.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 22 de setembro de 2015

Jesus convocou os Doze-Alexandre Soledade

Lucas 9, 1-6
Naquele tempo:
1 Jesus convocou os Doze, deu-lhes poder e autoridade sobre todos os demônios e para curar doenças, 2 enviou-os a proclamar o Reino de Deus e a curar os enfermos. 3 E disse-lhes: 'Não leveis nada para o caminho: nem cajado, nem sacola, nem pão, nem dinheiro, nem mesmo duas túnicas. Em qualquer casa onde entrardes, ficai aí; e daí é que partireis de novo. 5 Todos aqueles que não vos acolherem, ao sairdes daquela cidade, sacudi a poeira dos vossos pés, como protesto contra eles.' 6 Os discípulos partiram e percorriam os povoados, anunciando a Boa Nova e fazendo curas em todos os lugares.
Bom dia,
Ao delegar uma missão tão importante aos discípulos, Jesus sugere esse foco aos 72, mas também serve para nós ainda hoje. Uma coisa por vez! Essa é a grande “sugestão” que também recebemos dos sábios quando somos expostos a situações que fogem o nosso controle ou a novidades que iremos ter que superar: “Faça uma coisa de cada vez”.
Fico imaginando a quantidade de empecilhos ou impedimentos mentais que criamos para não fazer o que de fato é certo, ético e correto. Dentro de nossas cabeças milhões de normas, valores, atitudes (...) bombardeiam nossa razão a todo instante, mas nem toda manifestação que surge de nossa decisão dará frutos...
Pense: de que vale ser uma frondosa mangueira, com galhos fortes e repletos de lindos frutos e nunca perceber que nenhum tipo de planta ou capim consegue nascer ou brotar sob sua copa? Nunca reparou que pouca coisa consegue nascer aos pés dessa planta? De que vale a sobra que faz e seus frutos se ninguém cresce ao seu redor?
A sugestão apostólica de Jesus não esta somente na missão de evangelizar, mas no aprendizado que o evangelizador precisará passar para que de fato possa carregar a verdadeira mensagem de Deus em seu coração “Não leveis nada para o caminho: nem cajado, nem sacola, nem pão, nem dinheiro, nem mesmo duas túnicas (vv 3)”
Muita gente é enviada junto aos 72 não entende que o mais importante não está em se impor uma ideia, doutrina ou dogma pessoal (proselitismo) , mas conseguir, no caminho, encontrar Jesus de fato pelo gesto único de abandonar-se.
“(...) O Espírito Santo faz-nos olhar para os outros de modo novo, vendo-os sempre, em Jesus, como irmãos e irmãs que temos de respeitar e amar”. (papa Francisco)
Essa viagem interna começa com uma entrega verdadeira, sem palavras difíceis ou textos bem produzidos. Inicia quando resolvo me observar durante o percurso meus gestos e atos, ao longo de cada dia. Reflita que é na primeira leitura que vemos esse sentimento claro quando seu autor pensa sua própria conduta “Meu Deus, estou coberto de vergonha e confusão ao levantar a minha face para ti, porque nossas iniquidades multiplicaram-se acima de nossas cabeças e nossas faltas se acumularam até ao céu”.
Entendamos que não há local onde Deus não possa entrar em nosso ser que não possa ser mudado, a não ser que eu assim não queira. Esse é o princípio do livre arbítrio. Mudar requer caminhar, perceber-se, ter tato. Julgar e condenar são bem mais fáceis que refletir nossos atos.
Se vou caminhar, levar uma boa nova, sem muito que carregar será mais fácil ver nosso semblante verdadeiro e transformado. Isso convence mais que palavras.
Um imenso abraço fraterno


Alexandre Soledade de Paiva Ramos
“(...) O que me preocupa não é nem o grito dos corruptos, dos violentos, dos desonestos, dos sem caráter, dos sem ética... O que me preocupa é o silêncio dos bons."
Martin Luther King


Nenhum comentário:

Postar um comentário