.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quinta-feira, 15 de outubro de 2015

“VOCÊS PODEM BEBER DO CÁLICE QUE EU VOU BEBER”? – Olívia Coutinho

29º DOMINGO DO TEMPO COMUM

Dia 18 de Outubro de 20015


 Evangelho Mc 10,35- 45
 
Neste dia mundial das missões, somos convidados a fortalecer  o nosso ideal de discípulo missionário!
Como anunciadores da Boa nova do Reino de Deus, que caminha dentro do espírito da fé e do compromisso com a  igreja missionária, somos convocados a dar continuidade a missão de Jesus, reafirmando com o nosso testemunho, a nossa adesão ao projeto de Deus!  
É o amor a Deus que motiva milhões de missionários e missionárias a fazerem às vezes de Jesus no coração do mundo, levando a sua proposta de vida nova, possibilitando à tantas pessoas a conhecer a verdade que liberta!
O mundo está cheio de conflitos, necessitando urgentemente de mais diálogo, de pessoas corajosas que assim como Jesus, não desiste do humano, pessoas que não se curvam diante dos desafios, porque acredita na ação libertadora de Jesus!
É a presença do Espírito Santo que fortalece que encoraja o missionário, que o impulsiona a fazer a difícil viagem de sair de si mesmo para ir ao encontro do outro, do diferente, do marginalizado, daqueles que ainda não tiveram a chance de conhecer Jesus,  de experimentar o aconchego do coração do misericordioso do Pai.
Assumir o nosso compromisso missionário, é estar  disposto a dividir o tempo, a vida com o outro, principalmente com os esquecidos as margens do caminho!
Deus quer salvar a humanidade por inteira, por isto Ele quer contar com a nossa disposição, com o nosso  serviço na construção  de um mundo melhor, de um mundo mais justo e mais fraterno, ser indiferente a esta convocação, é rejeitar  o projeto de Deus. 
 O evangelho que a liturgia de hoje nos apresenta, nos provoca  um questionamento: que direção estamos dando a nossa existência? Estamos de fato servindo ao reino de Deus, ou estamos querendo nos servir dele para nos promover?
O texto nos convida a pautarmos a nossa vida no exemplo de Jesus, o grande missionário do Pai, que mesmo sendo Deus, se pôs a serviço do outro, curvando-se para lavar os pés dos discípulos, numa atitude de humildade e de  serviço.
 “Sendo Ele de condição divina, não se prevaleceu de sua igualdade com Deus, mas aniquilou-se a si mesmo, assumindo a condição de escravo” (Fl 2, 6-7).
 “O Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida como resgate para muitos” (Mc 10,45).
Pela lógica dos homens, ser grande, é possuir bens, é ter poder fama, enquanto que para  Deus,  grande, é  aquele que serve, que vive na simplicidade e na humildade, que se coloca na dependência de Deus.
As palavras de Jesus nos advertem sobre o risco que corremos quando estamos voltados somente para os nossos  interesses pessoais. Quando deixamos nos levar pelos nossos interesses pessoais, cresce em nós a vaidade,  a ganância, grandes inimigos que nos distanciam dos verdadeiros valores!  Fechados no nosso “eu”, não  enxergamos a necessidade do outro,  não nos  abrirmos à partilha, portanto, não vivemos   o mandamento Maior que é o mandamento do amor!
Ao contrário dos filhos de Zebedeu,  devemos assumir a nossa missão, sem querer algo em troca. A nossa missão, deve se desenvolver em clima de gratuidade, de humildade e de serviço. O próprio Jesus nos deu um grande exemplo de humildade e de serviço  ao  inclinar-se para lavar os pés dos apóstolos!
Beber o cálice que Jesus bebeu, é não temer a cruz, é passar pelo sofrimento sem perder a fé. Podemos dizer que este é o grande desafio de um seguidor de Jesus!
Será que nós, comunidade de fé, bebemos o mesmo cálice de Jesus, ou será que bebemos o cálice individual?
A vida de um seguidor de Jesus deve ser marcada sim, mas não por títulos, e sim, pelo seu testemunho de fidelidade a Deus, pela sua  vida de comunhão com Deus e com os irmãos.
Descobrimos o verdadeiro sentido do nosso existir, quando tomamos gosto de nos entregar ao amor serviço sem esperar algo em troca, afinal, não se busca recompensa daquilo que se faz por amor!
A grande recompensa que devemos esperar pelos serviços prestados ao Reino de Deus, é a esperança  de um dia sermos acolhidos na glória do céu.
 
FIQUE NA PAZ DE JESUS! – Olívia Coutinho

Venha fazer parte do meu grupo de reflexão no Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário