.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quinta-feira, 22 de outubro de 2015

“O QUE QUERES QUE EU TE FAÇA?”- Olivia Coutinho

 

30º DOMINGO DO TEMPO COMUM 

 

Dia 25 de Outubro de 2015

 

Evangelho de Mc10, 46-52

Nesta cultura do aceleramento em que vivemos, nem sempre enxergamos os irmãos que sofrem, os que estão as margens do caminho, necessitados urgentemente do nosso amor!  

Precisamos rever  esta nossa postura de impassibilidade ao sofrimento alheio, de  assumirmos o nosso compromisso cristão, afinal, somos corresponsáveis pela vida do nosso irmão! É amando concretamente ao próximo que damos testemunho do nosso amor a Deus! 

O evangelho de hoje, nos presenteia com o belo relato de uma cura realizada por Jesus, no qual é revelada a ação libertadora de Deus, manifestada na pessoa de Jesus!

Na sua Caminhada rumo a Jerusalém, passando pela cidade de Jericó, Jesus sente ressoar  nos seus ouvidos, um pedido de socorro, um grito que partia de um cego chamado Bartimeu! Um cego, cuja  cegueira era apenas a privação de um dos seus sentidos, ou seja, uma cegueira física e não espiritual!

Sentado à beira do caminho, aquele cego percebe o que muitos de nós ainda hoje não percebemos: a passagem de Jesus pela nossa vida!

A fé do cego de Jericó, ainda que imperfeita, era mais luminosa do que as vistas daqueles  que enxergavam normalmente!

Bartimeu, mesmo sem enxergar fisicamente, sente  a presença   transformadora do poder de Jesus, um poder que liberta os excluídos, os que são abandonados por uma sociedade que tenta abafar o sua voz.

O grito do cego incomodou aqueles que queriam  reter Jesus só  para si, estes, não queriam que Jesus interrompesse a sua caminhada para socorrer aquele homem, mas quanto mais eles tentavam abafar o seu grito, mais alto ele gritava! E o  grito de fé daquele cego, chegou ao coração de Jesus: “Filho de Davi tende piedade de mim”!

Tomado de compaixão, Jesus diz: “Chamai-o”! As mesmas pessoas, que tentaram calar a voz do cego, agora, mediante a ordem de Jesus, o encorajam: “Coragem, levante-te, porque Jesus está chamando você". Movido pela fé, Bartimeu larga tudo, isto é, o único bem que  possuía, um manto e vai ao encontro de Jesus Dirigindo-lhe a palavra, Jesus pergunta: “O que você quer que eu te faça?” - “ Mestre, que eu veja”! A resposta de Jesus, como sempre, uma resposta de amor, transforma a vida daquele homem! "Vai a tua fé te curou." No mesmo instante aquele que era cego, passou a enxergar!  A  sua cura foi fruto da sua fé! Curado, ele faz do caminho de Jesus o seu caminho, tornando assim,  um dos seus seguidores, um verdadeiro modelo para todos nós que queremos “seguir Jesus, rumo a uma nova Jerusalém.

A princípio, pode nos parecer estranho Jesus ter lhe perguntado o cego: ”O que queres que eu te faça ”? Ora, certamente, Jesus sabia o que ele queria, mas Jesus  desejou ouvir isso (oração) dos seus próprios lábios! Com isso, Ele nos ensina que a oração é um caminho para chegarmos a Ele, é um exercício de fé que aprimora também o nosso relacionamento com Deus, um pedido: é sempre uma oração!

Para Jesus, era importante curar o cego por inteiro, colocá-lo de pé, inseri-lo na sociedade, foi o que Ele fez!

Ao ser curado, Bartimeu sente ampliar também a sua visão espiritual, ele não fora embora para viver a vida à sua maneira, passou a seguir Jesus, não ficou mais sentado à beira do caminho e sim, à caminho!

Por onde Jesus passava, Ele atraia multidões, as pessoas gostavam de ouvi-Lo, de buscar Nele, a cura dos seus males, mas nem todos eram curados, muitos ainda não tinham uma fé suficientemente madura, que tocasse Jesus: “Vai, a tua fé te curou”.

A presença de Jesus, acalenta, inspira confiança aos que sofrem! Mesmo em meio ao barulho ensurdecedor do mundo, Jesus  escuta o grito dos excluídos e nos convoca a sermos a presença vivificadora Dele, na vida destes irmãos!

 
FIQUE NA PAZ DE JESUS! – Olivia Coutinho
Venha fazer parte do meu grupo no Facebook:

2 comentários:

  1. Olívia! você é uma bênção em nossas vidas! quanta inspiração divina! Deus te ilumine sempre! com toda humildade: você é 10! parabéns! e obrigada por iluminar meus pensamentos com suas reflexões. Também fique na Paz.

    ResponderExcluir
  2. Uma boa reflexão da Palavra em nossas vidas, faz com que sejamos mais fortes, alegres e, confiantes naquilo que ouvimos de Jesus, nosso coração se abre para emanar aquilo que é próprio dEle. Olivia, suas reflexões são benéficas a mim e creio que á todos que as lêem. Grande abraço e Deus nosso Pai a cubra de ricas bênçãos!!!

    ResponderExcluir