Dia 29 de Julho de 2014
Evangelho - Jo 11, 19-27
Tudo muda em nós, quando deixamos nos conduzir por Jesus! As nossas tristezas se transformam em alegria, a desesperança em esperança e o desanimo em motivação!
O evangelho que a liturgia de hoje nos apresenta, nos coloca em Betânia, numa visita à Marta e Maria que acabara de sepultar o seu irmão Lázaro.
Jesus não se encontrava em Betânia, quando recebeu a notícia de que Lázaro, seu amigo, se encontrava à beira da morte. E ainda assim, Ele não se apressou em ir até ele, só chegando na casa de Marta e Maria, alguns dias depois da morte de Lázaro.
Marta, ao saber que Jesus estava chegando em sua casa, correu ao seu encontro, na certeza de que receberia do amigo, um balsamo no alivio de sua dor! Num desabafo profundo, Marta deixa as palavras fluírem do seu coração: “Senhor se estivesses aqui o meu irmão não teria morrido.” Mal sabia Marta que Jesus já estava ciente de tudo que acontecera, e que Ele só deixou que aquela morte acontecesse, para que através dela, muitas vidas fossem recuperadas, ou seja, ao ressuscitar Lázaro, muitos passariam a crer Nele e a seguir os seus ensinamentos!
Enquanto Marta busca forças em Jesus, Maria permanece dentro de casa, fechada em seu sofrimento, só indo ao encontro de Jesus, quando Ele mandou chamá-la.
Certamente, todos nós, já passamos por alguma experiência semelhante a de Marta e Maria. Sabemos que não é fácil separar de quem amamos. Quando perdemos um ente querido, parece que o mundo desaba sobre nós, ficamos sem chão, sem rumo, às vezes até vacilamos na fé, questionando Deus. O que não aconteceu com as irmãs de Lázaro, em momento algum, elas questionaram a sua morte. Apesar da dor, mantiveram-se firmes na fé, reconhecendo Jesus como Deus e Senhor: “Sim, Senhor, eu creio firmemente que tu és o Messias, o Filho de Deus, que devia vir ao mundo.” Esta profissão de fé feita por Marta, chama a nossa atenção sobre a importância de nos mantermos firmes na fé, diante a dor da perda de um ente querido.
Quando tudo nos parece perdido, Jesus vem ao nosso encontro, como foi ao encontra de Marta e Maria. Ele não trás de volta a vida terrena dos nossos entes queridos, como trouxe de volta a vida de Lázaro, mas mergulha conosco no oceano mais profundo da nossa dor, para depois nos reerguer e nos recolocar de pé.
“ Eu sou a Ressurreição e a vida” Esta afirmação de Jesus, firma em nós, a mais bela certeza: estar com Jesus é ressuscitar com Ele! Ressuscitar com Jesus, é nos libertar do sofrimento que nos aprisiona nos túmulos escuros de nossa vida, túmulos, que nos impede de enxergarmos a luz de um novo dia!
A ressurreição de Jesus, retira as vendas dos nossos olhos, nos faz enxergar as maravilhas que antes não víamos, por estarmos focados nos nossos sofrimentos.
É no encontro com O Cristo Ressuscitado, que nós também ressuscitamos, saindo do sofrimento, para vivermos as alegrias do recomeço!
FIQUE NA PAZ DE JESUS! – Olívia Coutinho
Obrigado! Olívia,que Deus te abençoe...!
ResponderExcluirNo versículo 24, quando Marta afirma crer na Ressurreição, no último dia. Isso demonstra um ato de fé nos ensinamentos de Jesus ou já havia a crença na ressurreição, mesmo antes de Jesus ter ressuscitado?
ResponderExcluir