.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quinta-feira, 24 de setembro de 2015

O que se faz menor, este é o maior-Claretianos

Segunda-feira, 28 de Setembro de 2015
Zacarias 8,1-8: Eu libertarei o meu povo
Salmo 101: Senhor, escuta minha oração, que meu grito chegue a ti
Lucas 9,46-50: O que se faz menor, este é o maior
46 Veio-lhes então o pensamento de qual deles seria o maior.47 Penetrando Jesus nos pensamentos de seus corações, tomou um menino, colocou-o junto de si e disse-lhes:48 Todo o que recebe este menino em meu nome, a mim é que recebe; e quem recebe a mim, recebe aquele que me enviou; pois quem dentre vós for o menor, esse será grande.49 João tomou a palavra e disse: Mestre, vimos um homem que expelia demônios em teu nome, e nós o proibimos, porque não é dos nossos.50 Mas Jesus lhe disse: Não o proibais; porque, o que não é contra vós, é a vosso favor
Comentário
Enquanto Jesus tenta vencer o poder do mal, a partir da debilidade-fortaleza da cruz, os discípulos sonham em ser os primeiros na escala hierárquica, reproduzindo assim os sintomas da enfermidade que Jesus veio combater. Definitivamente, os discípulos entenderam muito pouco da mensagem de Jesus. Também hoje são muitos os que zombam da humildade, da vocação de serviço, da ternura, da misericórdia, do sacrifício, da solidariedade, da comunidade, do testemunho... como estratégia para vencer os projetos de injustiça e exclusão que açoitam o mundo. Jesus desqualifica também a atitude egoísta dos discípulos que questionam o proceder de outras pessoas que andam fazendo o bem em seu nome. É como se pretendessem patentear o reino de Deus como um produto exclusivo dos amigos de Jesus. Tampouco entenderam que são benvindos todos os que ajudam na construção do reino, sem se importar com raça, cultura ou religião. A solidariedade, o amor e o compromisso social são uma linguagem compreensível em todos os idiomas e em todas as culturas. A discriminação ou intolerância por motivos religiosos, culturais ou raciais é uma atitude incompatível com o Evangelho e, portanto, com o ser cristão.


Nenhum comentário:

Postar um comentário