.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 20 de outubro de 2015

Fruto de conversão é vida nova-Helena Serpa

24/10/2015 - sábado XXIX semana comum -  Romanos 8, 1-11 - "feridos pelo pecado, mas vivos graças à justiça" 
Nesta leitura São Paulo nos assegura que não há mais condenação para aqueles que estão em Cristo Jesus, isto é, para todos os que creem e acolhem a salvação que Jesus veio nos trazer. "Os que vivem segundo a carne aspiram pelas coisas da carne; os que vivem segundo o Espírito aspiram pelas coisas do Espírito."  Jesus veio nos dar condições de andar na lei do Espírito, por isso, não procedemos mais segundo a carne, mas sim, conformes ao Espírito Santo. Todos nós que mergulhamos nas águas do Batismo, fomos lavados (as) pelo sangue de Cristo, portanto, justificados (as) perante o Pai e, livres da lei do pecado e da morte. Assim sendo, não há mais motivo para que vivamos segundo a carne, procurando satisfazer os instintos da nossa natureza humana decaída que nos levam à morte da alma.  Em nós, habita o Espírito daquele que ressuscitou Jesus dentre os mortos, isto é, o Espírito de Deus Pai. É Ele quem nos dá a motivação para aspirarmos pelas coisas do alto, isto é, do céu. Apesar de continuarmos sendo pecadores (as), embora que nosso corpo esteja ferido de morte por causa do pecado, o nosso espírito está cheio de vida. O Espírito de Deus nos dá vida nova em abundância. Todos nós pertencemos a Cristo, e é Ele quem nos conduz a uma vida de santidade. A certeza de que Jesus é o dono da nossa caminhada precisa estar bem firme no nosso coração, para que  não nos sintamos fracos e decaídos pela nossa impotência e limitação. Temos um Salvador que está vivo e que foi ressuscitado dentre os mortos, para proporcionar a todos nós, filhos e filhas de Deus uma vida de qualidade, vida cheia das graças do Senhor. Viver segundo a carne é perder tempo e oportunidade de assumir o Senhorio de Jesus na nossa vida. - As suas aspirações veem da carne ou do Espírito?- Deus faz parte dos seus planos de vida? - De que maneira Jesus Cristo é o Senhor da sua vida? - Os desejos do seu corpo acompanham os desejos do seu espírito?- Você vive segundo a lei ou segundo a graça de Deus? 

Salmo 23 - "É assim a geração dos que buscam vossa face, ó Senhor, Deus de Israel".
O homem e a mulher que tem mãos puras e coração inocente é justamente aquele (a) que busca as coisas do alto e não se detém a praticar atos que satisfazem a carne. Esse (a) poderá subir até o monte do Senhor e habitar na casa do Senhor. O nosso desejo de santidade atrai para nós a bênção do Senhor e nos faz participantes da natureza divina.  A geração dos que buscam a face de Deus, Criador do céu e da terra é abençoada e receberá a herança eterna.


Evangelho - Lucas 13, 1-9 - "fruto de conversão é vida nova

Diante da admiração dos Seus discípulos sobre a notícia dos galileus que Pilatos havia mandado matar Jesus esclarece que "as desgraças nem sempre são castigos". Somos inclinados a cultivar uma ideia errada que nos leva a acreditar ser castigo de Deus todas as coisas ruins que nos acontecem. Jesus, então, conta a parábola da figueira e nos ensina que esses acontecimentos servem para nos despertar sobre a brevidade da nossa vida aqui na terra e, assim, nos impulsionar a uma mudança de mentalidade. Às vezes, somos como essa figueira que foi plantada no meio de uma vinha produtiva. Estamos inseridos na Igreja, frequentamos o Grupo de Oração, estamos presentes em tudo, tomamos espaço nas celebrações e rituais, mas não melhoramos em nada e não damos fruto de conversão. Continuamos com a mentalidade do homem velho, levando uma vida medíocre, trabalhando para nos satisfazer e não damos os frutos desejados.  A nossa conversão é uma coisa urgente na nossa caminhada, mas também, é um processo que se arrasta até o final da nossa vida, quando o dono da vinha vier nos encontrar. O dono da vinha é Deus Pai, o vinhateiro é Jesus, e a vinha são todos os que Lhe são entregues para serem apresentados ao Pai. O vinhateiro, no caso, apelou para a misericórdia do dono da vinha e pediu mais uma  oportunidade para a figueira.  Diante do Pai, Jesus também advoga por nós e pede misericórdia. O Senhor deseja encontrar em nós não apenas folhagem, isto é, aparência, mas testemunho de conversão, de busca de santidade e de vivência do amor. Não sabemos quanto tempo Ele demorará, tenhamos pressa, e nos deixemos "adubar" pelo nosso vinhateiro que é Jesus Cristo. Aí não teremos receio das "desgraças", pois nos conservamos dentro das graças do Pai, sendo cuidados pelo Seu Filho Jesus e conduzidos pelo Seu Espírito Santo. - Você também considera que as coisas ruins que lhe acontecem são castigo de Deus?- Ou você entende que possam ser um recado de Deus para que você se converta?- Você  faz parte da vinha ou é como essa figueira que ocupa espaço e não dá fruto?- Mesmo sendo diferente dos outros, você acha que tem condições de melhorar? - Quem você considera como seu (a) vinhateiro (a) aqui na terra?

Um comentário: