.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Será grande a nossa recompensa-Helena Serpa



01/11/2015 - Domingo -  TODOS OS SANTOS E SANTAS - 1ª leitura – Apocalipse 7,2-4.9-14 – "o mundo futuro que nos aguarda"
São João escreveu o Livro do Apocalipse quando estava prisioneiro na ilha de Patmos. Nele nós encontramos muitos símbolos  e figuras, cujo entendimento, muitas vezes se  torna difícil para nós. Hoje, quando comemoramos o dia de todos os Santos, nós podemos interpretar os mistérios desta mensagem à Luz do Espírito Santo que nos conduz a refletir sobre o "mundo futuro" que nos aguarda. São João nos fala de um número simbólico, cento e quarenta e quatro mil, que é uma  alusão aos descendentes das doze tribos dos filhos de Israel e inclui uma multidão imensa de gente de todas as nações. Podemos avaliar, então, que esse "mundo futuro" foi preparado por Deus para toda a humanidade e que o Seu desejo é que todos nós, um dia, possamos habitá-lo. Por isso, é que o anjo que trazia a marca do Deus vivo recomenda ao outro anjo encarregado de danificar a terra e o mar que não aja enquanto todos os servos de Deus não forem marcados na fronte com um sinal. Esse sinal, para nós, é o sinal da Cruz, a marca que recebemos no nosso Batismo e que nos distingue como filhos do Pai e irmãos de Jesus Cristo. Entretanto, a multidão imensa que, segundo a visão de São João, se postava diante do trono e do Cordeiro, trajava vestes brancas e trazia palmas na mão. Isso significa que não nos basta apenas ser batizados (as) e receber o sinal de cristão, mas é necessário que também vivamos a nossa vida como verdadeiros cristãos e cristãs, assumindo a nossa cruz e enfrentando com confiança as tribulações e os sofrimentos, na fé e na esperança de que, em Jesus Cristo, somos mais que vencedores. A veste branca é a nossa alma acrisolada, purificada, lavada na misericórdia do Senhor e a palma é o galardão pela conquista da terra, isto é, o prêmio pela nossa fidelidade e perseverança. - Qual é a sua expectativa em relação ao mundo futuro que o (a) aguarda?- Onde você tem lavado a sua alma e o que você tem feito para conquistar a palma da vitória?- Em que consiste a Salvação de Jesus Cristo?- No que você pode contribuir para que aumente o número dos servos e dos servas de Deus? - Para você basta ir para o céu sozinho (a) ?

Salmo 23 – “É assim a geração dos que procuram o Senhor!”
O salmo faz um questionamento sobre quem subirá ao monte do Senhor e quem ficará em sua santa habitação. Ele mesmo nos dá a resposta: “ quem tem mãos puras e inocente coração!” Significa dizer aqueles (as) que agem com retidão de intenção, quem não usa a sua mente para o mal, isto é, quem pratica a Palavra do Senhor, os que buscam a Sua face e que vivem aqui na terra sabendo que Deus é o Criador de todas as coisas. Sobre estes (as), diz o salmo, desce a bênção do Senhor e a recompensa do Deus Salvador.

2ª leitura – 1 João 3, 1-3 – “ filhos e herdeiros de Deus
O filho é herdeiro e tem direito sobre tudo o que o pai e a mãe possuem,  portanto, para nós é um privilégio e um grande presente de amor de Deus o poder ser chamados de seus filhos, suas filhas. O conhecimento de que somos filhos e filhas do Deus Pai Criador de tudo faz toda a diferença na qualidade da nossa vida aqui. No entanto, São João nos conscientiza de que muito mais seremos quando Jesus se manifestar e O contemplarmos face a face. Aí, então, O veremos tal qual Ele é, e mais ainda, poderemos nos assemelhar a Ele. Todos nós que esperamos Nele purificar-nos-emos a nós mesmos e seremos imaculados como Cristo.  - Você sabia que como filho e filha de Deus você é chamado (a) a ser igual a Ele? - Você acha que a cada dia que passa você se sente mais purificado (a)? – Você tem consciência de que Deus está trabalhando em você?

