.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quarta-feira, 28 de outubro de 2015

DEUS NOS CRIOU PARA A VIDA E NÃO PARA A MORTE – Maria de Lourdes Cury Macedo

DEUS NOS CRIOU PARA A VIDA E NÃO PARA A MORTE – Maria de Lourdes Cury Macedo                
         Segunda-feira, 2 de novembro de 2015.
Evangelho de Mt 5, 48

No mês de novembro celebramos duas datas próximas uma da outra. Neste ano a Solenidade de todos os Santos caiu no domingo dia 01 e Finados, no dia 02.
 O dia de Finados recorda-nos que somos todos peregrinos e que estamos a caminho da pátria definitiva, o céu,  pois pelo batismo fomos feitos filhos e herdeiros de Deus. Nosso Deus nos criou não para a morte, mas para a vida, e vida em plenitude. A Eucaristia, alimento espiritual, que Jesus nos deixou, é garantia de vida eterna. “Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia” diz Jesus. (Jo 6, 54).
Por isso dia de finados é dia de lembrarmos e rezarmos para as pessoas queridas que já não estão mais conosco. É um dia de Saudade e não de tristeza, porque quem morreu já está com Deus na glória eterna.
Na Festa de Todos os Santos celebramos a multidão dos que estão diante de Deus para sempre: todos os santos e os anjos. Todos que estão no céu são santos. Conhecemos o nome de alguns, mas são milhões de santos e santas, desconhecidos que fazem parte da família de Deus e que estão no céu.
Ao celebrar a Festa de Todos os Santos devemos recordar que a VOCAÇÃO de todos nós é a busca da SANTIDADE que se realiza quando estamos intimamente unidos a Cristo.
 Jesus é o mestre e modelo divino de toda a perfeição, de toda a santidade. Ele pregou a santidade a todos, sem distinção de raça, de cor, pobre, rico. . . enfim para a humanidade inteira.
Jesus é o Santo de Deus, Ele é o próprio autor da santidade, que nos convida, nos aconselha: a “Sermos perfeitos como é perfeito o Pai celeste, isto é, Sede Santos como o vosso Pai celeste é Santo”. (Mt 5, 48; 1Pedro 1,15-16; cf.Lv 19,2)
         Jesus pede para nós cristãos, neste evangelho, para sermos melhores, para buscarmos a perfeição, a santidade. Ele pede aos cristãos para irem além daqueles que não são cristãos, ou seja, daqueles que não conhecem e nem seguem a Jesus. Jesus nos quer santos, perfeitos e irrepreensíveis. Ele nos ensina ter: Amor ao próximo gratuitamente, sem esperar recompensa.
         Mas o que é a santidade?
         Quando ouvimos falar em santidade ou em ser santos dizemos, isto não é para mim. Nós dizemos isso porque para nós ser santo é algo tão difícil, tão longe de nós, da nossa fraqueza, dos nossos defeitos e pecados, da nossa realidade que desistimos logo de ser santos pensando que para ser santo é necessário ser mártir, sofrer muito, ser triste..., viver isolado..., não participar de nada.  Até temos medo em pensar em ser santo.
Sabe por que agimos assim? Por que nós não sabemos o que é ser santo. Principalmente nos dias de hoje que o mundo está tão violento, tão egoísta, tão competitivo...  Um mundo onde todos querem levar vantagem em tudo, onde um explora o outro, onde o respeito, o amor, a obediência, a justiça, a boa educação, a solidariedade, a gentileza parece que caiu de moda. Onde todos só pensam em tirar proveito de tudo, onde o prazer, o ter, e o poder estão em alta? É lei gozar a vida! Aproveitar o máximo, não perder nada. Pensar só em si! Nem que para isso tenha que ser desonesto, corrupto, ladrão.... .    Sacrifício, Cruz, nem pensar. . . !!!!
O que é ser santo? Ser santo é deixar o Espírito Santo agir em nós, conduzir a nossa vida. Muitos se tornaram santos porque se abriram à ação do Espírito Santo e viveram para agradar a Deus e ao próximo. Experimentaram Jesus vivo em suas vidas, deixaram Jesus tocar nos seus corações e viveram intensamente o amor por Ele, praticaram a Palavra de Jesus. E para viver assim é preciso construir, lutar contra nossos próprios defeitos e comodismo. É preciso muita renuncia, amor, disponibilidade em servir de acordo com os dons que Deus nos deu. 
Ninguém é santo de braços cruzados, ou já nasce santo, a santidade é conquistada, é construída com a ajuda do Espírito Santo. E quando Deus vai à nossa frente caminhando conosco crescemos no amor, na perfeição, na santidade. A santidade vai se desenvolvendo em nós na medida, que nos abrimos ao Espírito Santo e permitimos que Ele aja na nossa vida. Na medida, que guardamos o Evangelho no coração e vivemos o Amor a todos sem distinção, sem interesse...   sem esperar nada em troca.
