jesus e aquilo que tem para oferecer. O homem procura, pede e exige, e o Cristo tem que atender, nas grandes Magazines Religiosas de home em dia.
A Salvação, que consiste na libertação de todos os males do egoísmo, que infectam o coração humano, é dom gratuito e imerecido, que Deus nos oferece em Jesus Cristo. Por isso a pergunta de Jesus tem lógica “Queres ser curado?” As vezes a nossa cura interior tem um preço, que nem sempre queremos pagar. É a mudança da nossa mentalidade, do nosso jeito de agir e de se relacionar com os outros. No espírito egoísta quem ganha somos nós, no Espírito Cristão de quem conheceu Jesus e o experimentou, quem ganha são os outros. Se Jesus pensasse em si, iria dar um jeito de carregar o homem até a piscina, á frente dos outros, seria o jeito mais prático e religiosamente correto de curá-lo. Entretanto, ele veio para curar os enfermos e libertar os cativos, por isso disse ao homem “Levanta-se, toma o teu leito e anda”.  Mais tarde no templo, o orientou para que não tornasse a pecar...Quem está preso a tradições e ideologias humanas, jamais conseguirá ver em Jesus esse dom precioso da Salvação gratuita e incondicional que ele oferece, por isso, os Judeus, ao serem informados de que Jesus curava no sábado, passaram a persegui-lo com a intenção de condená-lo á morte. (Diácono José da Cruz – Paróquia Nossa Senhora Consolata – Votorantim SP – E-mail cruzsm@uol.com.br)


Nenhum comentário:

Postar um comentário