.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quarta-feira, 23 de julho de 2014

“PORQUE TU FALAS AO POVO EM PARÁBOLAS”? - Olívia Coutinho

 
Dia 24 de julho de 2014
 
Evangelho Mt 13,10-17

 

 Por onde Jesus passava  Ele arrastava  multidões, mas nem todos buscavam-no  pela fé!  Conhecedor do coração de cada ser humano, Jesus  sabia, que  muitos que se aproximava  Dele, não tinham o coração aberto para acolher a sua mensagem, estes, queriam apenas confrontá-lo

Movido pelo compromisso de implantar o reino de Deus  aqui na terra, Jesus  buscou  meios humanos bem simples para  fazer chegar ao coração humano, a sua proposta de vida nova!

Como grande semeador, Jesus  aproveitava a realidade vivida pelos “pequenos” e as transforma em historinhas conhecidas como parábolas. Falando em parábolas, Ele passeava no coração dos “ pequenos”  pois  estes, entendiam claramente a sua   linguagem,  afinal, eles viviam as  realidades citadas por Jesus nas suas histórias.   

Uma parábola, tanto  pode revelar, como  esconder, vai depender de quem a escuta! Para quem busca os ensinamentos de Jesus no desejo de vivê-los, as parábolas falam fundo aos seus corações, revelam os mistérios do Reino. Já os que analisam os ensinamentos  de Jesus, segundo os critérios humanos, com  o objetivo de questioná-los, ficam somente na história, não assimilam a mensagem escondida nas suas entrelinhas.

 Com esta pedagogia, Jesus trouxe  um jeito novo de ensinar, um jeito diferente dos lideres religiosos daquela época, que colocavam fardos pesados nos ombros do povo, oprimido-os. 
A forma diferente  de Jesus ensinar ao povo, através de  parábolas, causou  uma curiosidade nos discípulos que perguntaram a Ele: “Por que tu falas ao povo em parábolas?”Pacientemente, Jesus respondeu: “Porque a vós foi dado o conhecimento dos mistérios do Reino dos Céus, mas a eles não é dado. Pois à pessoa que tem, será dado ainda mais, e terá em abundância; mas à pessoa que não tem, será tirado até o pouco que tem. É por isso que eu lhes falo em parábolas: porque olhando, eles não vêem, e ouvindo, eles não escutam, nem compreendem”...
Com esta explicação, Jesus quis dizer que no meio da multidão, todos estavam misturados, os que buscavam os seus ensinamentos e os que queriam apenas confrontá-lo. Usando as parábolas, Jesus falava somente para aqueles que de fato  estavam interessados em acolher e viver os seus ensinamentos, ou seja o povo simples. Quando Jesus diz: “eles” Ele se refere aos fariseus e doutores da lei, estes, tinham o coração fechado, não  O reconhecia como o Messias.
Os ensinamentos de Jesus, são graças de Deus acessíveis a todos! Aos  que os acolhe,  lhes é dado o dom da sabedoria para entende-los bem,  aos que se fecham a esta graça, lhes é tirado até mesmo o pouco de entendimento que possam ter.  
A todo aquele que crê em Jesus, que está aberto para acolher a sua proposta, é dado a graça de conhecer o mistério do Reino dos céus! 
A parábola é sempre um convite a reflexão, sem nenhuma imposição, pois Jesus respeita  a liberdade de todas. 

 FIQUE NA PAZ DE JESUS! – Olívia Coutinho

Venha fazer parte do meu grupo de reflexão no Facebook:


Nenhum comentário:

Postar um comentário