Evangelho – Mateus 5, 1-12 – “será grande a nossa recompensa”
Todo o Evangelho é um convite para que  possamos viver as virtudes e os dons que o Espírito Santo nos deu no nosso Batismo. Cada passo da vida de Jesus, e toda palavra saída de sua boca nos levam a buscar a Deus com mais amor, a vencer as tentações e a agir bem.   A nossa vivência terrena nas virtudes e nos dons já é, para a nossa alma, o começo da vida eterna, do Paraíso. A vida eterna é também chamada de Beatitude, que significa felicidade. Os que vivem no céu são os beatos, ou bem-aventurados. Por isso, Nosso Senhor, no sermão da montanha, chama de bem-aventurados, ou seja, felizes, aqueles que viverem as bem-aventuranças que ele descreve. Elas são atos de grande perfeição que podemos realizar e que já nos faz  participantes da felicidade do céu.  
As três primeiras bem-aventuranças: os pobres de espírito, os mansos, os que choram descrevem a recompensa da alma que ama corretamente a si mesmo e se converte para Deus vencendo o apego às riquezas e às honras do mundo (os pobres de espírito);  aprendendo a se controlar, a dominar a raiva, as impaciências (os mansos);  vencendo a tendência ao conforto, à preguiça, aprendendo a sofrer um pouco no corpo por amor a Deus ( os que choram). Em seguida vêm duas bem-aventuranças que descrevem a recompensa da alma que ama o seu próximo praticando a justiça, ou seja, dando a cada um, o que lhe é devido – (são os que têm fome e sede de justiça);  praticando a bondade, dando ao próximo, por amor de Deus, o que pode agradá-lo  ( os misericordiosos).

E por fim, as duas últimas bem-aventuranças descrevem a recompensa da alma que ama a Deus acima de tudo e que na vida de oração procura encontrá-Lo, levada pelos dons do Espírito Santo: os que vivem da virtude e amam agir sempre no bem são os puros de coração; os que esperam receber o prêmio pela ajuda que deram ao próximo são os pacíficos; E Jesus termina resumindo tudo numa só frase: «Bem-aventurados os que sofrem perseguição por amor da justiça, porque deles é o Reino dos Céus»   À cada bem-aventurança corresponde, por conseguinte, uma recompensa: aos que se  desapegam das riquezas da terra e são pobres de espírito, lhes é dado um tesouro no céu: deles é o Reino dos Céus. - aos que conseguiram dominar sua agitação, vivendo pacificamente com todos são os mansos, por isso lhes é dado possuir a terra. - os que aceitam sofrer no seu corpo por amor a Deus, os que choram: serão consolados - os que procuram dar a cada um o que lhe é devido, com fome e sede de justiça : serão saciados. - os que são generosos para com o próximo, os misericordiosos: alcançarão misericórdia. -  os que vivem sempre com reta intenção em tudo o que fazem,  os puros de coração : verão a Deus. - os que imitam a Deus procurando a paz entre os homens, os pacíficos: serão chamados filhos de Deus.
- Perceba em qual Bem-aventurança você está mais fraco (a) e peça a ajuda do Espírito Santo.

2 comentários:

  1. Chamo esta reflexão uma aula de catequese. maravilhosa simples e esclarecedoras, como é maravilhoso beber da fonte cristalina da Palavra de Deus.Que sejas sempre iluminado pelo Espirito santo.Boa tarde. Fica com Deus.

    ResponderExcluir
  2. Chamo esta reflexão uma aula de catequese. maravilhosa simples e esclarecedoras, como é maravilhoso beber da fonte cristalina da Palavra de Deus.Que sejas sempre iluminado pelo Espirito santo.Boa tarde. Fica com Deus.

    ResponderExcluir