.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quinta-feira, 17 de setembro de 2015

JESUS VÊ A "PESSOA" E NÃO O SEU PECADO! – Olívia Coutinho

 
Dia 21 Setembro de 2015
 
Evangelho Mt 9,9-13
 
No mundo  onde impera o individualismo, são muitos os esquecidos, os que  estão  doentes da alma, pessoas que só precisam de se sentirem amadas, para mudar de vida!
E muitos de nós, que dizemos seguidores de Jesus, ao invés de ajudar estes  irmãos  a  descobrirem o verdadeiro sentido da vida, contribuímos para que eles se percam cada vez mais, com a nossa indiferença, com o nosso desamor.
 Todas as vezes  que destacamos o  ponto fraco de alguém, que o  rotulando negativamente, estamos excluindo-o do convívio social, negando a ele a oportunidade  de refazer a sua vida!
 Nós temos a  tendência  de julgar o outro  pela aparência, pelo tipo de trabalho que ele exerce, pelos lugares que frequenta, esquecendo  de que o valor de uma pessoa  está na sua essência, em ser um filho(a) de Deus!
Jesus, ao contrário de nós, enxerga a “pessoa” e não o seu pecado, para Ele, estar em pecado é estar doente e o que um  doente necessita, é de um médico e  não de um juiz!
Todos nós podemos nos tornar médicos para alguém,  basta amá-lo concretamente,  o amor cura,  motiva, ergue, devolve a vida quem se sente abandonado!
A todo instante, somos chamados a fazer parte do Reino de Deus, enganamos, quando pensamos que este convite seja feito somente  para os “bons”, para  os  que já estão no caminho de Deus.  O chamado de Jesus, é extensivo a todos, Ele não faz distinção de pessoas, tanto chama bons, como  os não bons!  Para Jesus, o que vale é a resposta que se dá ao Seu chamado, pois no coração de quem  aceita o seu chamado, já houve transformação, afinal, ninguém aceita o chamado de Jesus sem estar disposto a mudar de vida!
O evangelho de hoje, narra o encontro de Jesus  com Mateus, um cobrador de imposto, visto como pecador.
“Jesus viu um homem sentado  na coletoria de impostos, e disse-lhe:” "Segue-me”! 
Como podemos perceber, Jesus enxergou  o homem Mateus, um filho de Deus e não o seu pecado! E Mateus, por sua vez, ao ser convidado a deixar tudo, para seguir Jesus, não hesitou em abandonar   todos os seus projetos pessoais para o seguimento à Jesus!
A resposta decisiva e radical de Mateus deve ser também a nossa resposta ao chamado de Jesus! Não podemos hesitar, pedir tempo para responder o seu chamado, como muitos de nós fazemos, às vezes por não conseguirmos   libertar dos nossos apegos.
Os cobradores de impostos eram  considerados impuros, por este motivo, os fariseus se escandalizaram quando Jesus  chama Mateus  para segui-Lo e escandalizaram mais  ainda, quando Ele senta-se à mesa com Ele!
Para Jesus, o que é decisivo, não é o cumprimento rigoroso  de leis, de normas,  e sim, o de estar disposto a aceitar a sua proposta!
Quantas vezes nos propomos a seguir  Jesus, mas queremos seguir um Jesus bonzinho, que fale a nossa língua, que não exige nada de nós, que atenda todas as  nossas reivindicações e quando  percebemos  que o  seguimento a Ele, além de incluir a cruz, implica em mudança radical de vida, como, renuncias, desapegos, aí as coisas mudam, ficamos procurando  mil desculpas  para adiar a nossa adesão  a Ele. 
 Jesus tem várias formas de nos chamar a fazer parte do Reino de Deus e nós, deveríamos ter  uma só forma de responder ao seu chamado: “Eis me aqui Senhor”!  

FIQUE NA PAZ DE JESUS! - Olívia Coutinho
Venha fazer parte do meu grupo de reflexão no Facebook:

3 comentários:

  1. devemos da o sim para para jesus porque ele esta sempre nos chamando,sabemos que jesus e misericordioso e não vingativo , por isso devemos sempre esta ao seu dispor para trabalhar na sua mesa , sabemos que a mese e grande mas os trabalhadores são poucos, devemos ser igual a Maria quando chegar o seu chamado não pensar e dizer sim para jesus.
    n

    ResponderExcluir