Dia 28 de Julho de 2014
Evangelho Mt 13, 31-35
O anuncio do Reino dos céus, só encontra resposta no coração de quem se faz pequeno, de quem que se esvazia de si mesmo, para tornar-se dependente de Deus!
O jeito simples de Jesus falar da grandiosidade do Reino dos céus era de fácil compreensão para os pequenos, porém, difícil para os “grandes”que não viviam a realidade do povo simples.
A grandiosidade do reino dos céus se faz através dos pequenos! Foram eles, os primeiros a acolher e a anunciar esta oferta do amor do Pai!
Se observarmos as coisas simples presentes no nosso cotidiano, vamos perceber que elas nos falam de Deus!
Quantos de nós, passamos grande parte da vida, correndo atrás de coisas grandes, não enxergando os valores escondidos nas coisas simples, que passam despercebidas aos nossos olhos!
Quem não observa as coisas simples, tem dificuldades para entender as comparações que Jesus faz do Reino de Deus.
Enquanto ficamos na expectativa de momentos extraordinários para sentir a presença deste Reino, perdemos a oportunidade de vivenciá-lo na simplicidade do nosso dia a dia, no aconchego da família, na vida de comunidade, em todos os lugares onde o amor se faz presente!
O evangelho de hoje, coloca diante dos nossos olhos, uma das mais belas características, próprias do Reino dos céus; Ele é algo que cresce silenciosamente, como uma pequena semente. Jesus compara o Reino dos céus, com uma semente de mostarda, ou seja, uma minúscula semente, que se lançada na terra, germina e torna-se grande!
Não pode existir nada mais dinâmico do que uma pequena semente se desenvolvendo nas profundezas da terra, trazendo vida onde ainda não há vida. Assim, como a força de uma pequena semente, consegue romper a terra e trazer vida, o Reino dos céus cresce silenciosamente no coração de quem acolhe a palavra de Deus e a transforma em vida. Ele é algo que cresce à mediada em que vamos compreendendo a sua dinâmica!
Jesus compara também, o Reino dos céus, com o fermento misturado na massa. Com esta comparação, Ele nos diz que o reino dos céus é construído a partir de pequenas iniciativas, com a doação de cada um de nós! E assim, Ele nos chama a sermos fermento na massa, isto é no mundo fazendo crescer o Reino de Deus no meio em que vivemos!
Quem quiser realmente encontrar o Reino de Deus, deve buscá-lo na simplicidade das pequenas coisas! É nas pequenas coisas que Jesus se manifesta a quem o procura! Ele é a porta aberta do reino dos céus.
FIQUE NA PAZ DE JESUS! – Olívia Coutinho
Dar passos mesmo que pequenos e curtos, não estagnar, a vida e dinâmica nos somos dinâmicos e se fomos criados dinâmicos não devemos estagnar. Deus nos deu a semente como exemplo não para que nos sentisse-mos pequenos diante da arvore mas também para saber que a arvore que da fruto começa pequena na semente. Se preciso caminhar e caminhar na vida " vivo'' começo pelo grão de mostarda. Alessandro Viriato
ResponderExcluir