.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 27 de outubro de 2015

-TODOS OS SANTOS-José Salviano

TODOS OS SANTOS - SOLENIDADE

1 de Novembro de 2015
Ano  B

Evangelho - Mt 5,1-12ª


PRIMEIRA LEITURA
        
         Muitas vezes eu lia e ouvia trechos do Apocalipse e nada entendia. Pois para entender este livro da Bíblia, precisamos mergulhar no contexto histórico.  O texto de hoje refere-se ou fala da situação dos cristãos que se recusaram a adorar o imperador romano, e por isso eram perseguidos, excluídos e até mesmo condenados à morte.
         Quais são os imperadores, considerados deuses do mundo atual que somos pressionados a adorar, sob pena de morte, do corpo e da alma, do corpo e da fé?
SALMO

SEGUNDA LEITURA
         O nosso destino é de sermos santos. Todos santos. Isso porque temos o privilégio dado por elo Pai de sermos chamados filhos de Deus.
         Mas para sermos santos temos de aceitar o sofrimento sem reclamar, pelo contrário, rezar pedindo ao Pai que o aceite em favor de nossa purificação, e até agradecer por essa situação através da qual poderemos alcançar a nossa salvação.  Para sermos santos precisamos tolerar, perdoar, ser caridosos, e rezar muito, muito mesmo! Rezar o tempo todo, como o disse Jesus: “Vigiai e orai sem cessar” .  Além do mais, a nossa vida deve ser transformada em uma oração constante, ou contínua. Todos os nossos gestos, conversas, atitudes, devem ser santas, caso contrário nunca iremos alcançar a santidade.  Não podemos ser santos somente após receber a Eucaristia. É preciso ser santos o dia todo, todo o dia.
         Se nós somos santos, estamos revestidos do poder divino, e por isso, podemos suportar as adversidades dessa vida, pois estamos preparados transformá-las em ocasiões de progresso na nossa santidade. Quem vive apegado ao dinheiro, às armas e a todos os poderes materiais, está sempre inseguro, apesar de se mostrarem otimistas, sempre com um sorriso estampado, esses nossos irmãos por dentro estão com medo. Do sequestro, do incêndio, do ladrão...
Ao contrário, aquela e aquele que se esforça para alcançar a santidade, que vive pelo Evangelho, por Cristo e com Cristo, nem se abala diante do sofrimento, diante de todas as ameaças desse mundo. É claro que sofrem, podendo até chorar, mas por dentro sabem que o socorro virá, sabem que tudo aquilo pode ser transformado em trampolim para o grande salto que leva a vida eterna.   
Para sermos santos precisamos nos manter longe de todo o mal. Fugindo das más companhias, dos lugares propícios ao pecado e ao afastamento dos caminhos de Deus. Até podemos usar muitas das coisas do mundo, já que estamos no mundo, coisas essas que podem ser causas de pecado, mas as podemos usar, como se não as estivéssemos usando, e manter-nos intactos, inatingíveis pelo seu poder maligno de nos corromper, de nos arrastar para os caminhos do inferno.
Porém, só podemos fazer isso, se estivermos revestidos da graça de Deus, da graça santificante que nos fortalece. Pois tudo podemos naquele que nos dá força! Podemos (até certo ponto) lidar com o perigo de queda, desde que a força de Deus esteja conosco.
         Sabemos que, quando Jesus se manifestar, seremos semelhantes a ele, porque o veremos tal como ele é.
Caríssimos. Isso é mais que maravilhoso! E faz parte das promessas de Cristo! João, num momento de inspiração é que nos escreve essa verdade celestial! É o que nos espera, desde que lutemos por isso. Desde que renunciamos a nós mesmo e nos esforcemos para viver na presença daquele que quer a nossa salvação. 

EVANGELHO
         Caríssimos. Hoje é dia de todos os santos. Todos, mesmo. Não só os santos da Igreja, mas também os santos de igrejas outras, os santos sem igrejas...
Se o reino de Deus não foi planejado somente para os judeus, para o povo escolhido, mas sim para toda a humanidade, não podemos nos dar o direito de pensar que só existem santos no nosso meio. Será que não é possível haver santos também em outros credos que não são católicos? Do mesmo modo que os últimos serão os primeiros, e os primeiros poderão ser os últimos, poderemos encontrar um grande pecador no Céu por ter se arrependido sinceramente, como aconteceu com Dimas, nunca devemos achar que somente nós, os católicos teremos o privilégio de sermos santos. 
         Você deve estar se perguntando. Quem está falando aí? É um protestante ou um católico? Pode ter toda certeza que se trata de um católico apostólico romano, que tenta ver o mundo segundo a ótica de Jesus Cristo!
         Irmãs e irmãos. Neste Evangelho, Jesus nos mostra quais os pré-requisitos para sermos santos e um dia participar da glória eterna. Jesus nos mostra que aquelas e aqueles que choram por que são injustiçados, invejados, perseguidos, caluniados, ignorados, excluídos, discriminados, principalmente por causa do Reino dos Céus, e coloca tudo isso nas mãos da justiça divina, continuando pacíficos e pacificadores, caridosos, e, portanto puros, são esses que serão todos os santos no futuro eterno.
         Os pobres são todos aqueles que não tendo para onde correr, diante de tanto perigo e de tanta injustiça, deposita sua confiança em Deus.
FELIZES OS POBRES DE ESPÍRITO- Na sociedade de hoje quem são os pobres de espírito? Será que eles existem? Sabemos que na classe  alta, os pais ensinam exigem dos seus filhos que eles sejam orgulhosos, que andem de nariz levantado, e nunca, jamais se humilhem diante dos demais. Orgulho, otimismo e educação, são palavras chaves de quem é importante, de quem é mais do que os outros. Essas palavras substituem: humildade, fé, e caridade ou fraternidade.
         Para os que venceram na vida, e que têm o dinheiro no lugar de Deus, orgulho representa a confiança no seu taco, confiança em si mesmo, ou melhor, confiança no seu poder de compra. O otimismo, o sorriso fácil, são substitutos da fé. A educação, substituta da caridade.
Já os pobres de espírito, são todos aqueles cujas vidas estão nas mãos de Deus, sua confiança está em Deus e não nos recursos materiais acumulados durante anos.  Sua vida de entrega pelo Reino dos Céus não será em vão, pois serão justificados, eles poderão ter aquilo que precisam: Viver um dia na glória eterna!
OS MANSOS - Do mesmo modo, os mansos, não são covardes, nem medrosos ou acomodados. Mas sim, aqueles que embora sendo injustiçados, atribulados, como aqueles que têm seus barracos destruídos pelos policiais a mando dos poderosos, não agem com violência!  Mas sim, entregam seu sofrimento ao Pai, o qual anota tudo, todas as suas lágrimas para serem transformadas em risos. Felizes os que agora choram, pois vão sorrir muito...
OS AFLITOS - Quem são os aflitos dos dias de hoje? São todos aqueles que perderam os seus empregos, e estão em pleno desespero, estão em pânico por não ter como pagar as suas contas, enquanto, outros espertos, muito espertos, ganham gordos salários sem ter de acordar cedo, pegar um lotação, e trabalhar duro até o fim do dia.
FOME E SEDE DE JUSTIÇA - É por isso que existem aqueles que Têm fome de justiça. E essa fome lhes vêm do fato de que se eles roubarem uma galinha, serão julgados e condenados sem piedade. Mas para aqueles, que não se contentando com os seus altos salários, ainda pegam o dinheiro público para si e para suas famílias. E quando por acaso são pegos, cumprem penas suaves, ou ficam presos dentro de suas próprias mansões com todo conforto, ah! para esses não existem fome e sede de justiça!...
         Os que têm fome e sede de justiça são todos aqueles que estão decepcionados com a justiça injusta desse mundo, que defende os direitos dos mais fortes, e deixando os fracos sem ter para quem reclamar. Vivemos em um mundo em que quem realmente trabalha de sol a sol, não tem direito a uma vida digna. Uma justiça que defende o menor delinquente, que penaliza o corrupto de forma branda, e que condena o aposentado, os fracos, os favelados os sem tetos...
         Mas felizmente, os abandonados pelo poder público, não são desprezados pela justiça divina! Eles não serão decepcionados no dia do juízo final, e alcançarão o prêmio merecido.
OS MISERICORDIOSOS - Por mais incrível que pareça, no mundo de hoje, ainda existem os misericordiosos. São aqueles que repartem o pouco que possuem com os necessitados, sem pretender, nem esperar nada de volta. Nem voto, nem mesmo prestígio por parte dos demais, nada. Eles fazem isso porque são seguidores de Jesus. Fazem isso porque assim se sentem bem, porque sentem na pele o sofrimento  dos irmãos, como sentia Jesus. Fazem isso também porque sabem que a miséria um dia pode chegar a sua porta.   Fazem isso porque têm pena dos irmãos que sofrem, como Jesus sentiu pena daquela viúva que havia perdido o filho depois de perder o marido. Jesus disse àquela mulher: "Não chore!". Fazem isso, porque Jesus misericordioso deve ser imitado por nós.
         Os misericordiosos desse mundo que agem semelhante o agir de Cristo, serão também tratados com misericórdia por Deus. E você? de que lado está?  Com certeza está entre esses misericordiosos que ainda restam na sociedade industrial de consumo.  Você com toda certeza, está do lado de todos os que se compadecem dos famintos, e dos sem teto. Você é um daqueles ou daquelas que não está se importando com o que vão pensar, e estende a sua mão para aliviar o sofrimento dos fracos, derrotados, famintos caídos no chão, sem ter para onde ir...  Você com certeza se compadece daquela senhora mal vestida que puxando um velho e quebrado carrinho de feira, cata as sobras de legumes e verduras, e come frutas podres jogadas no chão. Você seria capaz de dar algo para aquela pobre mulher comer, capaz de dar-lhe um dinheiro para ela comprar o que mais precisa. Você seria capaz de se importar com aquela pobre criatura de Deus, perguntando a si mesmo:  O que será que aconteceu a ela? Onde estão os seus filhos? Por que ela tem de carregar tão dolorosa cruz? E eu? E quanto a mim? Eu fui um bom filho? Eu estou sendo uma boa cristã?
E OS QUE PROMOVEM A PAZ?  Quem são eles? São os juízes, os policiais que mesmo ganhando míseros salários, arriscam as suas vidas para defender as nossas vidas e a propriedade daqueles que sem se importar com os necessitados, exigem do poder público, toda a proteção que merecem. Se você é um daqueles que promovem a paz, fique tranquilo, pois Aquele que vê tudo, até os nossos atos escondidos, um dia o chamará de filho de Deus.
OS PERSEGUIDOS POR CAUSA DA JUSTIÇA – São todos aqueles que denunciaram os crimes dos poderosos, e agora estão sob ameaças, estão sendo julgados, condenados, e jurados! São aqueles que sofrem perseguição por causa de sua fé, por causa do anúncio do Evangelho. Roguemos ao Pai que lhes proteja de toda a maldade desse mundo injusto! Lembremos a eles que quem sofre por trabalhar na construção do Reino de Deus, terá a sua recompensa no Céu. Porque a vontade e o poder  do Pai é maior que tudo, é soberano! Porque o Reino do Céu é dos pobres de espíritos, e dos perseguidos por seguir, imitar a Cristo e anunciar o seu Evangelho!

Um bom e santo  domingo!   José Salviano. 

3 comentários:

  1. Todos os comentários são muito bons e práticos. Tenho os aproveitado já bastante nas minhas reflexões dominicais. Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Bela reflexão, caminhar para Santidade exige de todos nós um caminho arduo. Mas também temos que sempre pensar como pecador, que iremos cair,mas temos que ter a força de levantar com as nossas próprias vontade. Deus sempre estará de braços abertos nos acolhendo na sua Misericórdia. Amém.

    ResponderExcluir