Dia 30 de Julho de 2014
Evangelho Mt 13,44-46
Vivemos numa incessante busca, numa busca de algo que nos satisfaça, que responda todos os nossos anseios! Ouvimos falar de um reino, de um reino de justiça, de amor e de paz e sentimos atraídos por ele, afinal, já estamos cansados dos reinos deste mundo que não correspondem aos nossos anseios!
É Jesus quem nos traz a proposta deste Reino de amor e de paz, gostamos de ouvir as suas palavras, mas às vezes, por analisá-las dentro da ótica humano, preferimos ficar às margens, falta-nos coragem para adentrarmos por inteiros neste mistério de amor, cuja a adesão requer comprometimento!
No evangelho de hoje, Jesus nos alerta sobre a importância de priorizarmos os bens eternos!
A vida nova que Deus nos oferece em Jesus, não pode ser sacrificada por nenhum outro valor, pois é nesta vida nova, que se encontra o grande tesouro que é Jesus!
A porta de entrada para esta vida nova, que Jesus chama de reino dos céus, é Ele próprio! Jesus é a porta aberta do reino dos céus, Ele é o caminho que nos conduz à felicidade plena, o tesouro escondido que deseja ser encontrado por todos!
Além do tesouro escondido, Jesus ainda compara o reino dos céus com um comprador que procura pérolas preciosas! Chamando a nossa atenção para a importância de buscarmos o bem maior que carregamos dentro de nós, e que às vezes, não nos damos conta desta preciosidade que carregamos conosco!
A pérola preciosa que tanto procuramos é o presente de Deus, que carregamos embrulhado dentro de nós! Desembrulhar este presente é visualizar o rosto de Jesus no semblante do irmão.
Quem encontra esta pérola preciosa que é Jesus, se realiza, pois não há outro bem maior!
Tanto na parábola do Tesouro escondido, quanto na parábola do comprador de pérolas, podemos perceber, que só encontra o reino dos céus, quem o procura dentro de si mesmo!
O Reino dos Céus, é uma oferta do amor do Pai a toda humanidade! Fazer parte deste Reino, é fazer parte da família de Deus, é usufruir dos bens celestes já aqui na terra, é estar no mundo sem pertencer ao mundo!
Encontrar o Reino dos Céus, não significa encontrar um oásis repousante, pelo contrário, é encontrar uma paz inquietante, uma paz que desinstala, que nos tira do comodismo e nos coloca à serviço do outro.
Encontrar o Reino de Deus é nascer de Novo, é morrer para o pecado, é enxergar o outro com os olhos de Jesus!
Quem encontrou o Reino dos céus, encontrou um Tesouro, encontrou Jesus, e não o troca por nada deste mundo!
Jesus é o tesouro que devemos partilhar com o outro, a pérola preciosa que não pode ficar escondida dentre de nós!
FIQUE NA PAZ DE JESUS! – Olívia Coutinho
Como abrir este embrulho? Muitas vezes olhamos para Jesus mas não sabemos como agir, e algo distante demais, etéreo, vago, menos concreto do que preciso. Sei que o olhar e meu, mas e por isso que a duvida também e minha. Bom dia! Alessandro Viriato.
ResponderExcluir