Construir a nossa santidade é algo humano e divino. É divino porque Deus nos ajuda, nos guia, nos indica o caminho a seguir. Com a ajuda de Deus ficamos encharcados do seu amor e transformamos a nossa vida e das pessoas que estão ao nosso redor.
Quando nos enchemos de Deus vamos modificando nosso modo de pensar, de falar, de agir, de tratar os outros e, até mesmo de relacionarmos com a gente mesma. Na medida, que  deixamos Jesus reinar no nosso coração nos transformamos e sempre para melhor. Passamos a ser outro Cristo para os nossos irmãos. Passamos a lutar contra nossos defeitos, imperfeições, contra nossos erros, pecados... Não mais queremos pecar. Queremos viver a vida da graça cada vez mais. Enfim, ser santo é lutar para ser melhor, para amar mais e sempre, é lutar para ser fiel ao Evangelho que é a Palavra de Jesus.
O santo não nasce pronto. É um ser humano que fez uma escolha de viver o que Jesus pede: viver a santidade. Escolheu deixar Deus agir em sua vida. Portanto, a santidade é busca espiritual de Deus. É vivência! É vida da busca da perfeição. É a prática, a vivência da Palavra, do Amor.
Santos não são só aqueles que sabemos o seu nome e que foram canonizados pelo Papa, mas todos que morreram na graça de Deus, todos que estão no céu, são santos. Dentre eles, podem estar nossos avós, pais, filhos, netos, parentes, conhecidos, amigos... , que amaram Cristo e viveram uma vida de muito amor, de amor cristão como nos ensina Jesus.
          Os santos são na realidade, irmãos nossos na fé, são exemplos de vida cristã e são nossos intercessores junto de Jesus a quem glorificam. É isso que a Igreja Católica nos ensina. Ela afirma que o único mediador entre os homens e Deus é Jesus.
         O santo é uma pessoa humana, homem ou mulher, que ligada a Cristo pelo batismo, e com a graça do Espírito Santo viveram unidos a Cristo.
         Veneramos os santos por suas virtudes. Respeitamos e guardamos suas imagens ou estampas, por aquilo que elas representam. Porque ao olharmos suas imagens ou estampas nos lembramos, que eles amaram a Deus e que é possível para nós imitá-los em suas virtudes e santidade. Eles são modelos para o nosso modo de viver. É muito bom ler a vida dos santos e procurar segui-los.
A vida deles nos ensina como eles souberam amar a Deus e a todas as pessoas. Eles movidos pelo Espírito Santo deram testemunho do grande amor que tinham dentro de si, atendendo aos irmãos, principalmente aos mais necessitados, de maneira incansável, heroica e até com o martírio, pois muitos morreram por amar o irmão.
         Santidade consiste em fazermos, com a maior perfeição possível, as coisas comuns, todos os dias.  Tudo o que fazemos ou o que somos temos que fazer com amor, buscando o melhor, a perfeição. No trabalho, em casa, na educação dos filhos, como esposa (o), como filho (a), como pai ou como mãe, como genro, nora, como amiga (o), como patrão(ao), na comunidade, enfim na nossa vida comum do dia-a-dia fazer tudo com o AMOR que Cristo nos ensinou.
         Pequenos gestos com amor são de grande valor. Nada é pequeno onde o amor é grande, dizia Santa Terezinha que é exemplo de amor, oração e humildade. Santa Terezinha passou a vida amando o próximo e rezando, oferecendo sacrifícios pela conversão dos pecadores. Morreu com 24 anos. Foi tão humilde que quando ela morreu uma madre disse: não sei o que dizer de Terezinha parece que não temos nada para falar dela. Mas, ela deixou muitas páginas escritas de como ela viveu sem que ninguém percebesse. 
São palavras de Sta Terezinha: “Passarei o meu céu fazendo o bem sobre a terra”.
         Os santos além de serem intercessores nossos junto de Jesus, são modelos e exemplos de vida que nos iluminam e nos fortalecem em nossa caminhada e a melhor maneira de honrá-los é imitar suas virtudes, nisto consiste a nossa devoção a eles: imitá-los.
Meus irmãos e irmãs, peçamos a intercessão de todas as pessoas que durante a sua vida viveram na graça, no amor, na solidariedade e na paz do Senhor e hoje estão no céu glorificando a Deus.
Todos os santos e santas, intercedei por nós.


         Maria de Lourdes

2 comentários: