.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 29 de setembro de 2015

Só os humildes e pequeninos podem "entender" os mistérios do céu-Helena Serpa


03/10/2015 - Sábado –     Baruc 4, 5-12.27-29 – “com zelo dez vezes maior!”
"Animai-vos, meus filhos, e clamai a Deus; ele que vos fez sofrer, há de lembrar-se de vós"; e continuava: "Como por livre vontade vos desviastes de Deus, agora, voltando, buscai-o com zelo dez vezes maior." Este foi o conselho do profeta Baruc  para o povo de Israel que estava cativo e desanimado no exílio da Babilônia, em consequência da  sua própria iniquidade. Baruc conclamava o povo a viver um novo tempo de arrependimento e esperança pela bênção misericordiosa do Senhor.  Todos nós que vez por outra nos desviamos do caminho de Deus e nos afastamos do convívio com as pessoas que estão em sintonia com as coisas espirituais sofremos as consequências dos nossos atos e nos sentimos cativos e desanimados como o povo no exílio da Babilônia. O profeta falava em nome da cidade de Jerusalém que ficcara deserta quando os seus filhos foram levados ao cativeiro. Hoje, a cidade de Jerusalém, é a Igreja, é a nossa Comunidade, mas é também a nossa alma, que sofre uma grande aflição pelo vazio de Deus. Nós sabemos que quando estamos unidos, quando nos encontramos para louvá-Lo e adorá-Lo, a nossa alma se sente animada e alimentada. Porém, quando nos afastamos da Igreja e da comunidade, quando nos desertamos, somos como fogueira apagada, fria, sem luz e sem calor. O que devemos fazer, então, é "buscar a Deus com zelo dez vezes maior" como nos ensina o profeta. Precisamos ter confiança nas promessas do Senhor que nos diz: "buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o coração." É tempo de voltar! É hora de recomeçar! É tempo de conversão e o Senhor nos espera de braços abertos para uma nova chance. Ele nunca irá desistir de nos buscar. – Se, você está atravessando algum período de secura espiritual e está querendo desistir, então essa palavra lhe é muito especial.  - Você tem aproveitado bem as chances de reconciliação com Deus e com os irmãos? - Quando você está triste, aflito (a), a quem você procura? - Você acha que pode caminhar sozinho (a) e não necessita da Igreja nem da comunidade? 

Salmo 68 – “Nosso Deus atende a prece dos seus pobres”
O pobre na Bíblia é aquele (a) que depende de Deus e a Ele entrega a sua vida, porque reconhece a sua indigência. Por isso, o pobre tem o coração alegre e humilde. Ele sabe que o Senhor tem poder para atender o seu clamor na hora da angústia e cultiva sempre a esperança de dias melhores. O pobre busca o Senhor continuamente e O louva  por todas as Suas obras. Quando nós somos dependentes de Deus nós temos morada e alimentos garantidos.

Evangelho - Lucas 10, 17-24 - " Só os humildes e pequeninos podem "entender" os mistérios do céu "
Neste Evangelho Jesus os nossos olhos para que entendamos que a verdadeira alegria consiste em fazer a vontade de Deus. Os discípulos se contentavam e se rejubilavam apenas porque os demônios lhes obedeciam quando falavam em Seu nome. Jesus mostrou-lhes que alegria muito maior é aquela que acontece no céu, quando atendemos ao chamado de Deus para falar em Seu Nome. Para nós, hoje, também é uma glória saber que os nossos nomes estão escritos no céu, porque nos dedicamos a evangelizar pregando a boa nova por onde andamos. Como batizados (as), somos enviados (as) por Jesus a pregar o Evangelho a toda criatura, em todo o mundo. Porém, o nosso serviço só dará frutos se também nos sentirmos pequeninos, necessitados da graça de Deus. Assim como exultou no Espírito Santo diante dos Seus discípulos, Jesus também o faz hoje, porque o Pai nos revela as coisas do Seu coração. Só os humildes e pequeninos podem "entender" os mistérios do céu. Só quem conhece o Pai é o Filho e aquele (a) a quem o Filho o quiser revelar, por isso, entreguem-nos às sugestões do Espírito Santo a fim de podermos conhecer o Pai. Somos felizes porque os nossos olhos veem mais além das aparências e podemos, na reflexão da Palavra de Deus, descobrir os Seus mistérios, os Seus planos para nós e para a humanidade, por nosso intermédio. Ver e ouvir o que o Senhor tem para nos revelar: são essas as ações a que somos chamados (as) no tempo atual da nossa vida. Não percamos tempo: o Senhor tem muito a nos mostrar e também, a nos falar. - Você é uma pessoa atenta aos mistérios de Deus?- Quando você medita sobre a Palavra de Deus  se limita ao que está escrito, ou  percebe nas entrelinhas uma mensagem para a sua vida?  - Você confia em que o seu nome também está escrito no céu? - Você tem falado em nome de Deus?

Um comentário: