Dia 19 de Outubro de 2015
Evangelho de Lc12,13-21
A palavra de Deus está sempre nos convidando a darmos um sentido novo á nossa existência, a acolher o reino de Deus, como a nossa maior riqueza!
Jesus é a presença do Reino de Deus no meio de nós, Ele é o sinal por excelência do amor do Pai, aderir a sua proposta de vida nova é a garantia de um dia recebermos como herança, o único bem que não perece, o bem maior que é a Vida eterna! Vida eterna, que já podemos experimentá-la aqui na terra, quando vivemos de acordo com a vontade de Deus, quando fazemos da nossa vida uma oferta de amor e de gratuidade.
No evangelho de hoje, Jesus nos alerta sobre o perigo de estarmos voltados somente para os bens terrenos e com isso desprezar os bens eternos, os valores que devem nortear a nossa vida!
A ganancia separa o homem de Deus, quem é ganancioso (a) está focado somente nas coisas materiais, tornando escravo de si mesmo, na ânsia de acumular bens, ele não tem escrúpulos de passar por cima de alguém para adquiri o seu intento.
O texto que nos é apresentado começa dizendo que alguém no meio da multidão, pede a Jesus para interferir numa questão relacionada a uma herança. Jesus não intervém, mas aproveita a oportunidade para nos passar um grande ensinamento: ”Tomai cuidado contra todo tipo de ganância, porque mesmo que alguém tenha muitas coisas, a vida de um homem não consiste na abundância de bens.” E para esclarecer, Ele conta a parábola de um homem rico, que gastou a sua vida acumulando bens, e com isto perdeu a oportunidade de construir aqui na terra a sua morada no céu!
Com esta parábola, Jesus nos adverte sobre o perigo que corremos quando depositamos a nossa segurança nos bens terrenos. O acúmulo de bens, a ostentação, nos torna pessoas frias, insensíveis, fechadas no nosso mundo particular.
Na narrativa, confronta-se a lógica de Deus e a lógica do homem: a lógica do homem é guardar, acumular, ter sempre mais, enquanto que a lógica de Deus, é deixar-se, é abandonar-se é desprender-se, é esvaziar-se, é dar-se...
Os ensinamentos que Jesus nos passa no dia de hoje, são desafiadores, principalmente para muitos de nós, que tem “alma de rico” isto é, que se deixa levar por atitudes egoísticas.
Uma vida frutuosa, não se mede por aquilo que se tem, e sim, por aquilo que se é!
É no mais profundo do nosso ser, que cultivamos o nosso bem maior: o amor, que nos une como irmãos.
FIQUE NA PAZ DE JESUS! – Olívia Coutinho
Nenhum comentário:
Postar um comentário