.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 22 de setembro de 2015

A maternidade e fecundidade da Palavra-Helena Serpa


22/09/2015 - 3ª. feira XXV semana comum -  Esdras 6,7-8.12.14-20 – “reconstrução do templo de Deus”
Os filhos de Israel, os sacerdotes, os levitas e o resto dos repatriados celebraram com alegria a dedicação desta casa de Deus”, diz a Palavra.  Depois que voltaram do exílio na Babilônia,  quando estiveram distantes da sua pátria, os repatriados,  libertados por Ciro, rei da Pérsia se envolveram no trabalho de reconstrução do templo de Deus em Jerusalém. Hoje somos nós os repatriados que vivíamos longe da nossa pátria, entregues a escravidão do pecado, distante de Deus. Jesus, pela Sua Morte e Ressurreição, nos tirou da prisão e nos deu uma vida nova. Pelo nosso Batismo recebemos essa vida nova e o direito de também edificar em nós uma casa para o nosso Deus. A casa de Deus é o nosso coração. É lá que nós reconstruímos todos os dias uma morada para o Senhor e por isso, nele não deverá ter lugar para ressentimento, tristeza nem desesperança. Assim, também, é com muita alegria e dedicação que  celebramos todos os dias da nossa vida a presença do Pai, do Filho e do Espírito Santo em nós, iluminando, as nossas ações e a nossa caminhada. Pela graça do Batismo nós também fomos purificados e achados dignos de acolher a presença amorosa de Deus. Não precisamos mais oferecer sacrifícios, como os filhos de Israel, porque Jesus já se ofereceu e morreu por nós.  A nossa alegria é perene, pois, todos os dias nós podemos receber Jesus Cristo, na Eucaristia. Estamos ligados uns aos outros pela comunhão dos santos, e formamos um só Corpo e um só Espírito, temos direito ao céu e fazemos parte da família de Deus. - O seu coração é casa de Deus? - Com quem você está dividindo a morada de Deus dentro do seu coração? - Você compreende todas as graças que recebeu no seu Batismo? - Você tem comunhão com a Igreja? – Você aceita o seu direcionamento para a sua vida? - Você é uma pessoa livre?   

Salmo 121 – “Que alegria quando me disseram: “vamos à casa do Senhor!”
O salmista exalta a alegria do povo de Israel quando subia a Jerusalém para visitar a casa do Senhor. À medida que eles caminhavam e quanto mais perto chegavam do templo, mais eles se alegravam. Assim também acontece conosco quando nos dispomos a subir até Jerusalém para visitar a casa do Senhor. É a peregrinação que nós fazemos em busca da santidade, da intimidade com Deus por meio da oração. Só em Deus o nosso coração encontra a paz, o amor e a justiça. O simples fato de buscarmos ao Senhor todos os dias da nossa vida, já nos garante a certeza de encontrá-lo, na Jerusalém do nosso coração. “Vamos então à casa do Senhor!”

Evangelho Lucas 8, 19-21 – “ a maternidade e fecundidade da Palavra”

A Palavra de Deus contém e comunica fecundidade e maternidade, por isso o Evangelho de hoje revela que o vínculo familiar é usado como símbolo para expressar o mistério da nova família que Jesus está fundando. Através de Sua palavra e ação, Jesus instaura novas relações entre as pessoas, relações que começam a existir quando elas põem em prática a Palavra do Evangelho.  Portanto, ouvir a Palavra de Deus e pô-la em prática é a condição para que também sejamos da família de Jesus. Quando nós vivenciamos a Palavra, nós também nos vamos tornando parecidos com Jesus Cristo, tomando as mesmas feições, tendo os mesmos gestos, os mesmos sentimentos e transparecendo ao mundo o jeito de ser da família de Jesus. Somos reconhecidos por Jesus como membros da sua família, quando ouvimos e pomos em prática a Palavra de Deus e perseguimos a vontade do Pai.    Deus é Amor e no Seu amor todos nós nos unimos numa só família. Ninguém tem prioridade sobre o outro no projeto de Deus, pai, mãe, irmãos, irmãs, todos somos um em Cristo Jesus. Naquele momento Ele nos apontava Maria, Sua mãe, como modelo ajustado ao plano de Deus a ser seguido por nós. A sua obediência, a sua confiança nos planos do Pai, a sua humildade, o seu despojamento e sua fé, fazem dela um referencial para quem deseja pertencer à família do céu. - Você também se considera da família de Jesus? – Você segue os ensinamentos que o Pai dá para esta família? – Você tem procurado conhecê-los? – Você parece um pouquinho com Jesus? - Qual a característica de Jesus que é mais forte em você?

Nenhum comentário:

Postar um comentário