.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

sexta-feira, 30 de outubro de 2015

Um Final Feliz-Diac. José da Cruz

02 de Novembro – Finados
1ª Leitura - Ap 7,2-4.9-14
Salmo - Sl 23(24),1-2.3-4ab.5-6 (R. cf. 6) “É assim a geração dos que procuram o Senhor! ”
2ª Leitura - 1Jo 3,1-3
Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 5,1-12a


Um Final Feliz...que começa agora com as Bem-Aventuranças

Qual será o fim da Humanidade? Como e quando será o fim do mundo? A Humanidade terá um Fim, um grande final, mil vezes muito melhor do que o Final de novelas, quando parece que tudo dá certo, os maus saem perdendo e são punidos, e os bons se apossam de sua recompensa. É preciso compreender o sentido da palavra Fim, que no sentido mais comum significa algo que se acabou, que deixou de existir, ou que se escafedeu, sumiu da nossa vista.
Fim do Mundo não é isso. A palavra Fim vem de finalidade, agora podemos trocar a pergunta: qual será a finalidade de toda humanidade? Evidente que, Deus não a teria feito, se fosse para ela ser destruída. A finalidade de toda humanidade é estar um dia diante de Deus, para permanecer com ele eternamente em uma feliz comunhão. Todo ser humano é criado por Deus e Dele recebe a Vida, com este fim de um dia retornar A Ele atingindo a plenitude de uma nova criatura em Cristo Jesus. Não se trata de uma seleção, o desejo e a vontade de Deus, é que toda humanidade vá viver na comunhão com ele para sempre.
Foi necessário a princípio Deus ter selecionado um Povo, os Israelitas, para viverem essa experiência de pertencerem a Ele e ser um sinal e uma Luz entre as Nações, sinalizando justamente essa Verdade, de que na transitoriedade dessa Vida caminhamos para a Plenitude. Por isso, o visionário do apocalipse vê primeiro 144 mil, mas depois vê uma multidão diante do trono do Cordeiro, glorificando e adorando a Deus. Manter-se fiel a esse propósito de ser consagrado a Deus e um dia retornar a Ele, não é tarefa das mais fáceis, há tribulações e desafios imensos á nossa frente, nesta vida terrena, atravessa-lo incólume, sem nunca perder essa consciência de que caminhamos para o eterno, faz parte da nossa vida de cristãos. É assim a Geração dos que procuram o Senhor....diz o salmista, sobre todo homem e mulher que vive a sua fé crendo nesta Verdade Absoluta, de que caminhamos para Deus.
E por que Deus nos trata assim? Quer-nos em sua casa um dia para sempre...Por que somos seus filhos e filhas queridas!  Não porque nossas ações nos fazem merecedores, mas por causa de Jesus Cristo, Nele, recebemos este grandioso presente, da Filiação Divina, nos diz o apóstolo Paulo na segunda leitura. E mais ainda, essa Vida Nova que Cristo nos dá, já está em nós, e um dia irá se manifestar plenamente. E veremos a Jesus como hoje vemos nossos irmãos e irmãs. Teremos em nossa vida os efeitos da Salvação, que nos faz novas criaturas. A conversão, mediante a Palavra de Deus, vai nos aprimorando, até o ponto em que essa vida já não nos basta, como uma criança, apertada no útero materno, aos nove meses, precisamos nascer para esta Vida em plenitude, passamos por uma última purificação que é a morte biológica, e chegamos ao nosso fim que é Deus. Portanto, a morte não é um Fim, mas um meio.
E toda essa alegria, as luzes desta Vida nova, já está em nós, por causa de Cristo, quem vive as virtudes do evangelho, reflete essa nova criatura, configurada com Cristo pelo Santo Batismo, vivendo intensamente esta vida terrena, caminhando a cada dia por esta estrada que nos conduz á Casa do Pai. Uma multidão está diante de Jesus, porém, quando os discípulos se aproximam ele começa a proclamar as Bem-aventuranças, isso é, aqueles que alcançarão essa plenitude Divina.
Os pobres em Espírito são todos os que assim se colocam diante de Deus, fazendo-se pequeno e pobre, aquele que nada tem ou possui, pois seu “Tudo” é somente Deus. Daí decorrem todas as demais Bem-Aventuranças, os aflitos, os mansos, os que tem sede e fome de justiça, e os misericordiosos. Os puros de coração não são os perfeitos moralmente falando, mas sim um coração aberto ao Espírito Santo, o fogo que nos purifica.
Haverá perseguições, incompreensões, pois ao mundo, é loucura dar um rumo à nossa vida, a partir de algo que esperamos em Cristo. Enfim, para todos os que constroem uma esperança vã, apenas nesta Vida Terrena (e são muitos) o Cristianismo é um absurdo e não tem nenhum sentido. Para estes, a morte biológica é realmente o fim, jamais um meio, porque estes nada mais esperam ou creem após a morte. 
Uma pergunta final: Jesus apontou seus discípulos para as multidões, como uma referência de Bem-Aventurados, homens que em Cristo descobriram algo novo, que irá se eternizar. Nossas comunidades cristãs, podem hoje ser apontadas, neste sentido? A Sociedade encontra em nós sempre acesa essa Luz da Esperança, ou muito pouco temos a oferecer, a tantos angustiados e desanimados?  (Diácono José da Cruz – Paróquia Nossa Senhora Consolata – Votorantim SP – E-mail cruzsm@uol.com.br)


Nenhum comentário:

Postar um comentário