Dia 23 de Julho de 2014
Evangelho de Mt 13,1-9
Embora em meio a tantos opositores ao projeto de Deus, a sua palavra ainda encontra ressonância em muitos corações, pois sempre haverá quem a acolhe e se deixa tocar por ela!
A palavra de Deus é fonte de vida, é semente que trás dentro de si, a força do Senhor Jesus, que continua lançando sementes em nossos corações, confiante de que nós saberemos cultivá-la no espírito da fé e da fidelidade a Deus!
A salvação é graça de Deus, que chega até a nós, a partir da semente que fora lançada por Jesus no nosso coração!
O evangelho nos apresenta a parábola do semeador, quando Jesus, dirigindo- se a multidão, fala da importância do acolhimento a palavra de Deus, comparando-a com a semente lançada na terra.
Falando em parábola, ou seja, fazendo comparações com as pequenas coisas presente no cotidiano dos pequenos, Jesus passava a sua mensagem salvífica , ou seja, com pequenas histórias, Jesus revelava aos pequenos os mistérios do Reino e confundia os “grandes,” aqueles, que não queriam enxergá-lo como o Messias.
O texto chama a nossa atenção para a importância de nos tornarmos semeadores do Reino, afinal, há muitas sementes por geminar e poucos semeadores!
O crescimento de um Reino de amor e de justiça, sonhado por Deus, depende da disposição dos semeadores, por isto, um semeador nunca deve se deixar levar pelo pessimismo, pelo desanimo, pois o seu trabalho jamais será em vão, já que muitas sementes cairão em terra boa e certamente produzirão frutos de boa qualidade!
Como agricultores do Senhor, não podemos escolher o local onde lançar a semente, afinal, a nossa missão, é apenas semear! Sejamos como o vento, que apenas espalha as sementes, sem ter o controle sobre elas! Espalhemos pois, a palavra de Deus, sem nos preocupar se ela será ou não acolhida.
Mesmo não tendo a experiência de um agricultor, todos nós sabemos que do plantio à colheita, existe um longo caminho a ser percorrido, tudo acontece através de um processo lento, que requer muita paciência de quem planta. Quem sabe, durante este tempo de espera, a semente que caiu em terras não férteis, pode vencer os obstáculos e alegrar o dono da colheita?
A todo instante Jesus nos convoca a sermos semeadores do reino, e no exercício desta missão, é importante que tenhamos a simplicidade de um agricultor que não almeja ser conhecido, e muito menos ter algum destaque, a sua alegria está unicamente em ver brotar a semente que lançou na terra!
Por mais que acreditamos ter o conhecimento da palavra de Deus, não seremos bons semeadores se não nos aproximarmos de Jesus com humildade, como discípulo que quer aprender com o Mestre!
Cultivar a semente do amor em nossos corações, é colaborar com o plantio do Senhor, com o crescimento do seu Reino!
É do coração de Jesus, que saíram as primeiras sementes, sementes que continuam sendo multiplicadas por aqueles que as acolhe em seus corações.
FIQUE NA PAZ DE JESUS! – Olívia Coutinho
Venha fazer parte do meu grupo de reflexão no Facebook:
Nenhum comentário:
Postar um comentário